Início » Projeto EDUC promove Bazar Verde em Duque de Caxias

Projeto EDUC promove Bazar Verde em Duque de Caxias

Público poderá “comprar” itens por meio da moeda verde EduCoin, que será adquirida mediante a troca por materiais plásticos recicláveis

por Redação

Com o objetivo de sensibilizar crianças, jovens e adultos sobre questões socioambientais, o Projeto EDUC – Fase II, desenvolvido pela ONG Guardiões do Mar em parceria com a Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, irá realizar mais uma edição de seu Bazar Verde, neste dia 07/12, em Duque de CaxiasDesta vez, as atividades ocorrerão na Praça de Campos Elíseos, abertas ao público em geral, a partir das 14h, e na escola Dr. Manoel Reis, para estudantes da unidade.

Durante o Bazar Verde na praça, que tem como tema ‘Informar para prevenir’, o público poderá utilizar a moeda verde do Projeto para “comprar” diversos itens usados tais como roupas, calçados e brinquedos. Para adquirir uma cédula de EDUCoin na “casa de câmbio” montada no evento, será necessário levar dez unidades de materiais plásticos recicláveis, como embalagens de shampoo, garrafa pet, copo de guaraná, entre outros.

A ação pretende apresentar, na prática, conceitos de economia circular, redução de resíduos, reaproveitamento de materiais, conservação de recursos hídricos, comércio justo, entre outros valores que podem tornar o mundo melhor.

O evento também contará com brincadeiras, apresentações artísticas, exposição de animais marinhos in vitro e atividades de cuidados pessoais e beleza, realizadas pela Fundação de Apoio à Escola Técnica, Ciência, Tecnologia, Esporte, Lazer, Cultura e Políticas Sociais de Duque de Caxias (Fundec), como corte de cabelo, designer de sombrancelha e manicure.

Caderneta de poupança ambiental

Na escola Dr. Manoel Reis, os alunos conquistaram o evento por meio do investimento em uma “caderneta de poupança”, onde depositaram tampinhas recicláveis ao longo do último semestre. Para adquirir itens, como livros e brinquedos, eles também deverão levar dez unidades de materiais plásticos recicláveis pra trocar por uma cédula de EDUCoin. Jogos, brincadeiras e exposição de animais in vitro também fazem parte das atividades, que serão realizadas a partir das 10h.

Desta vez, o Bazar Verde escolar conta com a participação do coletivo ambiental mirim do Projeto na organização, além da parceria do Ateliê do Encontro e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Duque de Caxias, que realizarão atividades de educação ambiental junto às crianças.

Educar as crianças para o consumo, para a conservação ambiental e ainda, para que gostem dos livros ainda na infância, é um sonho, que, a partir da contribuição de todos os doadores, nós, enquanto mediadores do conhecimento, podemos ajudar a realizar”, ressalta a coordenadora de Educação Ambiental do Projeto EDUC – fase II, Helensandra Costa.

Serviço:
Bazar Verde na Praça
Data: 07/12/2012
Horário: 14h às 16h
Local: Praça de Campos Elíseos – Duque de Caxias – RJ
Classificação: livre

Projeto EDUC – Fase II

Projeto EDUC – fase II conta com a parceria da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, e visa promover o protagonismo comunitário para a proposição de soluções aos problemas socioambientais identificados, sensibilizando adolescentes, jovens, lideranças, educadores e moradores.

Nesta segunda fase, novas comunidades caxienses estão sendo atendidas. Além de Campos Elíseos, Saraiva, Parque Bom Retiro e Parque Marilândia, incluídas na primeira fase (2018-2020), o Projeto passou a atuar nos bairros de Saracuruna, Xerém, Jardim Primavera e Parque Império. Assim como ocorreu na fase I, está sendo produzido também um diagnóstico junto à população para identificar as principais questões e demandas dos moradores, para que possam ser trabalhadas de forma participativa.

Também estão previstas ações integradas com cursos para lideranças comunitárias, oficinas de artesanato e educação socioambiental, visando preparar as pessoas para o enfrentamento de problemas cotidianos – como o correto descarte de resíduos sólidos pós-consumo e seus potenciais riscos. As ações podem ser acompanhadas nas redes sociais do Projeto: facebook.com/projetoeducoficial e instagram.com/projetoeducoficial.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Share via