Projeto Favela Mundo é finalista do Prêmio Profissionais da Música

O projeto Favela Mundo é um dos finalistas do Prêmio Profissionais da Música, na categoria Escola de Musicalização Infantil, pelo segundo ano consecutivo. Em 2025, a premiação, que é uma das maiores do setor musical do Brasil, acontecerá entre os dias 26 e 28 de junho em Brasília. A iniciativa vai além do reconhecimento de artistas e produtores, é destinada à preservação da criação e produção cultural com foco no universo musical.

Matheus Rebelo, professor de musicalização infantil e membro do corpo docente do projeto há dez anos, comemora e ressalta a expectativa para o grande dia da premiação.

“É muito gratificante ver que o nosso trabalho está sendo reconhecido. O prêmio é a evidência disso. A música é essencial no desenvolvimento da criança, pois desenvolve a cognição e a psicomotricidade sem deixar de lado os aspectos lúdicos, a brincadeira, que são elementos fundamentais do trabalho da ONG Favela Mundo”, acrescenta Matheus Rebelo.

Atualmente, as aulas do projeto Favela Mundo, que oferece atividades culturais para crianças e adolescentes de 7 a 18 anos no contrafluxo do horário escolar, são realizadas em dois pólos: no Espaço de Desenvolvimento Infantil Senhora Perciliana de Alvarenga, na Rua Moisés, s/n, na Cidade de Deus; e no Caju, no Ciep Henfil, na Rua Carlos Seidl, s/n.

[justified_image_grid preset=11]

“As atividades culturais oferecidas pelo projeto Favela Mundo desempenham um papel fundamental no desenvolvimento das crianças e jovens nas comunidades do Rio de Janeiro. Estimulam a criatividade, ampliam o acesso a diferentes formas de conhecimento e ajudam a construir uma identidade mais forte e conectada com a diversidade cultural da cidade”, destaca Marcello Andriotti, um dos idealizadores do projeto, acrescentando que “essas práticas culturais proporcionam um ambiente saudável e enriquecedor, onde os alunos podem aprender valores como o respeito, a colaboração e a convivência comunitária.”

O projeto Favela Mundo, que deu origem à ONG Favela Mundo, teve início em 2010. Desde então, a organização não governamental é a única entidade brasileira chancelada pela ONU como “Modelo de Inclusão Social nas Grandes Cidades”. Suas atividades já beneficiaram mais de 13 mil crianças e jovens, promovendo cidadania e inclusão social através da cultura, em comunidades do Rio de Janeiro. Todas as atividades oferecidas pela ONG são gratuitas.

O projeto Favela Mundo tem patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Rio Brasil Terminal, Lamsa e Magellan IP, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS.

Related posts

Em tempo recorde, Rock in Rio Card esgota em menos de uma hora com ingressos vendidos para todos os Estados do Brasil

Irajá Samba estreia no via Brasil Shopping neste final de semana

Clariá lança a primeira parte de seu álbum – o mini EP ”Uma Parte de Mim”, com os três primeiros singles autorais ’21’, ‘Astral’, e ‘Maresia’