Projeto ‘Lê Pra Mim?’ incentiva a leitura entre crianças de escolas públicas do Rio

Em curtíssima edição do projeto na cidade do Rio de Janeiro, a abertura contará com a participação de Ana Botafogo, Sandra de Sá e Mariana Xavier

por Redação
Projeto ‘Lê Pra Mim?’

Ao completar 15 anos promovendo a leitura por meio de encontros literários, o projeto Lê Pra Mim? volta ao Rio de Janeiro com nomes conhecidos que irão ler para crianças de 4 a 10 anos de escolas públicas da capital, com patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro e da Secretaria Municipal de Cultura, através da lei do ISS, e do Parque Bondinho Pão de Açúcar, uma empresa do Grupo Iter, holding especializada na gestão sustentável de atrativos de turismo, entretenimento e lazer.

A bailarina e atriz Ana Botafogo, a atriz Mariana Xavier, a cantora Sandra de Sá e o gerente de livro e leitura da Secretaria de Cultura do Rio Henrique Dau serão as personalidades que estarão nos encontros literários nos dias 01 e 02 de setembro que acontecerão no Morro da Urca e o Museu de Ciências da Terra.

A iniciativa tem como propósito fomentar o hábito da leitura entre crianças, proporcionando encontros literários em que artistas e outros convidados locais leem livros infantis brasileiros, estimulando o imaginário e o interesse pela literatura desde a infância. A expectativa é beneficiar cerca de 500 alunos.

Alunos do Instituto Benjamin Constant e das escolas municipais EM Minas Gerais e EDI Gabriela Mistral e público espontâneo serão beneficiados com gratuidade e doação de livros.

DINÂMICA DO ‘LÊ PRA MIM?’

A cada encontro, dois livros infantis serão lidos – um por uma personalidade convidada de fora e outro por uma personalidade local. Além da leitura, eles compartilham suas histórias e trajetórias de vida, criando um ambiente inspirador para as crianças. Ao final, cada criança participante receberá um livro infantil para levar para casa, de maneira a incentivar a continuidade do hábito da leitura.

Para tornar a experiência ainda mais acessível, cada sessão contará com um intérprete da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) para tradução simultânea, garantindo a inclusão de crianças com deficiência auditiva. “Além disso, há capacitação em vídeo para professores com técnicas de “Pós-Leitura” e oficinas online para pais e funcionários das escolas, incentivando a prática da leitura dentro e fora da sala de aula”, lembra a idealizadora do projeto, atriz Sônia de Paula.

LEGADO DO PROJETO

O ‘Lê Pra Mim?’ teve início em 2010 e já realizou 46 edições em 24 cidades do Brasil. Ele foi criado pela atriz Sônia de Paula e produzido por Marcelo Aouila, ambos da Associação Cultural Somar Ideias. As salas onde são realizados os encontros literários contam com 100 almofadas em formatos de livros grandes para receber as crianças de 4 a 10 anos.

Ao longo dos anos, o projeto possui mais de 44 mil beneficiados e também já distribuiu 35 mil livros. Durante a pandemia expandiu sua atuação para o ambiente digital, alcançando mais de um milhão de visualizações com leituras online.

Mais de 770 artistas e personalidades reconhecidos nacionalmente participaram das leituras, como Milton Cunha, Carlinhos de Jesus, Fafá de Belém, Juliana Paes, Viviane Araújo, Roberta Miranda, Denise Fraga, Fátima Bernardes, Marília Gabriela, Maitê Proença, Reynaldo Gianecchini, Zezé Polessa, Juli Lemmertz, Laura Cardoso, Marisa Orth, Otávio Mesquita, Susana Vieira e muitos outros.

PARQUE BONDINHO

O Parque Bondinho Pão de Açúcar, uma empresa do Grupo Iter, holding especializada na gestão sustentável de atrativos de turismo, entretenimento e lazer, se consagrou como um dos ícones mais emblemáticos do turismo no Brasil, recebendo mais de 50 milhões de visitantes ao longo de seus 112 anos de história. Pioneiro, o Parque Bondinho Pão de Açúcar® tem um grande compromisso em deixar um legado para a cidade do Rio de Janeiro e transformar o turismo brasileiro, gerando impacto positivo.

SOMAR IDEIAS

Empresa produtora de cultura dos sócios Sônia de Paula e Marcelo Aouila. Realiza há 15 anos o projeto Lê Pra Mim? Produziu 4 peças adultas: Cora e Adélia, A Secretária do Presidente, Os Aposentados, Avós Mulheres e Couves Portuguesas; 9 peças infantis: O Casamento de Dona Baratinha, Uma Professora Muito Maluquinha, O Jardim das Fantasias, O Patinho Feio, Libel e seu Palhacinho, A Cigarra e a Formiga, Rapunzel, A Caixa mágica dos primeiros socorros e Até as Princesas Soltam Pum; 3 shows: As Cantrizes (RJ e SP), As Belas Tardes (SP) e O Canto da Dhu (2024); e gravação do CD No Mundo Encantado da Tabuada.

SERVIÇO:

Projeto LÊ PRA MIM?

  • Dia 01 de setembro às 09h e 14h
  • Local: Morro da Urca – Av. Pasteur, 520 – Urca, Rio de Janeiro – RJ
  • Dia 02 de setembro às 09h e 14h
  • Local: Museu de Ciências da Terra – Av. Pasteur, 404 – 2º Andar – Urca, Rio de Janeiro – RJ
  • Livre para todos os públicos
  • Lotação de 100 lugares
  • Aberto ao público no Morro da Urca

EQUIPE TÉCNICA

  1. Direção de Produção – Marcelo Aouila
  2. Idealização e Produção de Elenco – Sônia de Paula
  3. Produção Executiva – Renato Bavier
  4. Assistentes de produção – Kaio Farias
  5. Fotografias – Yuri Deslandes
  6. Intérprete de Libras – André Luiz Teles
  7. Capacitação de professores em “O pós leitura” – Profª Maria Cecília Aouila
  8. Oficineiro “Como ler para crianças” – Marcelo Aouila
  9. Cenografia e Designer gráfico – Essegaroto Aouila
  10. Confecção de Almofadas – Art&Pano
  11. Assessoria de Imprensa: DOBBSSCARPA – Fabio Dobbs e Guilherme Scarpa
  12. Administração de redes sociais – Jorge Marques
  13. Consultoria Jurídica e Contador – Marcos Rossi
  14. Apoio cultural – AtivPlus, Ortobom e Plenitude Mudanças
  15. Realização – Associação Cultural Somar Ideias
  16. Patrocínio – Prefeitura do Rio de Janeiro, Secretaria de Cultura e Parque Bondinho Pão de Açúcar

NA INTERNET

Blog e projeto: http://lepramim2010.blogspot.com.br

Facebook: @lepramim

X: @lepramim

Instagram: @projetolepramim

Youtube: www.youtube.com/@LEPRAMIM

Você também pode gostar

Compartilhe
Send this to a friend