Uma verdadeira ocupação literária foi realizada nos últimos quatro meses, pelo projeto “Livro de Rua”. Com o objetivo de promover a circulação, difusão e democratização do acesso aos livros e ao conhecimento, foram distribuídos gratuitamente mais de 6 mil exemplares, em 12 comunidades do Rio de Janeiro. Entre os locais, a Rocinha, a Maré, a Mangueira, o Morro dos Macacos e do Alemão.
O idealizador do projeto, o professor e ativista pela leitura, Pedro Gerolimich, celebrou o resultado: “Ao longo desses quatro meses, nossas atividades foram às ruas, incentivando a leitura, promovendo ações culturais como poetas, contadores de histórias e painéis poéticos. Esses seis mil livros, eu tenho certeza que vão transformar a vida de muitas pessoas. Mais livros, menos violência, essa é nossa linha norteadora e vamos continuar sempre ampliando essas atividades”.
O projeto “Livro de Rua” é uma iniciativa do Instituto Ciclos do Brasil e existe desde 2009. O projeto distribui livros em espaços públicos, seguindo o conceito bookcrossing, que consiste em deixar um livro para que outro leitor o encontre. Quem pega um livro pode lê-lo e passá-lo adiante, sem custo algum. Cerca de 100 mil livros já foram libertados nas ações desde o início das atividades. Dessa forma, o projeto contribui para a formação cultural, literária, educativa e para a preservação do meio ambiente, evitando que os livros sejam descartados. Atualmente, o projeto conta com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do RJ, por meio do edital “Literatura Resiste”. Para mais informações, acesse as redes sociais: @pedrodolivro