Projeto Sinta o Som apresenta espetáculo musical

“Entre Rios, Mares e Oceanos” para alunos da rede pública de ensino, na Baixada Fluminense

por Redação
Sinta o Som

Até o mês de outubro de 2025, o espetáculo musical e interativo “Entre Rios, Mares e Oceanos”, fruto das ações do projeto Sinta o Som, será apresentado na rede pública de ensino em 25 municípios do Rio de Janeiro. Na Baixada Fluminense, a peça será encenada para alunos de escolas localizadas em Duque de Caxias, Japeri, Magé, Nova Iguaçu e Paracambi. Com dramaturgia e direção do ator e professor de teatro Reinaldo Dutra, a montagem foi criada durante as oficinas periódicas do Sinta o Som nas mais de 40 escolas públicas parceiras distribuídas pelo Brasil.

O espetáculo “Entre Rios, Mares e Oceanos” é uma jornada sensorial que une música, educação e sustentabilidade em uma experiência imersiva voltada para crianças, jovens e educadores. No palco, um velho pescador ensina a cuidar de águas poluídas. A peça é permeada por canções inspiradas no universo das águas, homenageando grandes nomes da música brasileira como Dorival Caymmi, Lia de Itamaracá e Tom Jobim.

Ao longo de três meses, a Caravana Sinta o Som – “Entre Rios, Mares e Oceanos” percorrerá escolas de várias regiões do Rio de Janeiro: Baixada Fluminense (Duque de Caxias, Japeri, Magé, Nova Iguaçu e Paracambi), Baixada Litorânea (Casimiro de Abreu, Macaé, Rio das Ostras e Silva Jardim), Centro-Sul Fluminense (Mendes, Miguel Pereira, Paty de Alferes, Rio das Flores e Vassouras), Sul Fluminense (Barra Mansa, Barra do Piraí, Piraí, Pinheiral, Resende e Volta Redonda), região metropolitana (Itaboraí, Cachoeiras de Macacu, Guapimirim e Seropédica), além da cidade do Rio de Janeiro.

Idealizado pelo Instituto Brasileiro de Música e Educação (IBME), o projeto Sinta o Som utiliza a arte como ferramenta pedagógica para fortalecer o repertório cultural de alunos das escolas públicas, com idades entre 5 a 12 anos. Entre as atividades, estão música, contação de história, parlendas, jogos teatrais, percussão corporal, além da construção de instrumentos musicais com materiais recicláveis (sacolas e copos de plástico, tampinhas de garrafa, papéis e outros) que são ressignificados durante as aulas.

“O Sinta o Som é sobre criatividade. Damos às crianças espaços para vivenciar, criar e expressar suas emoções e movimentos. Cada música, história e jogo, intencionalmente apresentados aos alunos, têm o objetivo de despertar possibilidades. A ampliação do repertório cultural das crianças é a abertura de janelas para o conhecimento”, afirma Moana Martins, diretora executiva do projeto.

O projeto Sinta o Som tem patrocínio da Nova Transportadora do Sudeste – NTS, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

IBME – O Instituto Brasileiro de Música e Educação (IBME) tem por objetivo promover a transformação social e a integração comunitária por meio da educação, da música e da cultura para estudantes da rede pública de ensino, famílias e comunidades do Estado do Rio de Janeiro. Em mais de uma década de atuação, o projeto já impactou mais de 20 mil pessoas e conta com mais de 200 profissionais envolvidos, além de 70 monitores, oito formações musicais, mais de 300 bolsistas e diversas empresas apoiadoras. Entre os projetos em destaque estão: Geração de Sons, Sinta o Som, Favela Orquestra, Coro Juvenil do Rio de Janeiro e Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca.

IBME – Instituto Brasileiro de Música e Educação

https://ibme.org.br/

https://www.instagram.com/ibmerj/

https://www.youtube.com/ibmerj

http://facebook.com/ibmerj

https://sintaosom.org.br

https://www.instagram.com/projetosintaosom/

https://www.youtube.com/sintaosomoficial

Você também pode gostar

Compartilhe
Send this to a friend