Projeto Sinta o Som apresenta espetáculo musical

Sinta o Som - Foto: Rafael Ribeiro

Até o mês de outubro de 2025, o espetáculo musical e interativo “Entre Rios, Mares e Oceanos”, fruto das ações do projeto Sinta o Som, será apresentado na rede pública de ensino em 25 municípios do Rio de Janeiro. Na Baixada Fluminense, a peça será encenada para alunos de escolas localizadas em Duque de Caxias, Japeri, Magé, Nova Iguaçu e Paracambi. Com dramaturgia e direção do ator e professor de teatro Reinaldo Dutra, a montagem foi criada durante as oficinas periódicas do Sinta o Som nas mais de 40 escolas públicas parceiras distribuídas pelo Brasil.

O espetáculo “Entre Rios, Mares e Oceanos” é uma jornada sensorial que une música, educação e sustentabilidade em uma experiência imersiva voltada para crianças, jovens e educadores. No palco, um velho pescador ensina a cuidar de águas poluídas. A peça é permeada por canções inspiradas no universo das águas, homenageando grandes nomes da música brasileira como Dorival Caymmi, Lia de Itamaracá e Tom Jobim.

Ao longo de três meses, a Caravana Sinta o Som – “Entre Rios, Mares e Oceanos” percorrerá escolas de várias regiões do Rio de Janeiro: Baixada Fluminense (Duque de Caxias, Japeri, Magé, Nova Iguaçu e Paracambi), Baixada Litorânea (Casimiro de Abreu, Macaé, Rio das Ostras e Silva Jardim), Centro-Sul Fluminense (Mendes, Miguel Pereira, Paty de Alferes, Rio das Flores e Vassouras), Sul Fluminense (Barra Mansa, Barra do Piraí, Piraí, Pinheiral, Resende e Volta Redonda), região metropolitana (Itaboraí, Cachoeiras de Macacu, Guapimirim e Seropédica), além da cidade do Rio de Janeiro.

Idealizado pelo Instituto Brasileiro de Música e Educação (IBME), o projeto Sinta o Som utiliza a arte como ferramenta pedagógica para fortalecer o repertório cultural de alunos das escolas públicas, com idades entre 5 a 12 anos. Entre as atividades, estão música, contação de história, parlendas, jogos teatrais, percussão corporal, além da construção de instrumentos musicais com materiais recicláveis (sacolas e copos de plástico, tampinhas de garrafa, papéis e outros) que são ressignificados durante as aulas.

“O Sinta o Som é sobre criatividade. Damos às crianças espaços para vivenciar, criar e expressar suas emoções e movimentos. Cada música, história e jogo, intencionalmente apresentados aos alunos, têm o objetivo de despertar possibilidades. A ampliação do repertório cultural das crianças é a abertura de janelas para o conhecimento”, afirma Moana Martins, diretora executiva do projeto.

O projeto Sinta o Som tem patrocínio da Nova Transportadora do Sudeste – NTS, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

IBME – O Instituto Brasileiro de Música e Educação (IBME) tem por objetivo promover a transformação social e a integração comunitária por meio da educação, da música e da cultura para estudantes da rede pública de ensino, famílias e comunidades do Estado do Rio de Janeiro. Em mais de uma década de atuação, o projeto já impactou mais de 20 mil pessoas e conta com mais de 200 profissionais envolvidos, além de 70 monitores, oito formações musicais, mais de 300 bolsistas e diversas empresas apoiadoras. Entre os projetos em destaque estão: Geração de Sons, Sinta o Som, Favela Orquestra, Coro Juvenil do Rio de Janeiro e Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca.

IBME – Instituto Brasileiro de Música e Educação

https://ibme.org.br/

https://www.instagram.com/ibmerj/

https://www.youtube.com/ibmerj

http://facebook.com/ibmerj

https://sintaosom.org.br

https://www.instagram.com/projetosintaosom/

https://www.youtube.com/sintaosomoficial

Related posts

Criolo comemora 50 anos com show especial no Circo Voador

Vivências Musicais celebra encerramento da 6ª edição do projeto com concerto “O show tem que continuar”

Shopping Pátio Alcântara recebe show da banda Dona Velha em noite de Happy Hour com muito Rock Nacional