Bienal do Livro Rio

Público lota Bienal do Livro Rio no feriado da Independência

por Redação

Comemorando seus 40 anos, a Bienal do Livro Rio – agora patrimônio cultural, viveu mais um dia de intensa movimentação neste feriado da Independência, 7 de setembro. Hoje, circularam pelos pavilhões do Riocentro, nomes como Miriam Leitão, Ailton Krenak, Carla Madeira, Bia Bedran, Valter Hugo Mãe e Augusto Cury. Fácil encontrar famílias inteiras com mala a tiracolo aproveitando para as compras, ou carregado de botons e brindes das editoras – ou até pelos jardins, aproveitando momentos de leitura, entre uma ida e outra a algum estande.

Além da mala abarrotada de livros, a professora Beatriz Santos Silva ainda carregava uma sacola plástica e uma mochila. Ela chegou numa van junto com a mãe, a irmã, a tia e duas amigas – todas com malas – vindas de Teresópolis, na Região Serrana. Com tempo cronometrado para a volta, às 17h, elas não perderam tempo nas compras e voltaram para casa disputando espaço no carro com as malas abarrotadas. “Como cada uma de nós tem uma preferência, nem dá para a gente trocar os livros depois. Eu gosto de biografias, minha irmã de fantasia e minha mãe de romances”, contou Beatriz.

Já as amigas Lara e Louise chegaram ao Riocentro às 9h para garantir uma senha – que só foi distribuída às 16h – para autógrafo da autora preferida, Elayne Baeta, de ‘O amor não é óbvio’. “Queríamos muito conhecê-la e ter nossos livros autografados, então valeu o tempo de espera”, disseram. Na Bienal das Narrativas, Baeta participou da sessão “Clichê sim, com orgulho”, no Palavra-Chave.

Rei e rainhas dos botons – Trabalhando pela primeira vez no maior festival de literatura, cultura e entretenimento do país, Erick estava com 4 bottons no crachá da Companhia das Letras, que vai levar para sua coleção. “Eu sou um cara que gosta dos adereços, e como é um evento bem alegre, aproveito. Mas as pessoas olham e sempre querem. Tenho mais de 100 em casa”, revela o moço.

Amanda e a filha saíram da Intrínseca felizes, com dois botons, cada uma. Elas estavam à caça do adereço – perguntando em todos os estandes. “Muitos, a gente compra, muitos a gente ganha, mas tem que perguntar, porque nessa a gente acaba ganhando brinde e levando para casa uma lembrança muito especial da Bienal do Livro”, contou.

Onde comer na Bienal: diversidade de preço para todos os gostos

De hambúrgueres artesanais, a sanduíches de costela, passando pelas massas ou pelo churrasco com pão de alho, e ainda comida árabe ou japonesa, sem esquecer de opções veganas ou vegetarianas, este ano, a Bienal do Livro Rio os jardins do Riocentro estão com mais de 100 opções de alimentação, incluindo restaurantes como: HNT, Billy The Grill, TT Burger, Di Blasi, Porto do Sabor, Oakberry, Cafeteria 3 Corações, O Burguês, BOB´S, Lemax Burger, Rei do Mate e Ravi’s.

A expectativa é de que aproximadamente 600 mil pessoas circulem nos dez dias de festival – que acaba neste domingo, 10 de setembro, e conta com tradução em libras, transmissão simultânea online e nos telões nos jardins do Riocentro.

Confira os destaques desta sexta-feira, 8 de setembro

10h – Infantil – MESA DO AUTOR – MARCOS CAJÉ

11h – Palavra-Chave – COM OUTROS OLHOS, com Thalita Rebouças

11h – Infantil – PALCO ANIMADO – LONA NA LUA APRESENTA DOM QUIXOTE

12h – Café Literário – NA RUA A GENTE SE ENCONTRA

12h – Infantil – MESA DO AUTOR – STELLA MARIS REZENDE

13h – Palavra-Chave – FANFICS: DA INSPIRAÇÃO À PUBLICAÇÃO

13h – Infantil – PALCO ANIMADO – LONA NA LUA APRESENTA DOM QUIXOTE

14h – Infantil – MESA DO AUTOR – KIUSAM DE OLIVEIRA

14h – Café Literário – RÁDIO NOVELO E A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS

14h – Estação Plural – CONVERSA COM DEIVE LEONARDO

15h – Palavra-Chave – NAS ESTRELAS E NAS CARTAS

15h – Infantil – PALCO ANIMADO – LONA NA LUA APRESENTA DOM QUIXOTE

16h – Café Literário – QUEM TEM MEDO DE VOCÊ, IA?

16h – Infantil – MESA DO AUTOR – ANDREA TAUBMAN

17h – Infantil – PALCO ANIMADO – LONA NA LUA APRESENTA DOM QUIXOTE

17h – Palavra-Chave – PLAY9 EM: COMO ESCOLHEMOS CONTAR HISTÓRIAS?

18h – Café Literário – SEXTOU COM SIMAS

19h – Palavra-Chave – CONVERSA ENTRE GERAÇÕES

Serviço | Bienal 2023

Até dia 10 de setembro

Ingressos à venda pelo site https://www.eventim.com.br/artist/bienal-do-livro-rio/?affiliate=2LI#calendar-start=2023-09 e nas bilheterias do Riocentro

Preço: R$ 39,90 (R$ 19,90 meia entrada conforme legislação)

Funcionamento:

Quarta (dia 6) – das 9 às 21h

Quinta e sexta (dias 7 e 8) – das 9 às 22h

Sábado e domingo (dias 9 e 10) – das 10h às 22h

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via