Uma semana na Patagônia chilena com direito a muito conforto, culinária refinada e orgânica (conceito farm to table), natureza exuberante e em companhia, pela segunda vez, da cantora Mônica Salmaso. Esta é a proposta da quarta edição do projeto Sessões do Fim do Mundo, que irá ocorrer entre 25/4 e 2/5. Idealizada pela Auroraeco, operadora de luxo pioneira em viagens de aventura e culturais por toda a América Latina há 25 anos, a expedição tem por proposta unir natureza e arte e atender a um público que deseja cada vez mais alinhar sentido às suas experiências de viagem.
Com o nome de “Outono com Mônica Salmaso”, a expedição brindará os participantes com o espetáculo das cores patagônicas em uma das estações mais bonitas do ano nessa região da América do Sul e com a música brasileira de excelência ecoando pelos vales locais tendo à frente a intérprete convidada, que estará acompanhada por Teco Cardoso (flauta e saxofone), Paulo Aragão (violão e arranjos) e Lulinha Alencar no acordeon. Juntos, eles farão três apresentações durante a viagem. São concertos intimistas que revisitam um repertório clássico da música popular brasileira.
Aerea PATA Lodge
Iniciado em dezembro de 2023 justamente com Mônica Salmaso, este projeto de viagem cultural – cujo título faz referência à região chamada de “Fim do Mundo”, localizada no extremo sul do continente americano e nas divisas entre as Patagônias argentina e chilena – ocorre em parceria com o PATA Lodge, uma vila sustentável e lodge localizados em uma fazenda orgânica às margens do Rio Futaleufu, um dos melhores do mundo para praticar rafting, caiaque e fly fishing. O local ainda conta com trilhas perfeitas para os amantes de trekking e mountain bike e acolhe um público de apenas 20 pessoas – crianças são bem-vindas – e com intensa programação entre 25/4 e 2/5 de 2025.
Sobre essa segunda participação da cantora na expedição, o CEO da Auroraeco, Guilherme Padilha, diz: “A Mônica é um encanto pessoalmente e musicalmente. Ela já tinha participado do projeto Navegar é Preciso e gostou muito da experiência. Nesse sentido, foi mais fácil convencê-la a participar de outra imersão, só que desta vez na Patagônia. Esta segunda edição do Sessões com ela foi uma ideia dela própria, que sugeriu voltar no outono patagônico, que oferece uma atmosfera totalmente diferente, especialmente pela explosão de cores da folhagem nessa época. Vivenciar dias de música e natureza na Patagônia em companhia de Mônica, Teco, Paulo Aragão e do Lulinha Alencar é um carinho na alma”.
PATA Lodge
Em relação a este retorno à Patagônia chilena com a expedição Sessões do Fim do Mundo, Mônica afirma: “Trata-se de uma vivência única de imersão em um lugar estonteante. Um período em que a gente convive, conversa e faz música e amigos em dias inesquecíveis”.
Para reservas e conferir a programação diária, acesse: https://www.
Auroraeco
Fundada em São Paulo, em 1999, pelo empresário Guilherme Padilha, a Auroraeco é uma operadora de luxo pioneira em viagens de aventura por toda a América Latina, desenvolvendo expedições e roteiros imersivos que destacam a cultura e a biodiversidade de cada país. A partir de um conceito de proposta simples, “carpe diem et fugere urbem” (do latim, aproveite o dia e fuja da cidade), a Auroraeco opera experiências únicas no Brasil e na América Latina, com destaque para os roteiros na Amazônia (navegação e glamping), Lençóis Maranhenses, Deserto do Atacama (Chile), Patagônia (chilena e argentina), Vale Sagrado (Peru). Na Europa, a Auroraeco oferece experiências memoráveis como tours de bike na França e Itália, jornadas fotográficas, roteiros gastronômicos, passeios de barcos, hospedagem em lodges de aventura e viagens focadas em ski, snowboard e wellness. Saiba mais: www.auroraeco.com.br/
Monica Salmaso
Mônica Salmaso
A paulistana Mônica Salmaso começou sua carreira em 1989, na peça “O Concílio do Amor”, dirigida pelo premiado diretor Gabriel Villela. É conhecida pelo ecletismo do seu repertório, que abrange um amplo espectro da música brasileira, pela sofisticação de seus arranjos e pelo resgate de composições pouco visitadas. Em 1995, gravou o CD “Afro-sambas”, um duo de voz e violão arranjado e produzido pelo violonista Paulo Bellinati, contendo afro-sambas compostos por Baden Powell e Vinícius de Moraes. No ano seguinte gravou com Bellinati a faixa “Felicidade”, de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, no CD Songbook “Tom Jobim”, pela Lumiar. Foi indicada ao Prêmio Sharp – 1997 como Revelação na categoria MPB. Em 1998 lançou, pelo selo Pau Brasil, seu segundo CD, “Trampolim”, com produção de Rodolfo Stroeter e participações de Naná Vasconcelos, Toninho Ferragutti e Bellinati, entre outros. Em 1999 venceu o Segundo Prêmio Visa MPB – Edição Vocal pelo júri e por aclamação popular. No mesmo ano gravou pela Eldorado seu terceiro CD, “Voadeira”, também produzido por Stroeter e com participação de Marcos Suzano, Benjamin Taubkin, Toninho Ferragutti, Bellinati e Nailor “Proveta” Azevedo. Ainda em 1999 ganhou o prestigioso Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) e o CD “Voadeira” foi considerado pela crítica como um dos dez melhores lançamentos do ano. Em 2000 foi finalista do Festival da Música Brasileira, realizado pela TV Globo, interpretando a canção “Estrela da Manhã”, de Beto Furquim.
PATA Lodge
Localizado às margens do rio Futaleufú, na Patagônia Chilena, o PATA Lodge foi criado pelo documentarista Henry Daniel. Com atmosfera rústica e acomodações excepcionalmente confortáveis, as seis cabanas do lodge possuem características únicas, com arquitetura e layout distintos, construídas com materiais e habilidades locais, em prol do desenvolvimento sustentável da região. O PATA cria formas de vida sustentáveis em um modelo econômico baseado nos seguintes pilares: Regeneração dos Ecossistemas, Imobiliário, Alojamento, Arquitetura e Estética, Agricultura Orgânica, Comunidade Local e Educação. Saiba mais em www.pata.cl/
SERVIÇO
Sessões do Fim do Mundo – com Mônica Salmaso
25/4 a 2/5 de 2025
PATA Lodge
Futaleufu, Los Lagos, Chile