InícioGeralQueeRIOca 

Postagens relacionadas

QueeRIOca 

A semana na QueeRIOca traz novidades com destaque para o show beneficente Cantar o Sul, da Banda Catarina, com participação de artistas gaúchos. A programação inclui também a estreia do Sarau Pulsa, em parceria com a Livraria Pulsa, e café da manhã e roda de conversa com o Mães pela Diversidade.

DESTAQUES de uma programação diversa com show, teatro, cinema, roda de conversa com o Mães pela Diversidade e forró pela diversidade! 

Seguindo a vocação para a pluralidade e a valorização da comunidade LGBTQIAPN+, a semana da QueeRIOca apresenta diversas atrações entre quarta e domingo, incluindo música, artes visuais, teatro, cinema e programação infantil.

Entre os destaques, estão o show CANTAR O SUL, com verba revertida para ONGs de suporte ao Rio Grande do Sul, entre elas  a  #AJUDATRANSRS. O roteiro do show foi criado pela cantora e atriz gaúcha Catarina Saibro, incluindo clássicos do rock e da MPB gaúchos, além da canção “Cuia”, composição inédita de Breno Góes feita no calor dos trágicos acontecimentos recentes. O show conta com participações especiais de artistas  também gaúchos.

A semana traz também outras novidades. Na quarta, acontece a estreia do Sarau Pulsa. A primeira edição conta com uma roda de leitura de poemas eróticos, com as poetas Aline Alli, Ana Brito, Ana Ladeira e Daniela Wainer. E o melhor de tudo, o microfone ficará aberto para o público. Quinta é dia do Cineclube Queer, que exibe uma pequena mostra de curtas-metragens com as produções Ficção Suburbana (dir. Rossandra Leone), gloRIOsas (dir. Arthur Carmo), Vó, a Senhora é Lésbica? (dir. Bruna Fonseca e Larissa Lima) e Time de Aquiles (dir. Arthur Carmo).

No sábado, a manhã é destinada às crianças com Café da Manhã e Roda de Conversa com o Mães pela Diversidade. A Associação Mães pela Diversidade é uma organização não-governamental nacional que reúne mães e pais de crianças, adolescentes e adultos LGBTQIA+. O coletivo atua no acolhimento de mães e pais, na sensibilização de agentes de saúde, de educação, do judiciário e do legislativo, e na divulgação de informações que tentam transformar a sociedade em um ambiente mais respeitoso para nossos filhos/filhas/filhes.

Centro de referência de arte e cultura LGBTQIAPN+ recém-inaugurado no Centro do Rio de Janeiro, a QueeRIOca conta com uma curadoria residente multidisciplinar, que organiza as atrações fixas e flexíveis, gratuitas e pagas. Os parceiros que formam esse grupo são o artista plástico Daniel Toledo, o grupo Teatro do Afeto, a Livraria Pulsa, focada em destacar a autoria de obras LGBTQIAPN+, o produtor e diretor de cinema Gabriel Bortolini, e as DJs Tata Ogan e Marta Supernova. 

A QueeRIOca faz parte do projeto de revitalização da região promovido pela Prefeitura do Rio de Janeiro a partir do edital Reviver Cultural, que busca viabilizar novos empreendimentos no Centro da cidade. A iniciativa tem apoio da Junta Arquitetura, da AbraCasa, e da cervejaria Heineken.

Programação da Semana Queerioca 

de quarta a sábado I 22 a 25 de maio

 

22/05 I quarta-feira I 19h [SARAU PULSA – QUINZENAL]  

Sujeito à lotação I Gratuito

A livraria Pulsa, primeira livraria brasileira dedicada exclusivamente a autorias e narrativas LGBTQIAPN+ e sediada na Queerioca, promove o Sarau Pulsa. A primeira edição conta com uma roda de leitura de poemas eróticos, com as poetas Aline Alli, Ana Brito, Ana Ladeira e Daniela Wainer. Para as próximas edições, já estão confirmados as poetas Tatiana Pequeno, Ana Luiza Rigueto, Orquídea Garcia e Victor Lampert. O sarau será quinzenal, com microfone aberto.

23/05 I quinta-feira I 19h [Cineclube Queer]
Sessão de Curtas

Gratuito I capacidade: 50 pessoas

– Ficção Suburbana (dir. Rossandra Leone)

– gloRIOsas (dir. Arthur Carmo)

– Vó, a Senhora é Lésbica? (dir. Bruna Fonseca e Larissa Lima)

– Time de Aquiles (dir. Arthur Carmo)

23/05 I quinta-feira I 20h30 [Música] I 

Show da banda Futura, com Nayara Danielly e Angelic | Gratuito 

FUTURA nasce do encontro de duas artistas travestys no Rio de Janeiro. Nayara Danielly, multi-instrumentista, arranjadora e produtora musical carioca e Angeliq Farnocchia, cantora e pianista paulista. As duas apresentam um espetáculo ímpar, que impressiona e emociona à todes. Ao ver os teclados, violão, contrabaixo, percussões, saxofone e flauta transversal sobre o palco, o público já se dá conta da sofisticação sonora antes mesmo da primeira nota. No repertório, composições autorais que abordam temas relacionados à realidade da dupla, como a transição de gênero, as dificuldades de acesso das mulheres trans ao mercado de trabalho e a uma vida digna, a violência contra a mulher, histórias de amor, de luta e sobrevivência, e intimidades que ambas revelam como representantes da comunidade LGBTQIAP+. O show também inclui canções de artistas consagradas. FUTURA evoca as sensibilidades de ser e existir em corpos apagados pela sociedade. FUTURA é a potência do futuro em formas femininas: é sobre a construção de possibilidades, a criação de pontes afetivas, a conexão de pessoas e lugares através da arte dos sons, e principalmente, é sobre a coragem de ser você mesma, brilhar e ser luz.

 24/05 e 25/05 I sexta-feira e sábado I 19h30 [Teatro: Todos os Homens do Mundo] I TODAS AS SEXTAS E SÁBADOS DE MAIO (24 ,25 e 31) I Valor R$ 40,00 (pix ou cartão de débito) I capacidade: 50 pessoas

Em uma espécie de Tik Tok adulto, Cristina Flores dubla as vozes de Mariana Lima, Camila Pitanga, Titane, Maria de Medeiros, Barbara Santos, Ishtar Yazin, Laura Castro e Bianca Ramoneda. “Todos os Homens do MUndo” é uma ficção científica feminista distópica, que se passa em 2228, quando todos os homens cis morreram.

Ficha Técnica:

  • Dramaturgia, atuação e direção: Cristina Flores.
  • Vozes de Mariana Lima, Camila Pitanga, Titane,Maria de Medeiros, Bárbara Santos, Ishtar Yasin, Laura Castro e Bianca Ramoneda.
  • Trilha Sonora: Raif Emerich
  • Figurino: Ticiana Passos
  • Luz: Bruno Primo de Melo
  • Video: João Marcelo Iglesias
  • Produção: Kellys Kelfis

25/05 I sexta-feira I 20h30 [CANTAR O SUL – SHOW BENEFICENTE COM VERBA REVERTIDA PARA A ONGS DE SUPORTE À TRAGÉDIA NO RIO GRANDE DO SUL, ENTRE ELAS A  #AJUDATRANSRS]
Com Catarina Saibro (voz), Breno Góes (violão) e Pedro Leal David (baixo), Antônio Ziviani (teclas) e Felipe Ridolfi (programações) I Colaboração voluntária a partir de R$ 10,00

O show Cantar o Sul é uma iniciativa da cantora e atriz gaúcha Catarina Saibro a partir de um convite da Queerioca. Nas últimas semanas, com notícias angustiantes da tragédia no Rio Grande do Sul, Catarina convocou sua banda para idealizar uma apresentação. A proposta é prestar homenagem às vítimas da enchente, ao povo gaúcho e angariar fundos e donativos para o Estado. Atualmente, finalizando a gravação de um conjunto de canções inéditas, a Banda da Catarina deu tempo para olhar com atenção para um repertório que fale do Rio Grande do Sul, para o Rio Grande do Sul e para todos que se solidarizam com os gaúchos neste momento. No repertório, estarão versões prévias de canções autorais, clássicos do rock e da MPB gaúchos, além da canção “Cuia”, composição inédita de Breno Góes feita no calor dos trágicos acontecimentos recentes. O show conta com participações especiais de artistas  também gaúchos, em destaque, Flávio Bauraqui, José Karini e Nara Parolini.

Banda da Catarina é formada por Breno Góes, Pedro Leal David, Antônio Ziviani e Felipe Ridolfi. Uma história que começou na  montagem do espetáculo teatral Cabaré Foguete, de Ivan Sugaharra e Gustavo Damasceno, em 2014. Depois do espetáculo, a ligação entre os músicos foi tão grande que se seguiu uma fase de shows e experimentações. Dez depois, a banda está de volta para lançar suas primeiras canções autorais. 

25/05 I sábado I 11h [Queer mirim: Café da Manhã e Roda de Conversa com o Mães pela Diversidade]  SEMPRE AOS SÁBADOS PELA MANHÃ

Sujeito à lotação I Gratuito

A Associação Mães pela Diversidade é uma organização não-governamental nacional que reúne mães e pais de crianças, adolescentes e adultos LGBTQIA+. No Rio de Janeiro, o coletivo atua no acolhimento de mães e pais, na sensibilização de agentes de saúde, de educação, do judiciário e do legislativo, e na divulgação de informações e depoimentos que tentam transformar a sociedade em um ambiente mais respeitoso para nossos filhos/filhas/filhes.

25/05 I sábado I 14h [Música] 

Forró da Eliza Rosa | Gratuito 

Eliza Rosa é multiartista, cineasta, compositora, e constrói espaços seguros para mulheres e pessoas LGBTQIA+ através da música. O forró da Eliza Rosa é um projeto de música  com orgulho, representatividade e força feminina. O repertório passa por diversos clássicos do gênero, tocado por uma banda completamente feminina.

25/05 I sábado I 20h30 [show: A Voz de Uma Pessoa Vitoriosa]
Show de Jazz e MPB com Laura Castro (voz), Nayara Danielly (arranjos, piano e flauta) e Sandra Nisseli (baixo) I Gratuito

Um grito de vitória, depois de quatro anos mergulhados em um governo facista, reunindo musicistas mulheres, pretas e/ou LGBT+. Laura Castro, mulher lésbica, compositora, cantora e interprete, Sandra Nisseli, contrabaixista e compositora e Nayara Danielly, arranjadora e compositora, nos sopros. O trio de mulheres vai levar ao palco músicas autorais e interpretações de pérolas da MPB como a canção que dá título ao show, de Caetano Veloso. As apresentações vão também misturar textos e poesias a exemplo do show “Primavera das Mulheres: Um Show Manifesto”, de 2016, dirigido por Laura Castro, pelo qual ela recebeu indicação ao Prêmio Mulher Cidadã da Câmara dos Deputados com o apoio do então deputado Jean Wyllys.

27/04 a 30/06 | mostra permanente [Exposição DiferEntre] 

Gratuito

Mostra coletiva com obras de 32 artistas contemporâneos cariocas ou residentes no Rio. Fotografias, pinturas, esculturas e instalações de nomes como André de Castro, Dyó Rastros de Diógenes, Gabriela Marinho, Juca, Marcela Cantuária, Marcos Chaves, Matheus Rocha Pitta, Monica Ramalho, OPAVIVARÁ, entre outros, sob curadoria de Dany Toledo. 

Serviço:

QueeRIOca: Travessa do Comércio, n.16 (Arco do Teles), Centro, Rio de Janeiro

Capacidade: 200 lugares

Horário de funcionamento:  

Quarta a sexta: das 16h à meia-noite

Sábado: das 11h à meia-noite

E-mail para contato:  queerioca@queerioca.com

Instagram: @queerioca

Site: www.queerioca.com

Últimas postagens

Compartilhe
Send this to a friend