Raccord Produções: 30 anos de projetos audiovisuais

Um currículo com mais de 20 filmes, entre longas, curtas e séries, e cinco mil minutos de conteúdo para televisão, a Raccord Produções completa 30 anos de fundação reunindo presença em grandes festivais e premiações da cena nacional de cinema, streamings e TV. Comandada por Clélia Bessa, Rosane Svartman e Marcos Pieri, a Raccord tem se dedicado às novas plataformas, reforçando suas parcerias com o Canal Curta!, Canal Brasil, Globo Filmes, Gloob, Disney, Downtown Filmes, Paris Filmes, O2 Play, Elo Studios, entre outros.

Premiações

Após circular o mundo com o filme ‘Madalena’, dirigido por Madiano Marcheti, e marcar presença em Gramado com ‘Álbum em Família’, dirigido por Daniel Belmonte, recentemente “Pluft, O Fantasminha”, a produção infantil de maior orçamento da história do Brasil, recebeu o prêmio “Melhor Longa Infantil” e “Melhor Efeito Visual”, pela Academia Brasileira de Cinema, no 22° Grande Prêmio de Cinema Brasileiro. O filme produzido por Clélia e dirigido por Rosane Svartman, autora indicada ao Emmy Internacional e diretora que se destaca como um dos maiores nomes da dramaturgia contemporânea, levou a magia do teatro para o cinema com efeito fantasmagórico gravado debaixo d’água e 3D.

Projetos em andamento, entre outros

Destinada a honrar as matrizes da diáspora africana, a Raccord está produzindo a primeira série infantil animada com vozes da multiartista brasileira Elisa Lucinda. “A Casa de Vovó Tatá”, escrita por Estevão Ribeiro, dirigida por Pedro Poscidonio e com trilha sonora assinada por Edu Krieger, é uma coprodução com o Gloob voltada para o público da primeira infância com vozes pretas.

Dirigido por Rosane Svartman, a Raccord também está produzindo “Estou com Câncer, e Daí?”. O longa de ficção reúne em seu elenco Suzana Pires, Marieta Severo, Nathalia Costa e Fabiana Karla para narrar com humor as etapas do tratamento da doença que mais mata mulheres no mundo: o câncer de mama. Com sensibilidade, o filme carrega muita emoção ao dialogar sobre o tema de modo universal.

Lançamentos 2023

“ON OFF”, de Lírio Ferreira

O próximo lançamento do ano é “ON OFF”, uma livre adaptação da obra “Uma Simples Formalidade” de Giuseppe Tornatore, dirigido pelo cineasta pernambucano Lírio Ferreira. O longa-metragem gravado em um único plano foi selecionado para o Première Brasil, no maior festival de cinema da América Latina, o Festival do Rio 2023, que acontece em outubro. Na sequência, o filme será exibido na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

“Cedo Demais”, de José Lavigne (2020)

Com estreia prevista para o fim deste ano, “Cedo Demais”, o longa dirigido por José Lavigne, responsável por conceber verdadeiros clássicos da televisão, como Casseta & Planeta e TV Pirata, traz uma trama leve e divertida. A comédia romântica com Yuri Marçal, Thati Lopes, Victor Thiré, Gabriel Godoy e Kayki Brito no elenco conta a história de dois amigos que tentam conquistar a viúva de seu melhor amigo. Durante as gravações, o set contou até com animais silvestres digitalizados.

Lançamentos 2024

 “O nascimento de H. Teixeira”, de Roberta Canuto

Olhares voltados para o feminino, nasce o documentário “O nascimento de H. Teixeira”, dirigido pela cineasta Roberta Canuto, com produção de Clélia Bessa, em parceria com o Canal Curta!. A produção com lançamento previsto para 2024 conta a histórias de uma das maiores pensadoras do feminismo brasileiro, Helô Teixeira. Aos 83 anos, dona da sua própria história, traz o aposento do sobrenome “Buarque de Hollanda”, quando tomou posse na Academia Brasileira de Letras, com raízes de sua vida e obra.

“Canecão, Tantas Emoções”, de Bruno Levinson

Dirigido pelo jornalista Bruno Levinson, “Canecão, Tantas Emoções”  conta a história do point carioca que marcou a música brasileira. Através de depoimentos inéditos, as gravações foram feitas nas ruínas da casa de espetáculos com empresários, artistas, jornalistas, funcionários do local e ícones dos anos 80.

Longas em destaque

“Como Ser Solteiro no Rio de Janeiro”, de Rosane Svartman (1998)

Dirigido por Rosane Svartman, “Como Ser Solteiro no Rio de Janeiro” é uma comédia brasileira com lançamento internacional nos Estados Unidos e Portugal.

“Separações”, de Domingos de Oliveira (2002)

Com indicações de ‘Melhor Filme’ e ‘Melhor Roteiro Original’ no Grande Prêmio de Cinema Brasileiro, “Separações”, de Domingos de Oliveira,

“Mais Uma Vez Amor”, de Rosane Svartman (2005)

Estrelado por Juliana Paes e Bruna Marquezine, “Mais Uma Vez Amor” é uma comédia romântica com direção de Rosane Svartman e roteiro de Carlos Lombardi, o filme também foi indicado e ganhou o prêmio ‘Melhor Atriz’ e ‘Melhor Atriz Coadjuvante’ no Festival de Gramado.

“Cafuné”, de Bruno Viana (2006)

Primeiro filme brasileiro a ser lançado simultaneamente nos cinemas e na internet e a ter dois finais diferentes distribuídas, “Cafuné”, foi também a estreia do diretor Bruno Viana.

“Desenrola”, de Rosane Svartman (2011)

Com estreia do elenco em longa-metragens, “Desenrola”, dirigido por Rosane Svartman, vem com a proposta de interatividade com o público, o qual participou em todas as etapas de produção do filme, de atores, figurantes a estagiários de direção selecionados mediante promoções realizadas na internet.

“Os maias”, de João Botelho (2014)

Situado em Lisboa no fim do século 19, o filme “Os Maias”, de João Botelho, é protagonizada por Graciano Dias e Maria Flor. A produção estreou nos cinemas portugueses e no Festival do Rio em 2014.

Álbum em Família”, de Daniel Belmonte (2020)

O filme de Daniel Belmonte foi realizado 100% de forma remota durante o ápice da pandemia, em 2020. O longa traz uma adaptação da peça Álbum de Família, de Nelson Rodrigues, e discute a experiência coletiva de sobreviver e se redescobrir durante uma pandemia mundial.

Documentário em destaque

 “Cartola: Música para os Olhos”, de Lírio Ferreira e Hilton Lacerda (2007)

Através da linguagem documental, “Cartola: Música para os Olhos”, dos diretores Hilton Lacerda e Lírio Ferreira, conta a vida e obra de Angenor de Oliveira, conhecido como Cartola, um grande ícone nacional do samba e importante compositor da música brasileira.

Séries em destaque

“Canções da Minha Vida”, de Bruno Levinson (2017)

Com estreia no Canal Curta!, a série dirigida por Bruno Levinson é um mosaico do cancioneiro nacional, tendo gerado mais de 50 fonogramas originais de artistas renomados do Brasil que cantaram as principais canções que inspiraram suas vidas. No elenco tivemos Daniel, Jards Macalé, Ana Cañas, Maria Gadu, Teresa Cristina, entre outros.

“A Dona da Banca”, de Marton Olympio e Hsu Chien (2021) 

A série “A Dona da Banca”, dirigida por Marton Olympo, dialoga de forma bem-humorada com o contexto político, social e cultural contemporâneo do Brasil ao explorar temas como a ascensão de uma mulher ao poder, a gentrificação, o processo de impeachment contra a presidenta, a denúncia de assédio sexual e a convivência entre brasileiros e imigrantes.

Alguns programas de televisão em destaque

“Claro que é Rock”, Multishow (2005)

Com estreia na Multishow, o programa comandado por Roberto Frejat e idealizado  pela diretora de cinema e TV Rosane Svartman, da Raccord Produções, e pelo jornalista e produtor cultural Bruno Levinson, mostra encontros memoráveis, músicas e histórias nunca reveladas do rock nacional.

“Quando éramos virgens”, GNT (2006)

Exibido no GNT, o programa fala da sexualidade a partir de um dos momentos mais cruciais na vida sexual de qualquer um: a primeira vez.

Para mais informações, acesso o site da Raccord Produções (https://www.raccord.com.br/)

Instagram: https://www.instagram.com/raccordproducoes/

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCZC63CJq7mTXRm-0fd1DhrA

Site: https://www.raccord.com.br/

LinkedIn: https://br.linkedin.com/company/raccord-produ-es

Related posts

Mundo Bita cria música para o momento da chegada do Papai Noel

Nosferatu (2024): Uma Sinfonia Gótica de Terror Assombra os Cinemas – A Obra-Prima de Robert Eggers

“Que cinema é esse?” é a temática central da 28ª Mostra Tiradentes que presta homenagem à atriz Bruna Linzmeyer