Ráscal lança seu primeiro livro de receitas: “Nossos almoços de família” celebra 30 anos de história

Assim como cada detalhe da cozinha do Ráscal é feito com carinho, sem atalhos, o livro traz essa mesma dedicação. “Nossos almoços de família” cumpre dois papéis importantes: revelar os segredos por trás dos pratos clássicos e atender à demanda dos clientes que sempre perguntam: “Como faço aquele nhoque de banana-da-terra?”, “Pode passar a receita da salada de grãos?” ou “Será que consigo reproduzir o atum com crosta de gergelim em casa?”.

Com 30 anos de história e um menu que varia a cada dia, escolher quais receitas entrariam no livro foi um desafio. O resultado? 62 receitas selecionadas com todo o cuidado por Liane Ralston Bielawski e Nadia Pizzo, cofundadora e chef-executiva e do Ráscal, respectivamente, que garantem: não abriram mão de ensinar tudo do jeitinho que é feito no restaurante, por mais trabalhoso que seja. “Dá até para usar caldo de frango pronto ou comprar coalhada seca, mas nós mostramos como fazemos tudo do zero”, explica Liane.

Com projeto gráfico do Estúdio Claraboia e fotos do premiado Lalo de Almeida, o livro é muito mais do que um compilado de receitas – ele mergulha na essência do Ráscal e das próprias autoras, revisitando memórias da infância de Liane, em Terra Roxa, no interior de São Paulo, e de Nadia, na Ligúria, Itália.

Os capítulos do livro, editado pelas jornalistas Carolina Arantes e Janaina Fidalgo, são uma espécie de convite para diferentes momentos: de receitas rústicas em “Para uma mesa no campo” a pratos leves e frescos em “Para os dias de sol”, ou ainda pizzas e pães em “No forno a lenha”, e pratos indispensáveis para um almoço em família em “Nossa mesa de domingo”. O clima de cada capítulo ganha vida com a fotografia de Roberto Seba, que dá um toque especial às páginas.

Além de estar disponível em livrarias físicas e virtuais, o livro pode ser adquirido em qualquer unidade do Ráscal, com parte das vendas revertida para Instituições que atuam na preservação do Pantanal como: Acaia Pantanal, S.O.S Pantanal e Onçafari.

Ráscal

O Ráscal nasceu em 1994, idealizado por Roberto Bielawski, que tinha uma missão clara: combinar o melhor da culinária mediterrânea com um serviço descontraído e impecável. E o resultado foi uma casa onde tudo é feito in loco, sem cozinha central, garantindo o frescor dos ingredientes e o sabor autêntico de cada prato. De massas a pães de fermentação natural, tudo é feito na hora.

A chef Nadia Pizzo, à frente das criações desde 2002, é quem dita o ritmo da cozinha. Mas como ela gosta de dizer, quem manda de verdade é o cliente. Prova disso são pratos que conquistam pelo sabor e criatividade, e uma equipe afinada, com profissionais que estão na casa desde a abertura, como os supervisores Arnaldo da Silva e Claudio Barbosa, e Manoel Soares, há 27 anos.

Desde 2018, quem comanda o Grupo Ráscal é Rodrigo Testa, que faz questão de manter o legado enquanto inova. “Uma empresa que não inova, não sobrevive”, afirma ele. Sob sua liderança, o Ráscal segue firme no propósito de oferecer comida de qualidade, rapidez e um custo-benefício que faz toda a diferença para quem visita qualquer uma das suas 11 unidades.

Com esse compromisso de sempre entregar o melhor, o Ráscal se mantém como uma referência de excelência e sabor, pronto para surpreender cada vez mais – seja com novas receitas ou com a tradicional hospitalidade que faz parte da sua essência.

Nossos almoços de família

Liane Ralston Bielawski e Nadia Pizzo

288 págs; R$ 190

Lançamento: 23 de setembro, às 19h,

na Livraria da Travessa do Shopping Leblon

@rascalrestaurante

Related posts

7 e-books atualizados para aprender sobre Inteligência Artificial

Lançamento It’s a Long Way – O Exílio em Caetano Veloso

Professor Romulo Bolivar oferece 10 dicas para incentivar o hábito da leitura nas férias