Musical se inspira na infância e nos maiores sucessos da carreira do cantor e compositor, um dos pioneiros do rock brasileiro
O ator Ronaldo Reis, que há 10 anos interpreta o carismático Severino Capim na série Detetives do Prédio Azul, entra para o elenco, e vai dividir a cena com Rodrigo Salvadoretti, Elisa Pinheiro e Pedro Henrique Lopes
Com o objetivo de homenagear e apresentar os expoentes da música brasileira para as novas gerações, o projeto ‘Grandes Músicos para Pequenos’ volta a apresentar o seu premiado espetáculo Raulzito Beleza – Raul Seixas para Crianças, de 04 de março a 02 de abril, na EcoVilla Ri Happy, novo espaço no Jardim Botânico. Com direção de Diego Morais, direção musical de Cláudia Elizeu e texto de Pedro Henrique Lopes, o musical infantil se inspira na infância e em grandes sucessos da carreira de Raul Seixas para contar a história de um menino que era criativo demais, o que gera uma série de confusões na vida familiar e escolar. As sessões serão aos sábados e domingos, às 16h.
A nova temporada chega com novidades. O ator Ronaldo Reis, que há 10 anos interpreta o carismático Severino Capim na série Detetives do Prédio Azul, entra para o elenco como Seu Raul, e vai dividir a cena com Rodrigo Salvadoretti (Raulzito), Elisa Pinheiro (Maria Eugênia) e Pedro Henrique Lopes (Mêlo). Este é o primeiro espetáculo infantil em que ele trabalha depois da estreia de D.P.A., e já promete encantar seus fãs mirins.
“Raulzito Beleza – Raul Seixas para Crianças” acompanha a história de Raulzito, um menino tão criativo que acaba por ter falta de atenção ao mundo real e problemas na escola. A falta de foco e o excesso de energia de Raulzito trazem à cena questionamentos sobre a rotina e o tratamento de crianças que apresentam traços de hiperatividade e déficit de atenção (TDAH). Preocupados e sem entender a genialidade do filho, os pais de Raul tentam de tudo para que o menino se adeque aos moldes padrões da sociedade. Para desespero dos pais de Raulzito, Mêlo, amigo imaginário de Raul, se materializa para guiá-lo em uma viagem de descobertas e autoaceitação. Juntos, eles percebem que Raulzito não tem que ser igual aos outros, e que cada pessoa é diferente e especial do jeito que ela é.
“O musical emociona e diverte adultos e crianças. A mente extremamente criativa e o espírito livre de Raul Seixas fizeram com que ele se tornasse o gênio da música que nós conhecemos. Se ele tivesse se fechado e tentado ser só mais um, nós não teríamos as grandes músicas que ele nos deixou. O espetáculo é uma ode à imaginação e à criatividade. É sobre se encontrar em você e em todos os universos que sua mente pode criar”, avalia Pedro Henrique Lopes, autor do espetáculo.
A peça apresenta grandes sucessos do artista como “Maluco Beleza”, “Gita”, “Mosca na Sopa”, “Como Vovó Já Dizia (Óculos Escuros)” e “O Carimbador Maluco (Plunct Plact Zuuum)”, mostrando a importância do músico para as novas gerações. A trama também traz à cena o valor da família e das relações humanas, estimula o debate sobre as diferenças e individualidades, celebra a importância do respeito às diferentes formas de aprendizagem do ser humano e valoriza os diferentes tipos de inteligência.
Grandes Músicos para Pequenos
Luiz e Nazinha – Luiz Gonzaga para Crianças marcou a estreia do projeto “Grandes Músicos para Pequenos”, criado com o intuito de apresentar a vida e a obra de importantes compositores para as novas gerações. Depois, vieram O Menino das Marchinhas – Braguinha para Crianças, que estreou em 2016 e foi premiado em três categorias pelo CBTIJ – Melhor Atriz em Papel Coadjuvante (Martina Blink), Direção de Produção (Entre Entretenimento) e Prêmio Especial pela qualidade do projeto (Diego Morais e Pedro Henrique Lopes), além de outras 12 indicações; Bituca – Milton Nascimento para crianças, de 2017, vencedor do Prêmio CBTIJ de Melhor Ator (Udylê Procópio) e de quatro estatuetas no Prêmio Botequim Cultural: Melhor espetáculo infanto-juvenil, Melhor Direção (Diego Morais), Melhor Roteiro (Pedro Henrique Lopes) e Melhor Atriz Coadjuvante (Aline Carrocino), além de outras 11 indicações; Tropicalinha – Caetano e Gil para Crianças, de 2018, vencedor dos prêmios Brasil Musical 2018 de Melhor espetáculo Infantil, Musical Rio 2018 como Melhor Espetáculo Infantil, e Botequim Cultural de Melhor Direção Infanto Juvenil, além de outras 8 indicações; e Raulzito – Raul Seixas Para Crianças, de 2019, vencedor do Prêmio Musical Rio de Melhor Espetáculo Infantil. Pimentinha – Elis Regina para Crianças fez temporada virtual em 2021, e estreou presencialmente em 2022. Em 2022, o projeto também estreou A Menina do Meio do Mundo – Elza Soares para Crianças.
As sete peças juntas já foram vistas por mais de 200 mil espectadores. O objetivo do Grandes Músicos para Pequenos é apresentar a vida e a obra de importantes compositores para as novas gerações e promover o resgate da cultura brasileira através de espetáculos que envolvam toda a família em experiências inesquecíveis.
“A ideia é trazer o legado de uma cultura quase esquecida para as novas gerações, com um conteúdo atraente para as famílias”, descreve Pedro Henrique Lopes, autor das peças do projeto. “Queremos criar experiências de entretenimento inesquecíveis e marcantes, onde o espectador participe de forma ativa”, explica o diretor Diego Morais.
Mais sobre o espetáculo e o projeto em: www.grandesmusicosparapequenos.com.br
FICHA TÉCNICA:
- Direção Geral: Diego Morais
- Direção Musical: Claudia Elizeu
- Roteiro Original: Pedro Henrique Lopes
- Elenco: Rodrigo Salvadoretti (Raulzito), Elisa Pinheiro (Maria Eugênia), Ronaldo Reis (Seu Raul) e Pedro Henrique Lopes (Mêlo)
- Coreografias: Natacha Travassos
- Cenário: Clivia Cohen e José Cohen
- Figurinos: Clivia Cohen
- Figurinista Assistente: Lucila Bélcic
- Iluminação: Lúcio Bragança
- Operação de Som: Leonardo Carneiro
- Assessoria de Imprensa: Racca Comunicação (Rachel Almeida)
- Produtor Executivo: Heder Braga
- Assistente de Produção: Layla Paganini
- Produção e realização: Entre Entretenimento
SERVIÇO:
- Raulzito Beleza – Raul Seixas para Crianças
- Temporada: De 04 de março a 02 de abril
- EcoVilla Ri Happy: Rua Jardim Botânico, 1008 – Jardim Botânico
- Telefone: 2018-0394
- Dias e horários: sáb. e dom., às 16h.
- Ingressos: R$ 80 e R$ 40 (meia-entrada)
- Lotação: 350 pessoas
- Duração: 60 minutos
- Classificação: Livre
- Venda de ingressos: na bilheteria da EcoVilla ou no site Eventim. A bilheteria funciona de quarta a domingo, das 9h às 18h.