Recode apoia encontros para mobilização de gestores de bibliotecas públicas em sete estados, chegando agora a Santa Catarina

Renata Costa
Renata Costa

Voltados ao fortalecimento de políticas públicas de incentivo à leitura e transformação social por meio de bibliotecas, próximo encontro acontecerá em Santa Catarina no dia 10 de julho, após passar por Alagoas. Organização social promoverá oficina voltada a prefeitos e gestores locais sobre a construção de planos municipais e estaduais de Livro e Leitura 

A Recode, organização social voltada ao empoderamento digital, é uma das realizadoras do II Encontro Regional de Gestores de Bibliotecas Públicas, que, após passar por Alagoas, acontecerá em Florianópolis, no dia 10 de julho, reunindo gestores públicos e coordenadores estaduais de bibliotecas de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. A iniciativa busca fomentar políticas públicas que ampliem o acesso aos livros e à leitura e a valorização da biblioteca pública como equipamento cultural. Os encontros irão percorrer as cinco regiões do país, passando por sete estados brasileiros.

Durante o evento, a consultora da Recode e secretária-executiva do Plano Nacional do Livro e Leitura, Renata Costa, e a analista de projetos da Recode, Ilca Bandeira, promoverão uma oficina que terá como intuito fortalecer a construção dos planos municipais e estaduais do Livro e Leitura, conforme previsto pelo projeto de lei 7752/2017, que cria a Política Nacional de Leitura e Escrita (PNLE).

“É preciso sensibilizar os municípios e estados sobre possibilidades de garantir orçamentos mínimos para as ações previstas nesses planos”, explica Renata Costa. Por isso, uma das metas a serem alcançadas é a produção conjunta de um documento que contenha diretrizes focadas na garantia da sustentabilidade das bibliotecas.

Para Ilca Bandeira, “nosso objetivo também será mobilizar os gestores e os coordenadores de bibliotecas dessas regiões, contribuindo para a construção de políticas públicas locais que viabilizem a renovação desses espaços de leitura e os tornem mais próximos da população”, complementa.

O Encontro Regional de Gestores de Bibliotecas Públicas é realizado em parceria com o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) e as coordenadorias dos Sistemas Estaduais de Bibliotecas Públicas de Alagoas, Santa Catarina, Acre, Amapá, Minas Gerais, Ceará e Mato Grosso do Sul, onde acontecerão os encontros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here