Já sabemos que a questão racial no Brasil não é irrelevante e que cresce, a cada dia, a discussão em torno de temas ligados à raça, etnia e cor. Também, que é obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas públicas e particulares, do ensino fundamental ao médio, valorizando-se o negro como sujeito histórico, revelando o pensamento e as ideias de intelectuais negros, a cultura e as religiões de matrizes africanas. Mesmo assim, as ideias e falas não são colocadas da maneira correta. O RenaCine surge para que, através da exibição de filmes com temática negra, seguidos de debates, as pessoas possam entender a rica história da formação cultural brasileira, reduzindo as barreiras de intolerância racial e cultural que ainda persistem entre muitos de nós.
Nessa sexta-feira, dia 24/11, às 18h, o RenaCine encerra as suas atividades no ano de 2023 exibindo o filme “Rio, Negro”, com direção e roteiro de Fernando Sousa e Gabriel Barbosa que fizeram uma conexão direta do presente com o passado. Através de entrevistas e de material histórico, o longa debate o ideário racista, a transferência da capital para Brasília e suas consequências político-institucionais para o Rio de Janeiro, deixando clara a necessidade de evidenciar, reconhecer e reivindicar um Rio feito de e por pessoas negras. Segundo Fernando Souza, “Queremos que nossa produção contribua com a formação humana das pessoas”.
Dos festivais de cinema às salas de aula, o documentário, da Quiprocó Filmes e apresentado pela Casa Fluminense, faz parte do Circuito Metropolitano cuja proposta é ampliar o alcance do documentário, estimulando o debate e trocas em torno da história que pouco nos foi contada. O Circuito Metropolitano já teve edições na zona norte do Rio, no Complexo da Maré e em Realengo, chegando ao leste fluminense, no município de São Gonçalo, e agora aterrissa no Andaraí, no Renascença Clube, um dos últimos quilombos urbanos da cidade.
A Escola Municipal Sarmiento, do Engenho Novo, participa do evento com 45 alunos do EJA. Durante a exibição degustação de caldinho de ervilha, pipoca e bolo comemorativo dos 10 anos de RenaCine.
Serviço
Dia: 24/11 (sexta-feira)
Hora: 18h
Local: Renascença Clube (Rua Barão de São Francisco, 54 – Andaraí)
Censura: 10 anos
ENTRADA FRANCA