Renascença Clube abraçou a Resenha Black Bom

Baile Black Bom

Eles vieram da Pequena África e conquistaram o público do Renascença Clube com a Resenha Black Bom, um dos principais projetos do Instituto Black Bom, mais focada no elemento dança e na integração do público, com direito a “aulão” de passinho/charme para iniciantes e aquela viagem no tempo da black music. Depois de quatro edições de muito sucesso, o Baile Black Bom que é a versão completa do projeto, com DJ e banda ao vivo chega ao Rena com duas edições especiais, nos dias 31/08 e 07/09, a partir das 16h.

 

O Renascença volta às suas origens proporcionando uma volta no tempo do charme que nasceu no Clube, em meados de 1973, pelas mãos de Dom Filó, Haroldo de Oliveira e Walney de Almeida. Naquela época, os jovens foram atraídos para uma domingueira dentro do Rena – a “Noite do Shaft” – que tornaram o soul e o charme um grande sucesso. Através desses bailes, as pessoas começaram a ficar mais juntas, a conversar mais, a entender o que era usar um cabelo black e a compreender que o movimento black power não era só ser negro, podia ser de qualquer cor, mas o mais importante era honrar o cabelo. Assim começou a guerrilha afro-cultural!  

O movimento cultural Baile Black Bom nasceu em 2013, no Quilombo Pedra do Sal, para homenagear os clássicos da black music nacional e internacional. Segundo os seus mestres de cerimônia, Sami Brasil e Anthônio Consciência, “O amadurecimento da parceria do Black Bom com o Renascença deu muito certo porque o clube é um espaço de resistência da cultura negra e é isso que o Baile Black Bom também faz. Esse é um momento muito especial para nós. Na Resenha fizemos o teste para ver se era possível levarmos o projeto completo para o Renascença. E essa validação foi muito importante. Inclusive, por estarmos retomando esse movimento do baile black dentro dessa casa que, historicamente, teve vários blacks icônicos. Então nós estamos sendo os representantes desse tempo, contemporâneo”.

O Baile Black Bom

Todos são convidados para uma viagem no tempo da black music com a Banda Consciência Tranquila, ao vivo, fazendo releituras dos maiores clássicos do gênero, desde o soul dos anos 70 até o R&B e hip hop contemporâneos num baile dançante que celebra o Movimento Black Rio, trazendo em seu repertório grandes nomes da black music nacional e internacional, como: Michael Jackson, Funkadelic, Tim Maia, Lauryn Hill, Bruno Mars, Beyonce, Jair Rodrigues, Snoop Doog, entre outros.

Consciência Tranquila é um coletivo de black music formado por 15 artistas, entre músicos, dançarinos e DJ que têm revelado artistas para programas como o “The Voice” e para Gigs de importantes nomes da música brasileira como Iza, Luiza Sonza e Rebecca. Gerson King Combo, Sandra de Sá, Da Ghama e Sérgio Loroza são alguns dos nomes que já deram uma canja no Baile. A banda também foi destaque do Reality “Superstar” da TV Globo e do programa “Espelho”, com Lázaro Ramos. Ainda, foi atração de eventos, como: as Olimpíadas Rio/2016, Festival de Inverno, Aniversário da Cidade e ultrapassou as fronteiras do Rio de Janeiro levando o Movimento Black Carioca com muita força para São Paulo e Minas Gerais.

Para a edição do dia 31/08, o Baile traz a black music do Rio de Janeiro passeando pelos ícones do passado e, como não poderia ser diferente, tendo como convidado especial o Pai do Charme – DJ Corello – um mestre que revolucionou a black music carioca.

Já no dia 07/09 o baile apresenta o especial Jackson Five celebrando os 40 anos desde que Michael Jackson veio ao Brasil quando tinha, apenas, 16 anos. Como convidados especiais: o coletivo “Crespinhos Dança”, projeto de empoderamento infanto-juvenil através da dança. As crianças do grupo cresceram no contexto do baile e, hoje, são adolescentes com carreiras artísticas consistentes. Eles vão apresentar a performance “The Jacksons” sob direção de Luis Marques, um dos pioneiros do charme no Rio de Janeiro.

Serviço

Dia: 31/08

Hora: 16h

Serviço

Related posts

“Marginal Genet” estreia dia 02 de janeiro de 2025

Shopping Metropolitano Barra traz espetáculo infantil baseado em Moana neste domingo

Breaking do Verão 2025: competição internacional acontece na Fundição Progresso