Renata Vázquez lança seu novo livro de literatura fantástica, “Saara, a Filha do Deserto”

“Saara, a Filha do Deserto”, Giostri Editora, é o novo livro de literatura fantástica de Renata Vázquez, carioca, escritora, jornalista e advogada. O lançamento será na quarta, dia 08/11, às 19hs, na Livraria Travessa no Barra Shopping.

O livro traz luta, magia, sexo, paixão e morte na história de uma jovem órfã que é acolhida por uma caravana de ciganos no deserto quando tem apenas quatro anos, após sobreviver a uma guerra de tribos. Quando ela completa quinze anos, se descobre imbuída de uma carga de magia, enquanto participa do Ritual de Guedra dentre vários povos do Saara, em especial, os tuaregues, ou povo azul que a escolhe como a legítima representante de Tin Hinan, a antiga rainha sagrada tuaregue. A presença da mítica matriarca desse clã acompanha a trajetória dos personagens e a cobiça pela mais nova mulher do povo do véu. Saara se envolve com o líder de sua tribo. Ritos e rituais transformam essa mulher. Um inimigo retorna invocando os magos de areia. As dunas da morte guardam a última batalha. Os ancestrais regressam para honrar um duelo.

Este tema de magia é recorrente na escrita de Renata, que se apaixonou pelos versos na escola, mas foi ao mergulhar numa quarto idioma que sua veia literária se expandiu a um céu sem limites. A paixão pela língua espanhola veio encadeada à poesia e, desde 2006, verve nesse idioma também, onde tem seis antologias poéticas inéditas registradas no coração da Catalunha.

Viveu em Barcelona por quase três anos, onde fez mestrado em jornalismo na Universidade de Barcelona, creditado com a Columbia University de Nova York. Trabalhou no jornal catalão La Vanguarda e estudou artes cênicas na UACE – Universidad de Las Artes Cinematográficas y Escénicas. Atualmente vive no Rio de Janeiro e é colaboradora do jornal literário Quixote, desde 2013.Em 2014, foi convidada a ser a editora no Brasil responsável pela Revista Ombligo, expoente literário no México, Argentina, Chile, Colômbia, Espanha e América Central. Em 2015 lançou a antologia“Navegantes” no Brasil e na Itália. Ainda em 2015 lançou o romance de literatura fantástica “A Dama Escura, quando magia e sexo transcendem”, também um romance de literatura fantástica que se passa em Bogotá e que neste ano será adaptado para uma série de TV. Em maio de 2016 publicou o segundo livro “A Existência Física é um Grande Teatro Cósmico”.

Saara, a filha do deserto” começou a ser gestado quando ainda morava em Barcelona. E nem pensava em ser romancista ou escrever ficção. Havia comprado um livro de mesa enorme sobre os povos do deserto. Mas por um problema de saúde naquela época a historia foi arquivada com somente cinco páginas ainda escritas em espanhol. Quando voltei ao Brasil, reaprendi a escrever em português e as poesias foram dando lugar às crônicas e relatos mais autorais ou passionais com essa minha pontuação ambígua que a princípio causa estranheza. Depois de 11 meses de Rio de Janeiro, “A Dama Escura” veio para mim como uma historia contada pelo outro lado. Em três meses tinha meu primeiro romance escrito e aprendi que meu processo criativo não trabalha com pesquisas ou documentação. A história simplesmente vem. E eu sou apenas um canal. Não escolhi tratar de literatura fantástica ou coisas que não se explicam. Até porque A Dama se passa em Bogotá e apesar de nunca ter posto os pés lá, citei dois bairros que realmente existiam, sem nem mesmo ter investigado. Coincidência? Talvez. Mas a história se repetiu com “Saara, a Filha do Deserto”: eu simplesmente não sabia que a rainha sagrada tuaregue é tida como uma princesa da época da Atlântida. Acredito que sou espectadora e leitora das minhas próprias historias. Nunca sei como o romance termina, enquanto escrevo. A magia é reincidente, porque ela acontece. Especialmente, quando se cria”.

Além de se debruçar nos livros, a autora segue semeando letras, traçando o tempo, tecendo textos, contos e crônicas em sua página www.renatavazquez.com.

“Saara, a Filha do Deserto”

Autora: Renata Vázquez

Editora: Giostri

Nº de páginas: 120

Preço médio: R$ 35,00

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here