Na noite de ontem, a Livraria Travessa do Leblon, no Rio de Janeiro, foi palco do lançamento do livro “Os juristas que formaram o Brasil”, organizado pelo advogado José Roberto de Castro Neves. O evento contou com a presença ilustre de Renato Aragão, famoso humorista e ator brasileiro, e sua esposa, Lilian Aragão, que abrilhantaram a ocasião com simpatia e carinho pelos fãs.
O livro, uma publicação da editora Nova Fronteira, reúne 40 ensaios de grandes nomes do Direito nacional, como Luís Roberto Barroso, Carmen Lúcia, Luiz Fux, Edson Fachin e Joaquim Falcão, além de historiadores renomados como Mary Del Priore e Arno Wehling. Com a obra, Castro Neves busca responder à intrigante questão sobre o que uniria juristas de diferentes épocas, como San Tiago Dantas, Sobral Pinto, Luís Gama e Myrthes Gomes de Campos. A resposta reside na sua importância inescapável para quem deseja entender a história do direito no Brasil e seu projeto para o país.
O autor
José Roberto de Castro Neves é advogado militante, doutor em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e mestre pela Universidade de Cambridge, Inglaterra. Professor de Direito Civil na PUC-Rio e FGV-Rio, ele ocupa a cadeira 27 da Academia Brasileira de Letras Jurídicas. Castro Neves publicou e organizou diversas obras sobre história, direito e literatura, incluindo “Como os Advogados Salvaram o Mundo”, “Medida por Medida: o Direito em Shakespeare”, “Brasileiros”, “O Mundo Pós-Pandemia”, “Shakespeare e os Beatles”, “A Invenção do Direito”, “Música e Direito”, “Caixa de Palavras” e “Direito e Literatura”. Casado com Bel, é pai de Guilherme, João Pedro e Maria Eduarda.