Copacabana ganha um novo ponto de encontro para os cariocas: o Ressaca. Localizado na Rua Belfort Roxo, na Praça do Lido — uma charmosa rua sem saída, tranquila e a poucos metros da praia —, o bar chega com espírito descontraído, e autêntico cardápio de botequim. O nome não poderia ser mais sugestivo: Ressaca. Uma brincadeira com o mar que bate na orla de Copacabana e também com o estado que costuma vir depois de uma boa noite comes e bebes. A proposta é unir leveza, irreverência e boa gastronomia.
Cardápio
No cardápio, o destaque são os petiscos descontraídos e itens que fazem parte da vida do carioca. Ali, coxinha e carne seca dão as mãos ao amado pastel de feira – nos sabores de queijo cremoso, rabada, camarão com cream cheese ou carne seca com catupiry. A diversão também aparece na ala dos caldinhos, que inclui opções para botequeiros raiz, como o de feijão e o de sururu. Mas tem também petisco “cura ressaca” – de batata com maionese, bacon e molho picante; rabada com polenta e agrião; hambúrguer de peixe, sanduíche de choripan; camarão ao alho e óleo e bolovo de bacalhau, ou seja, opções para todos os paladares.
“Botequim é um espaço democrático, onde gregos e troianos se encontram. No cardápio do Ressaca pensamos em dar exatamente opções para todos os gostos. O ponto de partida é a comida simples e descomplicada dos bares cariocas, onde se pode só petiscar ou comer uma refeição completa”, conta o chef Leandro Barros.
Para compartilhar, dois pratos prometem conquistar os clientes: a feijoada – um ícone da botecagem – e a moqueca de peixe, farta e com tempero bem brasileiro. Tem ainda o bobó de camarão, em versão individual, e pratos clássicos em formato de petisco: o parmegiana aperitivo e a carne seca com abóbora e cream cheese. E, diariamente, das 12h às 17h, tem menu executivo com pratos individuais a preço convidativo.
Cervejas, drinks e vinhos da casa
Para beber, a pedida vai das cervejas de garrafa aos drinques clássicos, sempre em sintonia com a pegada de boteco à beira-mar. Tem ainda coquetéis autorais, como o “Mulheres de Areia”, com whisky, suco de laranja, mel e sálvia; o “Rapadurinha”, com cachaça envelhecida, rapadura ralada, sour mix, bitter, água com gás e purê de caju; ou o “Alma Livre”, de gin com infusão de lavanda, geleia de uva, limão e soda cítrica. Há ainda taças ou garrafas de espumante, vinho branco, rosé ou tinto a preço fixo.
Mais do que um novo bar, o Ressaca chega para ser um verdadeiro ponto de encontro pós-praia, pré-night ou destino certo para quem quer comer bem e curtir o melhor estilo de boteco carioca — em plena Copacabana, mas em um canto reservado e tranquilo.