Restaurantes do hotel La Mamounia elevam a experiência gastronômica e celebram a culinária marroquina

La Mamounia

Desde 1923 o lendário La Mamounia é sinônimo de requinte e excelência e um ícone de hospitalidade em Marrakech. Aliada à arte de receber e à majestosa infraestrutura deste hotel-palácio cercado por jardins centenários, seus distintos espaços gastronômicos convidam à boa mesa a qualquer hora do dia, brindando o paladar de hóspedes e visitantes com especialidades das cozinhas italiana, asiática e, em especial, a marroquina.

Sob o comando do chef Rachid Agouray, Le Marocain já encanta logo à chegada. Situado em uma riad nos jardins do hotel e com arquitetura árabe-andaluza, o ambiente é decorado com móveis e objetos que exemplificam o meticuloso trabalho dos tradicionais artesãos marroquinos. Para completar, as refeições têm acompanhamento de violino e alaúde. Distribuído em três níveis, conta com terraço no térreo e um lounge no último andar.

Cozido de cordeiro

Nesse cenário digno de um conto das mil e uma noites é possível saborear uma refinada culinária marroquina que alia tradição e modernidade com grande precisão. Há 38 anos no hotel e no comando do emblemático Le Marocain, Agouray celebra a herança culinária deste país do norte da África com a utilização de produtos locais no preparo de suas receitas que esbanjam sabor e impactam pela criatividade de suas composições.

Entre o clássico e o contemporâneo, o chef, em virtude de um percurso único e por sua ampla e premiada experiência, propõe uma gastronomia marroquina reimaginada. Assim, pratos tradicionais são reinterpretados com ingredientes ousados e inéditos, como a famosa pastilla de lagosta com espinafre. Saladas aromáticas, cuscuz com carne e verduras, tagines e a típica tanjia de Marrakech destacam-se no menu. Sobre a tanjia, antes de ser um prato é um pote de barro utilizado para cozinhar, de forma lenta entre brasas de carvão, legumes e carne de vitela envolvidos por especiarias selecionadas, como cominho e açafrão.

Chef Rachid Agouray

Sobre Agouray, percorreu o mundo e colaborou com chefs de renome internacional para destacar a culinária marroquina. Hoje integrante do respeitado Club des Chefs des Chefs (que reúne cozinheiros de chefes de Estado), ele começou sua formação com a mãe, que lhe transmitiu os primeiros segredos dessa tradição culinária bastante feminina. Depois se abriu para o mundo e aperfeiçoou suas habilidades em diversos estabelecimentos, notavelmente no Hôtel du Palais, em Biarritz, no Hôtel Cipriani, em Veneza, e ainda no Hôtel Martinez, em Cannes. Antes de assumir Le Marocain Agouray também dirigiu o restaurante L’Italien e o bufê do Pavillon de la Piscine.

Sabores e aromas do mundo

A proposta culinária do La Mamounia reflete uma viagem gastronômica pelo mundo guiada, de forma permanente, pela inovação e excelência. Le Pavillon de la Piscine, por exemplo, oferece diariamente um generoso bufê com inspirações mediterrâneas, além de café da manhã.

No L’Asiatique par Jean-Georges , sabores inspirados no Sudoeste da Ásia chegam à mesa em receitas que mesclam influências chinesas, japonesas e tailandesas. Tudo servido em um espaço charmoso e intimista cuja tradicional decoração marroquina funde-se à personalidade da cozinha do chef, fazendo a transição entre dois mundos.

Neste ano, a novidade é a chegada, a partir de setembro, do chef italiano Simone Zanoni para assumir o restaurante L’Italien. Um marco importante para o hotel que promete a seus hóspedes e visitantes uma experiência renovada, celebrando o casamento da audácia italiana com o requinte marroquino por meio de uma cozinha autêntica e refinada assinada por um dos nomes mais criativos da gastronomia italiana contemporânea.

La Mamounia

Desde 1923, La Mamounia, símbolo de requinte e excelência em todo o mundo, tem sido um ícone da hospitalidade de luxo em Marrakech. Localizado no coração da cidade, rodeado por jardins centenários, encarna a elegância marroquina com um toque de modernidade e conforto. Premiado muitas vezes, como, recentemente, número 1 do norte da África, 11o Melhor Hotel do Mundo segundo o Reader’s Choice Awards 2024 das edições norte-americana e britanica da Conde Nast Traveler e 31o Melhor Hotel do Mundo pelo The World’s 50 Best Hotels 2024. www.mamounia.com

Related posts

Verão ganha sabor no BioParque do Rio com picolés para animais do zoológico

CDesign Hotel fortalece seu posicionamento com inovação, bem-estar e um novo conceito de hospedagem no cenário global da hotelaria

Sobrado da Cidade celebra a boa mesa com cardápio de petiscos