“Atriz que ri de tudo que dá vontade de chorar”. É assim que a carioca Ana Carolina Sauwen se descreve. A atriz, que já esteve em Vai Na Fé (Globo), Pedaço De Mim (Netflix), El Encargado (Star+), A Grande Farsa (Multishow) e foi finalista do Prêmio Multishow de Humor, agora retorna aos palcos para mais uma temporada do stand up Da Mama Ao Caos, em que diverte o público com as situações tragicômicas do cotidiano materno. O show ficará em cartaz no Teatro Municipal Café Pequeno, no Leblon, entre 07 e 28 de maio.
“As mães têm muito pouco espaço para serem felizes, para fazerem coisas que gostam por elas mesmas e essa é uma das bandeiras do meu show: ser um espaço para mães fugirem do dia a dia. Eu brinco que é uma ONG pela recuperação da vida social das mães”, conta a atriz.
O roteiro partiu inteiramente de suas experiências pessoais com o primeiro filho, que nasceu durante a pandemia. “Sofri bastante, não estava conseguindo olhar todos os perrengues do puerpério com as lentes do humor”, afirma sobre os primeiros 2 anos.
A virada de chave veio quando uma amiga insistiu para que Ana fizesse o stand up. “Resisti, até que em um momento, resolvi escrever um texto de 5 minutos e na mesma hora, todo o universo da maternidade veio como um material muito rico. Testando com o público, fui percebendo todo o poder dessa comunicação sincera, leve e crítica sobre o lugar da mãe dentro da sociedade”.
Cerca de 1.200 pessoas já assistiram ao show, desde mães que compartilharam momentos emocionantes entre gargalhadas e todo o público que envolve o universo materno, até homens que se percebem em cheque com as interações de Ana, com muito bom humor.
Sauwen aborda a maternidade também fora dos palcos. Professora de palhaçaria há mais de 15 anos, ela usou a habilidade para fazer com que mães redescobrissem sua identidade na oficina Juntas!, que promove de 2 em 2 meses no Rio de Janeiro.
“A palhaça é sempre inadequada, errante, falível. Eu mesma fui (e ainda sou um pouco) uma mãe que se cobrou demais a perfeição, então a palhaçaria chega para mostrar a todas as mães que participam que, se livrar do peso de ter que acertar sempre, pode deixar a maternidade muito mais fácil e prazerosa.”
As inscrições são feitas pelo e-mail [email protected] e as edições sempre são divulgadas nas redes sociais de Ana Carolina. A oficina acontece na Casa Serenita, no bairro Cosme Velho, no Rio de Janeiro.
A atriz também comenta que a oficina vai além de algumas horas de diversão. “Quando eu convido uma mãe para rir comigo, seja numa oficina ou no show, estamos juntas construindo novas possibilidades. Não à toa, eu recebo relatos de mães que se separaram depois de fazer a oficina, porque elas já estavam muito infelizes, mas não tinham chance de se olhar e perceber o que queriam.”
E nem só de riso vive Ana. A poesia também foi alívio para um puerpério doloroso e em agosto de 2024, publicou seu primeiro livro, “A Mãe Desse Livro Não Sou Eu”, com poemas sobre a maternidade.
“A vida inteira eu trabalhei com humor, mas a vida inteira eu também fui muito intensa e dramática. Acho que um lado não exclui o outro, e na verdade potencializa mais a exploração de cada um deles. Por ir muito fundo na dor, consigo ir muito fundo na comédia também. Independente do livro, essa sempre foi uma tônica da minha expressão artística.”
Além do stand up, a atriz e diretora também retomará em julho o espetáculo “Dicas Para Sofrer Em Paz”, uma comédia dirigida por Sauwen, que lhe rendeu indicações aos prêmios de melhor direção e dramaturgia no Prêmio de Humor.
Ana Carolina Sauwen nas redes:
https://www.instagram.com/
Serviço:
Stand Up “Da Mama Ao Caos”
Data: De 07 a 28 de maio, todas as quartas às 20h
Local: Teatro Municipal Café Pequeno
Endereço: Av. Ataulfo de Paiva, 269 – Leblon, Rio de Janeiro