Reunião inédita de folhetins publicados em jornal pernambucano, nos anos 70, por Ariano Suassuna é publicada em novo box, promete ser o maior lançamento da próxima semana

Grande defensor e cultuador das expressões artísticas e comportamentais populares do Nordeste brasileiro, Ariano Suassuna (1927-2014) terá a continuação do Romance d’A Pedra do Reino, publicada em box inédito, pela Nova Fronteira. A novidade, que chega à livrarias e sites a partir do dia 17 de julho, promete ser um dos maiores lançamentos da semana. Em História d’O Rei Degolado nas Caatingas do Sertão, cuja segunda parte sai agora pela primeira vez em livro, Suassuna dá sequência à narrativa de Pedro Dinis Ferreira-Quaderna, o Quaderna, personagem-narrador de A Pedra do Reino. Este é o quarto box organizado e publicado pela Nova Fronteira, que valoriza a criação única do artista nascido na Paraíba e que residiu e deu asas às suas criações em Pernambuco.

A obra, que tem fixação de texto e apresentação de Carlos Newton Júnior, ricamente ilustrada por Manuel Dantas Suassuna, filho de Ariano, é composta por dois volumes: Ao Sol da Onça Caetana e As Infâncias de Quaderna. Esta segunda parte recebeu, posteriormente à edição em folhetins no jornal Diário de Pernambuco, vários acréscimos do autor, deixados em manuscrito e datiloscrito e somente agora inseridos no conjunto do romance.

No romance, Quaderna conta a sua infância no sertão da Paraíba, apresentando, de forma mais detalhada, personagens que já haviam aparecido em A Pedra do Reino e foram fundamentais na sua formação. Aprofunda, ainda, a dimensão mítica do seu relato, investindo na criação de uma mitologia brasileira, sobretudo a partir dos mitos de origem indígena e africana.

Box “História d’O Rei Degolado nas Caatingas do Sertão: Romance Armorial e Novela Romançal Brasileira”, de Ariano Suassuna

Editora Nova Fronteira

Lançamento dia 17 de julho

Related posts

7 e-books atualizados para aprender sobre Inteligência Artificial

Lançamento It’s a Long Way – O Exílio em Caetano Veloso

Professor Romulo Bolivar oferece 10 dicas para incentivar o hábito da leitura nas férias