Rio de Janeiro e Distrito Federal recebem 10ª edição da Mostra “Arquivo em Cartaz”.

O Arquivo Nacional (AN) e a Secretaria do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) realizam a partir de janeiro de 2025, a 10ª edição do Arquivo em Cartaz – Festival Internacional de Cinema de Arquivo. Para a comemoração, dez eventos presenciais de exibição de filmes e debates acontecerão em diversos locais nas cinco regiões do Brasil (Sul, Sudeste, Norte, Nordeste e Centro-Oeste). A abertura do Festival acontece na sede do Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro, nos dias 29 e 30 de janeiro; em Brasília (DF), a abertura será no dia 31, no MGI, Esplanada dos Ministérios.
Para 2025, o tema do Festival será “Memórias da Terra em Filmes de Arquivo”, assunto presente em encontros de grandes debates globais, políticas nacionais e eventos como a Conferência das Partes (COP) 16; a Convenção sobre Diversidade Biológica; a e a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, a COP30, que será realizada em Belém do Pará, região Norte, em novembro deste ano. A temática também está inserida na agenda dos arquivos públicos, privados e comunitários.

Além dos dez eventos presenciais de exibição de filmes e diálogos com o público nas cinco regiões do Brasil; o Festival contará com a Mostra Acervos, que traz uma seleção de filmes de arquivos em plataforma Streaming para apreciação de Júri Popular e a exibição de filmes em canais da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Obras selecionadas por uma curadoria coletiva. A programação do Festival seguirá durante todo o primeiro semestre de 2025 com realização da Oficina Lanterninha Mágica; da oficina de conservação de filmes, do Arquivo Faz Escola e encerrará em junho de 2025 com a Premiação dos Filmes da Mostra Acervos e a Mostra Lanterninha Mágica.

Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Natal (RN), São Cristóvão (SE), Porto Alegre e Santa Maria (RS), Manaus (AM), Salvador (BA) estão entre as cidades escolhidas para as exibições presenciais do Festival.

Mais sobre a 10ª edição do Arquivo em Cartaz

O 10º Arquivo em Cartaz tem como objetivo atingir toda a população que se interessa pelos temas, por cinema e arte; usuárias e usuários de arquivos; pesquisadores e pesquisadoras; profissionais de arquivos públicos, privados e comunitários; e demais interessados em acervos audiovisuais e sonoros; produtores e produtoras culturais de conteúdo audiovisual, cinema e filme de arquivos; além de órgãos do poder público; movimentos sociais; escolas públicas e privadas; e instituições de ensino superior públicas e privadas.

Entre os objetivos de se promover essa Mostra Internacional estão: a valorização de filmes de arquivos; dos acervos audiovisuais e sonoros custodiados por instituições arquivísticas; promoção e organização de debates sobre as atuais políticas públicas de preservação de acervos audiovisuais e sonoros; troca de experiências e boas práticas acerca da produção de filmes de arquivo; além da difusão do acervo do Arquivo Nacional, audiovisual e sonoro e difusão da cultura de preservação de acervos audiovisuais e sonoros. E ainda, os agentes envolvidos nesse encontro buscarão incentivar a produção audiovisual de filmes de arquivos e a valorização de profissionais atuantes neste campo.

Fazem parte desta articulação com o Arquivo Nacional: a Dataprev; a Secretaria de Áudio Visual do Ministério da Cultura; a EBC; as Assessorias de Participação Social e Diversidade do MGI e do MPO, com o projeto Cine Bloco K; o Instituto Rio Branco – MRE; o Arquivo Público Municipal de São Cristóvão; a Universidade Federal do Amazonas; o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Porto Alegre; a Universidade Federal de Santa Maria, o Leão Etíope do Méier e o Zumví Arquivo Afro Fotográfico.

Serviço:
10º Arquivo em Cartaz – Festival Internacional de Cinema de Arquivo “Memórias da Terra em Filmes de arquivo”. Janeiro a junho de 2025. Encontros Híbridos (Plataforma Streaming) e Presenciais: Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Natal (RN), São Cristóvão (SE), Porto Alegre e Santa Maria (RS), Manaus (AM), Salvador (BA).

Programação:
29 e 30/01/2025 – Abertura do Festival no Arquivo Nacional/RJ – Praça da República, 173, no Rio de Janeiro, RJ.
31/01/2025 – Abertura do Festival no MGI/DF – Esplanada dos Ministérios.
03/02/2025 a 30/06/2025 – Exibição de Filmes na Rede EBC.
03/02/2025 a 09/03/2025 – Mostra Acervos na Plataforma Streaming e votação de Juri Popular;
Fevereiro a junho de 2025 – Exibições Presenciais em todo o país (informação de datas nos canais digitais do AN)
• Exibição em Natal/RN – Dataprev
• Exibição em Salvador/BA – Zumví Arquivo Afro Fotográfico
• Exibição em São Cristóvão/SE – Arquivo Histórico Municipal de São Cristóvão
• Exibição em Manaus/AM – UFAM
• Exibição no Rio de Janeiro/RJ – Leão Etíope do Méier
• Exibição em Santa Maria/RS – UFSM
• Exibição em Brasília/DF – Instituto Rio Branco/MRE
• Exibição em Porto Alegre – IFRS

Abril de 2025 – Oficina Lanterninha Mágica, Oficina de Conservação de Filmes e Arquivo Faz Escola no Arquivo Nacional/RJ.
Junho de 2025 – Premiação e Mostra Lanterninha Mágica no Arquivo Nacional/RJ.

Related posts

Petrobras celebra 30 anos de incentivo ao cinema nacional em campanha com Rodrigo Santoro

Após sucesso na Globo, Pedro Goifman estrela dois filmes na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Festival Internacional de Cinema Canábico estreia no Brasil com mais de 40 filmes de diversos países