Início » Rio de Janeiro sedia segunda edição do Congresso Brasileiro da Cultura

Rio de Janeiro sedia segunda edição do Congresso Brasileiro da Cultura

Com transmissão pelas plataformas digitais, além do formato presencial, evento gratuito destaca a contribuição da Cultura para a geração de renda; inscrições estão disponíveis no site

por Redação

A Cidade do Rio de Janeiro vai sediar, nos dias 15 e 16 de dezembro, a segunda edição do Congresso Brasileiro da Cultura – Rio 2022, evento gratuito cujo objetivo é discutir as perspectivas do setor em 2023, levando em conta as propostas a serem sugeridas para os novos governos estaduais e federal.

Entre os temas abordados, estão “A contribuição da cultura nos demais setores econômicos e sociais”; “Intercâmbio no investimento à cultura: oportunidades internacionais de diálogo com o Brasil” e “O papel das empresas no incentivo à cultura”, entre outros de grande relevância

Para isso, o Congresso vai reunir produtores culturais, artistas, estudantes, empresas incentivadoras e representantes de secretarias de cultura – visando a criação de alianças e a integração do setor.

Com transmissão ao vivo pelas plataformas digitais (YouTube e Facebook), além do formato presencial, o Congresso contará com a participação de importantes lideranças governamentais ligadas à pasta da Cultura, Turismo, Educação, Ciência, Tecnologia e grandes corporações nacionais e internacionais, além de representantes de consulados e câmaras de comércio de diversos países.

José Carlos Vieira Júnior, presidente do Congresso Brasileiro da Cultura, afirma que esta é uma oportunidade ímpar de construir o futuro das atividades culturais no país. Ele destaca que a iniciativa vem ao encontro da mudança de gestão federal e, portanto, vai discutir assertivamente as perspectivas da pasta no novo governo, apresentando soluções a serem enviadas às novas secretarias e ministério da cultura.

“Desejamos construir um novo rumo para o setor, onde o Congresso Brasileiro da Cultura se estabelece como local de fala, com o direito de construção e participação de quem faz, de quem investe e de quem vive da cultura brasileira. Será o espaço de discussão de uma nação e a reorganização como setor econômico, priorizando o investimento dentro do conceito “indústria da cultura”, fortalecendo inclusive novos modelos de exportação”.

O evento ocorrerá em dois dias e sua abertura será no dia 15/12. Confira a programação:

DIA 15/12 – QUINTA-FEIRA

09h00 – Credenciamento e Welcome Coffee

10h00 às 12h00: Mesa de Abertura — Perspectivas 2023 e propostas do setor cultural para os novos governos, estaduais e federal.

Reunindo importantes lideranças governamentais ligadas à pasta da Cultura, além do presidente do Congresso Brasileiro da Cultura, esta mesa propõe debater não somente o novo cenário do setor a partir de 1º de janeiro de 2023, quando assumem os novos governos estaduais e federal, mas também visa contribuir através da participação do setor da cultura no planejamento e construção do grupo de transição do novo governo.

12h00 às 13h00: Intervalo para almoço

13h00 às 14h30: Painel 1 — A contribuição da cultura nos demais setores econômicos e sociais.

Neste painel vamos reunir representantes dos setores do Turismo, Educação, Ciência e Tecnologia que reconhecem a contribuição da Cultura para a geração de emprego e renda, desenvolvimento tecnológico e inovação dentre outros segmentos
14h30 às 16h00: Painel 2 — O papel das empresas no incentivo à cultura.

Este painel vai reunir representantes de grandes empresas, que vão debater a importância do investimento na cultura, apresentar suas respectivas experiências na área e os desafios do setor

16h00 às 18h00: Coquetel de encerramento do dia com Show Cultural.

DIA 16/12 – SEXTA-FEIRA
09h00 – Credenciamento e Welcome Coffee

10h00 às 11h00: Painel 3 — A Cultura em Números.

Neste painel vamos apresentar números que demonstram a importância do setor cultural do Brasil, que gera renda e empregos em velocidade superior quando comparado a diversos segmentos

11h00 às 12h00: Painel 4 — Intercâmbio no investimento à cultura: Oportunidades internacionais de diálogo com o Brasil.
Reunindo representantes de consulados e câmaras de comércio de diversos países, este painel vai apresentar diferentes modelos de investimento no setor cultural e oportunidades de intercâmbio com o Brasil.

12h00 às 13h30: Intervalo para almoço

13:30 às 14h30: Workshop 1 — Leis municipais de fomento indireto à cultura: ISS e IPTU.

A partir de uma série de exemplos práticos, especialistas nas leis do ISS e IPTU vão apresentar as diferenças destas legislações de incentivo cultural em diferentes municípios brasileiros

14h30 às 15h00: Rodada de Network

15h00 às 16h00: Workshop 2 — Lei estadual de fomento indireto à cultura: ICMS.

Este workshop vai desmistificar o processo de inscrição em editais de fomento indireto via lei do ICMS, tirando dúvidas e debatendo oportunidades

16h00 às 16h30: Rodada de Network

16h30 às 17h30: Workshop 3 — Lei federal de fomento indireto à cultura: Rouanet.

Às vésperas da mudança na gestão federal, este workshop vai debater as expectativas de readequação e investimentos da Lei Rouanet a curto e médio prazos.

17h30 às 19h00: Coquetel de encerramento e Show Cultural

Além dos painéis, o Congresso contará com uma Feira Expositora, com projetos aprovados na Lei de Incentivo do ISS da cidade do Rio de Janeiro.

  • Fórum Cultura + Diversidade Rio 2023,
  • Congresso Brasileiro da Cultura Rio 2023
  • Cultura Maker 2024 – Meninas na Ciência, Tecnologia e Robótica
  • Diversifest 2023 – Festival Universitário
  • Batalha do Rio – Cultura das Ruas 2023
  • Livro Culturas e Hábitos do Rio – Seja Bem-vindo (Gastronomia e Hospitalidade)
  • Um Mar de Cultura — Rio Histórias Lendas
  • Tardes Culturais – Jeito Carioca de Ser

Para se inscrever gratuitamente e assistir às palestras do Congresso Brasileiro da Cultura – Rio 2022, basta acessar Link.

O Congresso Brasileiro da Cultura – Rio 2022 será realizado pela Drum Brasil, com o patrocínio, pela Lei do ISS de Incentivo à Cultura, Centro Universitário IBMR e a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura. Para aqueles que preferem participar do encontro presencialmente, o evento ocorre no Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas, situado na Rua Murtinho Nobre, nº 169, no Bairro de Santa Teresa.

Serviço

2º Congresso Brasileiro de Cultura – Rio 2022

Data: 15 a 16 de dezembro

Local: Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas (Rua Murtinho Nobre, nº 169 – Bairro de Santa Teresa) – Rio de Janeiro – RJ.

Telefone: Whatsapp – 5511 91126.1861 – Contato Congresso

Inscrições gratuitas pelo site Link

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Share via