Início » Rio de Janeiro será sede do FOGGO, evento internacional gastronômico

Rio de Janeiro será sede do FOGGO, evento internacional gastronômico

Chefs renomados do Brasil e do mundo se reúnem para oferecer receitas que utilizam o fogo como elemento primordial

por Redação
Marcos Livi

No dia 11 de fevereiro, o Rio de Janeiro receberá a edição 2022 do Foggo, evento gastronômico que reunirá renomados chefs brasileiros e internacionais, no rooftop do Shopping Leblon. Em um único dia, com ingresso que dá direito à comida e bebida incluídas, o público participará de uma grande odisseia através do elemento que dá nome ao evento. Conscientes da produção de resíduos produzidos depois de muitas degustações, os organizadores oferecerão na entrada um kit sustentável, com copo reutilizável, guardanapo customizado de pano e uma ecobag.

Além de experimentar de carnes a vegetais preparados no fogo (incluindo opção vegana), as pessoas terão a oportunidade única de interagir e trocar informações diretamente com uma seleção de chefs de peso, e ver de perto as diferentes técnicas que eles utilizam para fazer suas receitas.

Do Brasil, além dos organizadores Marcos Livi, considerado o “homem de fogo”, do gaúcho Parador Hampel (RS), e Jimmy McManis, mais conhecido como “Jimmy Ogro”, estarão presentes Rafa Costa e Silva, do estrelado Lasai, Andressa Cabral, à frente do Meza Bar e do Yayá Comidaria, Jérôme Dardillac, chef-executivo do Fairmont Rio de Janeiro Copacabana, e o premiado chef-confeiteiro Lucas Corazza, apresentador do Que Seja Doce (GNT), que se encarregará da sobremesa.

Jerome Dardillac
Jerome Dardillac
Gustavo Bottino
Gustavo Bottino (Foto: Remko Kraaijeveld)
Jimmy Mcmanis
Jimmy Mcmanis
Lucas Corazza
Lucas Corazza
Marcos Livi
Marcos Livi
Rafa Costa e Silva
Rafa Costa e Silva (Foto: Minta Eats)
Tekuna Gachechiladze
Tekuna Gachechiladze

Do exterior vêm o espanhol Rafa Zafra, que atua com os irmãos Adrià no Heart Ibiza e comanda o Estimar, em Barcelona e Madrid (ESP), o premiado João Oliveira, do Vista (Portugal), a chef Tekuna Gachechiladze, que comanda o Café Littera (em Tiblissi) e é jurada do MasterChef da Georgia, o chef Maksut Askar, proprietário do Neolokal, considerado o restaurante mais badalado de Istambul (Turquia), e o paulistano radicado em Amsterdã Gustavo Bottino, curador do Churrascada, maior evento de churrasco do mundo, além de chef e proprietário do Soil, restaurante de comida vegana na mais badalada cidade holandesa.

Em sua segunda edição presencial, o evento propõe um delicioso intercâmbio cultural através de conexão entre pessoas, em ambiente familiar, propício para confraternizar e compartilhar bons momentos ao redor da comida, música e amigos. Tudo isso em um amplo espaço de 900m² a céu aberto, onde serão montadas dez estações para o preparo das receitas.

Limitado a 500 pessoas, o FOGGO acontecerá das 17h30 às 22h30. Os ingressos já estão à venda no Sympla (valores variam a cada lote e crianças até 6 anos não pagam). Será obrigatório apresentar comprovante de vacinação contra Covid-19, além de usar máscara para entrar no evento. Os parceiros para a realização do Foggo 2022 são SindRio, Fairmont Rio de Janeiro Copacabana, Vinho Mix, Josper Hornos Brasa, Shopping Leblon, Patagonia Cerveza e Águas Pouso Alto. O Fairmont Rio de Janeiro Copacabana oferece desconto para estadas durante o período do evento (código de desconto criado para o período de 09 a 14 de fevereiro: https://fairmontrio.com/?reservar=1&promo=FOGGO)

SERVIÇO:

Foggo 2022
Local: Avenida Afrânio de Melo Franco, 290, Piso G3 – Shopping Leblon
Horário: 17h30 às 22h30
Preço: valor variável de acordo com o lote/data, até R$ 300
Venda de ingressos: https://www.sympla.com.br/foggo-2022-a-odisseia-da-gastronomia-do-fogo__1439904
É necessário apresentar comprovante de vacinação contra Covid-19 e usar máscara para entrar no evento

O FOGGO:

Idealizado por Bruna Amendola (curadora), que se juntou à produtora Vera Livi e aos chefs Marcos Livi e Jimmy McManis, o FOGGO nasceu da vontade de reunir nomes de diferentes nacionalidades para uma troca de experiências, explorando sabores de cada cultura e diferentes técnicas, sempre tendo o fogo como ‘ferramenta’ primordial”. O primeiro encontro se deu em janeiro de 2020, em São Francisco de Paula (RS), para depois seguir de forma híbrida em São Paulo e Rio de Janeiro. Em 2021, por conta da pandemia, o jeito foi se adaptar e realizar o evento de forma híbrida, com almoço e jantar presenciais, seguindo todos os protocolos, acrescentando uma programação digital para quem quisesse aproveitar o espírito do Foggo sem sair de casa. Agora, em 2022, ele volta a ser como foi idealizado: reunindo as pessoas em uma grande celebração, ao ar livre, com toda a segurança e em clima familiar, de amizade e confraternização.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Não estou interessado em compartilhar. Clique aqui para voltar para o conteúdo!
This window will automatically close in 10 seconds
Share via