A cidade do Rio de Janeiro já está confirmada na extensa programação da Semana da Cultura do Chá no Brasil, que acontece entre 29 de julho e 4 de agosto de 2024. O evento contará com workshops, cursos, promoções, degustações e ações especiais promovidas por marcas de chás e infusões no Brasil inteiro, tudo aberto ao público geral nos formatos digital e presencial.
O chá – bebida derivada da planta Camellia sinensis – vem conquistando espaço em cafeterias e ampliando o público carioca que busca por um estilo de vida mais saudável e experiências gastronômicas diferenciadas. Isso porque o chá também se destaca como ingrediente de drinks, smoothies, lattes, sobremesas, pratos salgados e harmonizações.
Chá da tarde e drinks conquistam cariocas
Para Luciane Segarra, consultora de hospitalidade e etiqueta e coordenadora da Semana no Rio de Janeiro, o chá ganhou espaço entre os cariocas por conta do chá da tarde, uma refeição que vem se tornando cada vez mais conhecida no estado, revelando o interesse crescente do carioca pela bebida. “O serviço de chá, acompanhados de pãezinhos, doces e bolos impecavelmente confeitados, dispostos em louças graciosas, é uma experiência muito acolhedora”.
Segundo ela, os drinks com chás também vêm conquistando consumidores como opções de bebidas saudáveis e descoladas, até mesmo durante o happy hour. “A boa aceitação dos chás e, principalmente dos blends (que são misturas de chá com flores, frutas e outras ervas), reflete a busca por uma opção de bebida saudável, elegante e refinada”, explica.
O mercado carioca também está em evolução, com novas marcas de chás especiais nascendo a cada ano. As empresas Espírito do Chá, Coffee Five, A Poesia do Chá, Gan Tea, e Círculos do Chá são algumas das empresas que participarão da Semana da Cultura do Chá no Brasil com eventos e/ou promoções especiais.
“O chá é uma bebida que reflete o acolhimento, o cuidado e a abertura de coração para consigo e para com o próximo”, diz Luciane Segarra.
Semana quer formar público mais crítico
O amadurecimento do mercado do chá no Brasil foi o que motivou a criação da Semana, que está na segunda edição e irá reunir apaixonados pela bebida e empreendedores do setor no Rio de janeiro, além de São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Goiás, Pernambuco, Minas Gerais e Distrito Federal.
A iniciativa nasceu através de amantes e profissionais do chá que compõem o grupo de Empreendedorismo Ético no Mercado de Chá. Este ano, a Semana da Cultura do Chá no Brasil também conta com o apoio da AbChá (Associação Brasileira de Chá).
Em 2022, a primeira edição da Semana contou com 250 empresas convidadas, cerca de 400 atividades e mais de 2.600 participantes, com apoio de embaixadas internacionais.
Um dos grandes objetivos da Semana da Cultura do Chá no Brasil é formar novos públicos e educar o consumidor para que ele consiga valorizar produtos de boa qualidade e fazer melhores escolhas.
As datas das atividades no Rio de Janeiro da Semana da Cultura do Chá no Brasil em breve serão divulgadas no site oficial.
Chá é tendência de consumo e mercado
Dados da pesquisa da Euromonitor International (Agosto/2021) indicam que o consumo de chá e infusões no Brasil cresceu 25% entre 2013 e 2020, quase o dobro da média mundial de 13%, comprovando o vasto interesse dos brasileiros pela bebida e um mercado promissor.
Já a Associação Brasileira de Chá (AbChá), apoiadora do evento, já abraça mais de 100 empresas dedicadas ao produto, incluindo produtores de chá nacionais, localizados no Vale do Ribeira, pólo brasileiro importante no cultivo da Camellia sinensis.
SERVIÇO
SEMANA DO CHÁ NO BRASIL 2024
De 29 de julho a 04 de agosto
Atividades presenciais e online
Programação em breve no site oficial e Instagram do evento.