Rio Encontros 2024

Com o tema “Uma presença que muda a realidade. Pessoas e obras que carregam a esperança”, o evento cultural que ocorre na capital do Rio chega a mais uma edição nos dias 6, 7 e 8 de setembro.

Em setembro ocorre o Rio Encontros, evento voltado à promoção do diálogo com a toda a sociedade através de encontros, palestras e outras manifestações culturais. Esta edição tem três motivos mais que especiais para serem celebrados: a comemoração dos 70 anos do nascimento do Movimento Comunhão e Libertação, dos 40 anos de presença de CL no Rio de Janeiro e de 10 anos desde a primeira edição do evento.

O tema escolhido para este ano é “Uma presença que muda a realidade. Pessoas e obras que carregam a esperança”. O Centro Cultural Fato & Presença, organizador do Rio Encontros, busca, com esse tema, oferecer espaço para que sejam conhecidas experiências que impactaram positivamente realidades difíceis, a partir da fé cristã, sem cair no risco de se parar apenas nas lamentações ou em ideologias.

Durante os três dias de encontro, de 6 a 8 de setembro, todos os visitantes terão a oportunidade de aprofundar a obra de Santa Teresa de Calcutá, através da mostra em painéis “Madre Teresa – Vida, espiritualidade e mensagem”, apresentada no Meeting para a amizade entre os Povos, na Itália, em 2016 e, também, de conhecer a vida do Beato Francisco de Paula Victor através da mostra “Já não há escravo nem livre, pois todos vós sois um em Cristo Jesus” (Cf. Gal 3,28) – Beato Padre Victor: testemunho de fé e de esperança para todos”. Padre Victor, como era conhecido, nasceu escravo na cidade de Campanha, Minas Gerais, mas obteve a alforria após manifestar o desejo de se tornar sacerdote, apoiado por sua madrinha de batismo. Ele, viveu em um momento histórico difícil – a segunda metade do século XIX – e realizou sua vocação mesmo passando por sofrimentos e humilhações, vividos na oferta a Cristo.

 
A mesa-redonda “Compositores de caminhos: esperança e realidade em Elomar Figueira Mello e Caetano Veloso” nos ajudará a aprofundar a sensibilidade humana desses dois grandes compositores da MPB frente aos dramas humanos, seus questionamentos e esperanças.

Além disso, o evento contará com uma mesa-redonda para contar experiências de trabalho com pessoas vítimas de violência e indivíduos privados de liberdade, e outra que tratará da importância dos carismas na Igreja hoje e as mudanças que o Espírito Santo tem inspirado na atualidade.

E, para manter a tradição de interesse pela cultura e pela nossa música, haverá um grande sarau de poesias e cantoria!

O Rio Encontros contará com a presença de palestrantes da Itália e de vários estados do Brasil, a saber: Raílson Barboza, Grace da Justa, João Teixeira de Matos Júnior, Marcela Bertelli, Otoney Alcântara, Francisco Borba Ribeiro Netto, Irmã Joana Nogueira Bustamante, Henrique Soares de Carvalho, Marcel Rofatto, Padre Giuliano Renzi e Dom Filippo Santoro.

Maiores informações podem ser obtidas através do site do Centro Cultural Fato & Presença ou do perfil do Rio Encontros no Instagram: www.fatopresenca.org.br / @rioencontrosoficial

RIO ENCONTROS
De 6 a 8 de setembro de 2024
Local: Colégio Zaccaria – Rua do Catete n.113 – Catete
Rio de Janeiro – RJ

*Para a entrada é pedida a doação de 1kg de alimentos para a obra social da Capela de Nossa Senhora Mãe da Divina Providência, ligada ao colégio.