Rio: Fórum ‘Cultura+Diversidade’ oferece cursos e empregos na Biblioteca Parque

Lançado em 2017, o Fórum ‘Cultura+Diversidade’ chega a sua 10ª edição, e pelo sexto ano seguido será realizado na cidade do Rio de Janeiro.  A iniciativa, que já faz parte do calendário oficial de eventos do Estado, é uma ação independente. E será realizado na Biblioteca Parque Estadual, no Centro do Rio, nos dias 28 e 29 de novembro, a partir das 10h. Neste ano, o ‘Circuito Dia D’, do Instituto Rede Incluir, também irá participar do Fórum, levando diversas vagas para pessoas com deficiência e reabilitados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

“A ação do Fórum propõe ser um espaço de acolhimento e integração de diferentes ações sociais. É um espaço representativo de fala para todas as ações de capacitação, empregabilidade e apoio ao empreendedorismo com foco em todas as expressões de diversidade”, destaca José Carlos, presidente da Drum Brasil, realizadora do Fórum.

Oportunidades

Na ocasião, mais de 20 empresas, entidades e secretarias parceiras participarão da iniciativa. Serão apresentadas dezenas de iniciativas nos diversos pilares da capacitação, ofertas de emprego. E, nesta edição, uma novidade, a Cultura Maker, Ciência, Tecnologia e Robótica para Jovens se fará presente. Também serão apresentadas boas práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização (ESG) para jovens e crianças. Serão mais de 300 vagas.

“A maior restrição de liberdade e prosperidade de um ser e um povo, não é a que lhe retiram, mas aquela que se impõe pela condução da mente. Quais se destacam? Ainda é cedo para pontuar, ainda é prematuro para abordar destaques. Não há destaques. Há muito trabalho e muito que se mudar. Somos o Fórum Cultura + Diversidade e acreditamos na verdadeira agenda de transformação social pela inovação, cultura, educação, novos comportamentos inclusivos e transformação final como processo”, diz José Carlos.

O ‘Circuito Dia D’ no Fórum

A ação ‘Circuito Dia D’, do Instituto Rede Incluir, já é conhecida pela inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e será realizada em conjunto com o Fórum ‘Cultura+Diversidade 2023’. O Circuito é um evento organizado pela Rede Incluir, a Superintendência Regional do Trabalho, Ministério Público do Trabalho e em parceria com a Drum Brasil.

Vagas

Nesta edição ‘Fórum Cultura+Diversidade’, serão oferecidas mais de 300 vagas de empregos em áreas diversas em mais de 30 empresas.

Confira a programação do Fórum

O Fórum ‘Cultura+Diversidade’ começa a partir das 9h com o credenciamento dos participantes e visitantes. E esse credenciamento ficará ativo durante todo o evento até às 17h. Também durante esse período será realizada a Feira de Empregos e Capacitação.

A partir das 10h começarão os painéis de debate, oficinas que poderão ser conferidas em nosso site www.forumculturamaisdiveraidade.org Festival Literário ‘Rio Diversidade’, que vai rolar o dia todo até às 17h.

Na terça, dia 28, o evento começa com a Mesa de Abertura que vai até às 11h. Depois terão diversos painéis ao longo do dia. Confira a lista abaixo:

11h às 12h15: Painel 1 – Inovação e diversidade como ferramenta de transformação.

Reunindo representantes de entidades e empresas ligadas às áreas de inovação e tecnologia, este painel vai debater de que maneira estratégias de inclusão podem ser poderosas ferramentas na contribuição para um mundo cada vez mais conectado e plural.

14h às 15h30: Painel 2 – A diversidade na construção dos Destinos e como fator de estímulo ao Turismo.

Neste painel vamos apresentar iniciativas de entidades e agentes diversos que, pelo olhar e ações de acolhimento e apoio à projetos voltados à qualificação do setor com foco na diversidade, estimulam ambientes e relações mais acolhedoras, promovendo melhores destinos e entregas no campo do Turismo.

15h30 às 17h: Painel 3 – Da Geração Z aos 50+ – desafios e oportunidades da intergeracionalidade.

A Geração Z (nascidos entre 1995 e 2010) vêm provocando grandes transformações num mercado de trabalho em que a expectativa de tempo de serviço aumenta cada vez mais. Este painel vai debater as principais características deste mercado intergeracional, marcado por profissionais engajados em pautas sociais e de sustentabilidade, integrando experiência e maior habilidade com tecnologia, e o papel das empresas na atração e retenção destes talentos.

No dia 29, quarta-feira, o evento retorna com mais uma maratona de painéis:

10h às 12h: Painel 4 – Combate ao Bullying e outros desafios para uma educação inclusiva.

Neste painel vamos apresentar a importância da educação inclusiva no combate ao bullying e da implementação do ensino afro-indígena na rede escolar, debater os desafios enfrentados pelos profissionais de ensino e o que pode ser feito para evitar o crescente número de ataques ocorridos nas escolas.

Este painel se divide em duas etapas:
Etapa 1 – Das 10h às 11h – Combate ao preconceito na primeira infância
Etapa 2 – Das 11h às 12h – Como atuar na conscientização de jovens e adultos?

14h às 15h30: Painel 5 – Visibilidade e potência.

Este painel vai reunir importantes expressões das causas sociais e da diversidade que jogam luz sobre segmentos constantemente invisibilizados da sociedade, apresentando suas experiências de vida e de trabalho como potências inspiradoras.

15h30 às 17h: Painel 6 – Transversalidade inclusiva: Estratégias de integração dos pilares da diversidade.

Um painel que representa o nosso Fórum, de grande complexidade e provocação, este painel vai reunir representantes do movimento negro, da comunidade LGBTQIA+, das pessoas com deficiência, da diversidade etária, povos diversos, de gênero e demais segmentos inclusivos para traçarem estratégias de integração dessas causas, apostando na transversalidade como valor.

Também terá a Sala Multiuso com diversas oficinas:

Dia 28/11 – Terça-feira
11h às 12h: Oficina 1 – Autismo na Idade Adulta
13h às 14h: Stand-up Comedy: Como superar, inovar e construir
14h às 15h: Roda de Conversa – Da Exclusão à valorização: A jornada das pessoas com deficiência rumo à empregabilidade
15h às 16h: Oficina 2 – Tecnologia na palma das mãos para idosos
16h às 17h: Oficina 3 – Etarismo e as dificuldades na empregabilidade dos idosos

Dia 29/11- Quarta-feira
10h às 12h: A importância do autoconhecimento na formação de novos líderes geracionais.

Roda de conversa com a consultoria de gestão da intergeracionalidade Pontes & Conexões.

A ação ‘Cultura Maker – Meninas Pretas das Favelas na Ciência, Tecnologia e Robótica’ funcionará nos dois dias de evento. Contará com palestras, oficinas, workshops e espaço de conhecimento. Funcionará das 10h às 17h30, nos dias 28 e 29 de novembro. Consulte toda programação da ação no site oficial: www.culturamaker.org.br

Serviço:

Evento:Fórum ‘Cultura+Diversidade 2023.
Dias 28 e 29 de novembro.
Horário: 10h
Endereço: Biblioteca Parque Estadual, na Av. Pres. Vargas, 1261, centro do Rio.

Related posts

Jantar de Ano Novo no Xerelete 

Tragédia em Gramado: Queda de avião mata família de empresário e fere 17

Inteligência Artificial: principais tendências e impacto no mercado de trabalho em 2024