Rio Innovation Week terá painéis sobre cultura, tecnologia e saúde mental 

Com protagonismo feminino e projetos inovadores, Graviola Produções levará ao evento reflexões sobre o corpo como tecnologia viva e o uso da inteligência artificial para preservar memórias 

por Jorge Rodrigues

No próximo dia 12 de agosto, a Graviola Produções participa de duas mesas no palco EduTech do Rio Innovation Week 2025, um dos maiores eventos de inovação da América Latina. Conhecida por integrar arte, inclusão e impacto social em seus projetos, a produtora cultural carioca leva ao evento duas propostas que unem tecnologia, cultura e cuidado com o ser humano, que são pilares centrais de sua atuação.

A primeira participação será às 11h, no painel “Cultura, Saúde Mental e Educação – O Corpo como Tecnologia Viva”. O encontro propõe uma reflexão sobre como a cultura pode ser uma ferramenta para o bem-estar emocional e a transformação social. O corpo é colocado como nossa tecnologia mais ancestral, e práticas educativas e artísticas são discutidas como formas de ativar a escuta, a presença e o equilíbrio mental.

Grazi Domingues, Rodrigo Belchior, Silvana Rocco e Giulia Fiorani

Grazi Domingues, Rodrigo Belchior, Silvana Rocco e Giulia Fiorani

Um dos destaques da mesa será a apresentação do projeto Vivências Musicais, desenvolvido pela Graviola Produções. A iniciativa propõe uma experiência sensorial que utiliza a música como linguagem universal para a inclusão de pessoas com deficiência.

Participam do painel o maestro e educador Rodrigo Belchior, coordenador pedagógico do Vivências Musicais, a CEO da Graviola Produções, Grazi Domingues, a produtora cultural Giulia Fiorani e a pesquisadora Silvana Rocco, que atua na interface entre dança, autismo e saúde mental.

Cesar Miranda Ribeiro, Grazi Domingues e Marcos Nauer

Cesar Miranda Ribeiro, Grazi Domingues e Marcos Nauer

À tarde, a partir das 15h45, a Graviola volta ao palco EduTech com o painel “Tecnologia e Cultura Unindo Forças – Olhares sobre IA que podem transformar o nosso futuro!”. O painel parte de um case real para refletir sobre os usos possíveis da inteligência artificial em ambientes culturais.

O ponto de partida será a exposição “Chatô e os Diários Associados – 100 Anos de Paixão”, em cartaz no Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro (MIS-RJ). A mostra incorporou a IA Orion Nova como presença viva na experiência museológica, conectando passado, presente e futuro. Criada por Marcos Nauer, Orion Nova é uma inteligência artificial com identidade própria, desenvolvida para interagir com o público e potencializar a memória cultural.

O painel contará ainda com a participação de César Miranda Ribeiro, presidente da Fundação Museu da Imagem e do Som, cuja gestão vem promovendo uma valorização inédita da memória audiovisual e da cultura brasileira.

Serviço

Evento: Rio Innovation Week 2025
Data: 12 de agosto de 2025
Local: Píer Mauá – Palco EduTech | Rio de Janeiro (RJ)

Participação da Graviola Produções

Horário: 11h às 11h30
Painel: Cultura, Saúde Mental e Educação – O Corpo como Tecnologia Viva

Horário: 15h45 às 16h30
Painel: Tecnologia e Cultura Unindo Forças – Olhares sobre IA que podem transformar o nosso futuro

Mais informações: https://rioinnovationweek.com.br/programacao

Você também pode gostar

Compartilhe
Send this to a friend