Rio lança projeto para monitorar tubarões e raias com apoio da população

O Rio de Janeiro vai sediar no próximo dia 18 de julho, às 18h, no auditório do AquaRio, o lançamento do projeto “Tubarões e Raias Cariocas”, que pretende envolver mergulhadores, pescadores, caçadores submarinos, banhistas e esportistas no monitoramento desses animais ao longo da costa fluminense.

A iniciativa vai criar um banco de dados colaborativo e de acesso público a partir de fotos e vídeos enviados pela população por meio de formulário online acessado via QR Code ou diretamente pelo Link. As imagens e informações desses encontros, como fotos do corpo, do ventre ou da cabeça dos animais, ajudam a identificar espécie, sexo e estágio de desenvolvimento, mostrando onde e como usam os ambientes costeiros do Rio de Janeiro.

Predadores essenciais para o equilíbrio dos oceanos, tubarões, quimeras e raias ajudam a manter teias alimentares que sustentam atividades como pesca e turismo, além de garantir a segurança alimentar de populações de baixa renda que dependem de ecossistemas sadios. Mesmo assim, 37% das espécies avaliadas estão ameaçadas de extinção, resultado de décadas de pesca excessiva e degradação ambiental.

Reconhecida em 2025 pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) como Área Importante para Tubarões e Raias (ISRA), a costa metropolitana do Rio de Janeiro abriga uma grande diversidade desses animais e a Baía de Guanabara ainda funciona como berçário para várias espécies, como a raia-borboleta (Gymnura altavela).

O projeto é realizado pelo Instituto Museu Aquário Marinho do Rio de Janeiro (IMAM-AquaRio), pelo Laboratório de Biologia e Tecnologia Pesqueira (BioTecPesca), do Instituto de Biologia da UFRJ e pela Euceano.org.

Related posts

Wine Mix Experience retorna ao La Mole Barra com mais de 70 rótulos para degustação

Movimento Um Dia no Parque celebra os 25 anos do SNUC com mobilização nacional em 450 Unidades de Conservação

CelebraRio realiza: Maior evento católico do Brasil no Rio de Janeiro (RJ)