O Rio Open anuncia o artista carioca Marcos Chaves como o autor da obra que ilustra o pôster oficial da 12ª edição do torneio e será apresentada em breve, reforçando, mais uma vez, a vocação do evento de integrar esporte, cultura e entretenimento. Apresentado pela Claro, o único torneio ATP 500 da América do Sul será realizado entre 14 e 22 de fevereiro de 2026, no Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro.
Nascido em 1961, Marcos Chaves é um dos principais nomes da arte contemporânea brasileira. Desde os anos 1980, desenvolve uma produção marcada pela apropriação e pela intervenção, explorando diferentes linguagens e suportes, como objetos, fotografias, vídeos, desenhos, palavras e sons. Sua trajetória inclui participações em importantes bienais internacionais, como São Paulo, Havana, Cerveira, Luleå e Mercosul, além de exposições em instituições de prestígio como o Mori Art Museum (Tóquio), o Martin-Gropius-Bau (Berlim), o Ludwig Museum, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e o Museu de Arte de São Paulo (MASP).
Desde 2015, o Rio Open convida um artista brasileiro para assinar o cartaz oficial do torneio, em uma iniciativa inspirada na tradição dos grandes torneios. Ao longo dos anos, nomes como Tomaz Viana, Daniel Azulay, Carlos Vergara, Raul Mourão, José Bechara, Maxwell Alexandre, Barrão, Anna Bella Geiger e Luiz Zerbini já participaram do projeto, que reafirma o Rio Open como um evento que vai além das quadras e celebra a diversidade e a força da cultura brasileira.
Rio Open
O Rio Open é o principal torneio de tênis da América do Sul e o único ATP 500 do continente. Realizado anualmente no Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro, o evento reúne grandes nomes do tênis mundial e atrai mais de 65 mil pessoas por edição ao longo de nove dias de torneio, movimentando cerca de R$ 170 milhões na economia fluminense e gerando mais de 5 mil empregos diretos e indiretos.
Transmitido ao vivo para mais de 140 países, o torneio reforça a imagem do Rio como destino global do esporte e do entretenimento. Comprometido com a sustentabilidade, a diversidade e a inclusão social, é carbono neutro desde 2020, reconhecido pela ONU, e promove iniciativas por meio do programa Rio Open Ace, que beneficia crianças e jovens de projetos sociais com oportunidades de desenvolvimento por meio do esporte.
Rio Open 2026
O Rio Open 2026 conta com patrocínio máster da Claro, patrocínio de XP, Mubadala, Shell, BetNacional, Black Princess, ENGIE, Emirates e Zurich. Também participam as empresas Rolex, KIA, Ademicon, Seara Gourmet, EMS Farmacêutica, Alubar, Wellhub, B3, Star+, Disney Cruise Line, White Martins, Rede D’Or, Tegra Incorporadora, IBMEC, Café Melitta, PremieRpet, Zetaflex, Shopping Leblon, ALLOS, Sorvete Magnum, Copa Energia e Grey Goose.
A Fila é responsável pelo material esportivo oficial, e a Wilson fornece a bola oficial do torneio. A Worldwine assina o espumante e vinho oficiais, enquanto a Lider Interiores fornece o mobiliário do Corcovado Club, Espaço Pedra da Gávea e Players Lounge.
O SporTV é a emissora oficial do evento, transmitindo todos os jogos da quadra central para o Brasil e mais de 140 países via ATP Media. O torneio é incentivado pela Secretaria Especial do Esporte do Ministério do Esporte, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, e pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer.
O Rio Open é uma promoção da IMM com realização do ICT – Instituto Carioca de Tênis.
Mais informações:
