Rio recebe Festa Literária Criança Arteira com programação gratuita para crianças e famílias

A Festa Literária Criança Arteira chega ao Rio de Janeiro nos dias 27 a 29 de novembro, ocupando a Arena Cultural Dicró, na Penha Circular, com uma programação gratuita voltada para crianças, famílias, educadores e projetos sociais da região das 10h às 13h. O evento celebra a literatura como ferramenta de transformação social e promove atividades que unem arte, leitura, afeto e pertencimento.

Idealizada pela Paiol Cultural, a iniciativa busca democratizar o acesso à literatura infantil e estimular o hábito da leitura desde a infância.  O projeto Festa Literária Criança Arteira é realizado com recursos do Edital Feiras Literárias – Edição Rio Capital Mundial do Livro, integrado à Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), promovido pelo Governo Federal, Ministério da Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura.

“A Festa Literária Criança Arteira é sobre encantamento, escuta e pertencimento. Queremos que cada criança tenha a oportunidade de acessar livros, se veja nas histórias e se reconheça como leitora desde cedo”, afirma Jessica Santos, fundadora e diretora executiva da Paiol Cultural.

Na quinta-feira, 27 de novembro, a programação terá início com o projeto “Poesia pra ver com as mãos”, que propõe explorar formas de trabalhar a leitura por meio de materiais que envolvem toque, textura, som e movimento, ampliando o repertório criativo e imaginativo das crianças. A atividade será transmitida às 19h pelo Instagram da Paiol Cultural. Já às 20h, no YouTube da Paiol Cultural, será transmitida “Leitura para todos: autonomia e inclusão através de livros acessíveis”, abordando como o braille e outros formatos acessíveis garantem o direito à leitura e ampliam a participação de todas as crianças.

Na sexta-feira, dia 28 de novembro, três escolas da região participam de uma manhã repleta de atividades. A recepção às 10h será feita pela Trupe Nóia Cia, com intervenções artísticas e lúdicas. Em seguida, haverá contação de histórias “Baile da Quebradinha” com Vanessa  Henriques  e oficinas criativas. A programação segue com o espetáculo infantil da Trupe Nóia Cia – “Cri Cri o Girassol Literário”, além de espaço livre para brincadeiras.

Na sexta-feira, 28 de novembro, a programação segue com atividade online. Às 19h30, pelo Instagram da Paiol Cultural, acontece a roda de conversa “Ver-se e ser visto: representações de tudo e de todos na literatura”, que discute a presença  ou ausência de pessoas com deficiência na literatura infantil e a importância da representatividade e inclusão desde cedo.

No sábado, dia 29 de novembro, dois projetos sociais são convidados para vivenciar uma experiência literária e afetiva. A manhã começa com a recepção da Trupe Nóia Cia, seguida por uma roda de conversa com Elaine Marcelina, Karen Lamego e a Emmanuele Santos,  mediada pela professora e artesã Renata França. A conversa tem como tema “Leitura e Ancestralidade: Conexões que atravessam o tempo”, refletindo sobre como as histórias passadas de geração em geração fortalecem o pertencimento e a identidade das crianças.

A programação segue com uma mini oficina de marcadores de livros com Mayara Albino, o lançamento do livro Cecília e o Morro do Vulcão, da autora Hanny Saraiva, e a contação de histórias “Zuri e os instrumentos musicais”, apresentada por Karen Lamego. Pais e responsáveis também participam da oficina Bordado e Poesia, com Karen Souza, que une arte e reflexão. O encerramento será com o espetáculo “Cri Cri e o Girassol Circo Pocket”, da Trupe Nóia Cia. Durante todo o evento, haverá espaço livre para brincar.

Escritores da Zona Norte e região  foram convidados a expor seus livros durante a programação de sábado, fortalecendo a participação de autores locais e valorizando a produção literária da região. A iniciativa busca ampliar a visibilidade desses escritores e promover um contato direto com o público, incentivando o acesso à leitura e a circulação de obras independentes.

Programação:

27/11 (quinta-feira)

Poesia pra ver com as mãos

  • Transmissão online:
  • 19h – Instagram: @PaiolCultural

Leitura para todos: autonomia e inclusão através de livros acessíveis

  • Transmissão online:
  • 20h – YouTube @PaiolCultural

28/11 (sexta-feira)

Local: Parque Ari Barroso – Arena Dicró (Entrada pela Rua Flora Lôbo, s/n – Penha Circular)

  • Receptivo com Trupe Nóia Cia (mágico e perna de pau)
  • Contação de histórias Baile da Quebradinha com Vanessa  Henriques
  • Oficina de arte educação com Jandiara Luiza Freire
  • Mini oficina de marcadores de livros com Mayara Albino
  • Espaço livre brincar com mediação durante todo o evento
  • Espetáculo Cri Cri e o Girassol literário

Live:  “Ver-se e ser visto: representações de tudo e de todos na literatura” às 19h30 no Instagram da Paiol Cultural

29/11 (sábado)

Local: Parque Ari Barroso – Arena Dicró

  • Receptivo com Trupe Nóia Cia
  • Roda de conversa “Leitura e Ancestralidade: Conexões que atravessam o tempo”
  • Com: Elaine Marcelina, Karen Lamego e Emmanuele Santos
  • Mediação: Renata França
  • Mini oficina de marcadores de livros com Mayara Albino
  • Lançamento do livro Cecília e o Morro do Vulcão, com Hanny Saraiva
  • Exposição de autores locais
  • Contação de histórias “Zuri e os instrumentos musicais”, com Karen Lamego
  • Oficina Bordado e Poesia, com Karen Souza
  • Espetáculo “Cri Cri e o Girassol Circo Pocket”, com Trupe Nóia Cia
  • Espaço livre brincar

Serviço: 

Data: 27 a 29 de novembro de 2025, das 10h às 13h
Local: Arena Dicró – Parque Ari Barroso – Entrada pela Rua Flora Lôbo, s/n – Penha Circular.
Programação completa: Instagram https://instagram.com/paiolcultural

Related posts

Izabela Toledo lança o livro ‘Segredos para Mexer o Doce’, utilizando metáforas culinárias para falar das experiências diárias da vida

Uma das pioneiras do afrofuturismo no Brasil, Sandra Menezes, apresenta desafios da vivência negra em livro de contos do universo fantástico

O fim do jogo: Uma história de burnout, superação e renascimento