Rio recebe pela primeira vez o projeto musical lusófono “Meu Bairro, Minha Língua” 

Vinicius Terra & Banda / foto: Bruna Monique

Pela primeira vez no Rio de Janeiro, o projeto “Meu Bairro, Minha Língua” chega com uma proposta musical inédita, a #CaravanaErrejota. Promovendo a valorização de nossas raízes culturais e a riqueza da língua portuguesa, de 25 de janeiro a 16 de fevereiro, Vinicius Terra & Banda farão quatro apresentações gratuitas em diversos espaços culturais da cidade. No repertório estão músicas autorais e releituras de clássicos, que unem gêneros como boombap, afrobeat, trap, samba, fado e bossa nova, refletindo as múltiplas influências que formam o Brasil. Com participações especiais e batalhas de rima, o evento já passou por grandes cidades brasileiras, como São Paulo, Brasília e Belém do Pará, e se tornou um ponto de conexão entre os artistas lusófonos.

Fazendo sua estreia na Cidade Maravilhosa no próximo sábado (25), os shows  acontecem no Teatro Ruth Souza, em Santa Teresa, a partir das 19h. A caravana do “Meu Bairro, Minha Língua”, que conta com participações de cantoras como Luciane Dom e Bela Ciavatta, segue no dia 1° de fevereiro para a Tijuca e passa por Bangu no dia 07 do mesmo mês. Nesta etapa, entra em cena a Batalha Terra do Rap, com rodas de MCs de diversas regiões do Rio, que vão duelar pelo prêmio de uma viagem de intercâmbio para acompanhar a tour em Portugal de “Vinicius Terra & Banda”. O vencedor será descoberto no dia 16 de fevereiro dentro do Festival Terra do Rap, que acontece na Pavuna, unindo assim os dois eventos.

Idealizado por Vinicius Terra, artista e ativista cultural da Pavuna, o movimento “Meu Bairro, Minha Língua” surgiu através do sucesso da canção de mesmo nome, em colaboração com Elza Soares, Linn da Quebrada e os artistas portugueses Dino D’Santiago e Sara Correia. Lançada com videoclipe em 2021, a música faz parte do acervo do Museu da Língua Portuguesa e sua mensagem traz uma poderosa expressão da identidade e da conexão linguística. O projeto também ganhou formato de série, com depoimentos dos artistas envolvidos em seis episódios e está disponível no Globoplay. Uma segunda temporada começa a ser gravada nesta caravana no Rio de Janeiro.

“Meu Bairro, Minha Língua é uma jornada de redescoberta das influências musicais que moldaram a cidade do Rio de Janeiro, explorando assim os encontros e desencontros históricos e culturais trazidos pela diáspora africana e pela música que atravessa o Oceano Atlântico. Eu tenho muito orgulho deste trabalho, que mistura música, clipe e documentário, e tem como objetivo resgatar raízes e estudar o futuro da língua portuguesa, tendo os bairros periféricos como foco das diferentes manifestações culturais. Queremos mostrar que a língua é nossa, das ruas, e por isso ela está viva!”, declara o idealizador Vinicius Terra.

Contemplado no Edital “Viva o Talento!” da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro – Secretaria Municipal de Cultura, Ministério da Cultura, Governo Federal, através da Lei Paulo Gustavo, o evento “Meu Bairro, Minha Língua” – #CaravanaErrejota apresenta Vinicius Terra nos vocais, acompanhado da banda formada por Gabriel Marinho (bateria e beats), Paulo Canuto (guitarra) e Rodrigo Ferrera (contrabaixo).

Serviço

“Meu Bairro, Minha Língua” – #CaravanaErrejota
Vinicius Terra & Banda + rodas culturais locais + participações especiais

Data: 25/01 (sábado), 19h – Parque das Ruínas / Teatro Ruth Souza, em Santa Teresa 

Endereço: R. Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa

Data: 01/02 (sábado), 17h – Centro de Referência da Música Carioca Artur da Távola, na Tijuca

Endereço: Rua Conde de Bonfim, 824 – Tijuca

Data: 07/02 (sexta), 19h – Arena Carioca Hermeto Paschoal, em Bangu 

Endereço: Praça 1º de maio s/nº – Bangu

Data: 16/02 (domingo), 14h – Arena Carioca Jovelina Pérola Negra, na Pavuna

Endereço: Praça Enio s/n – Pavuna

Classificação: 16 anos
Entrada Franca, sujeito a lotação. Retirada de ingressos através da plataforma Sympla.

Mais informações: 

https://www.meubairrominhalingua.cc/

www.instagram.com/meubairrominhalingua

Related posts

Carioquíssima “Jazz Festival & Brasilidades” agita o fim de semana na Glória em edição especial focada em apresentações musicais e artes

Festival Clássicos do Brasil com Orquestra Petrobras Sinfônica em show gratuito no Teatro Municipal Raul Cortez em Duque de Caxias

Thaïs Morell apresenta show do álbum “Quatro Cantos” com participação especial de Renata Rosa no Sesc Tijuca