No dia 13 de abril, o Centro Cultural Cordão do Bola Preta será palco da primeira edição do “RIO RITMOS”, um evento que celebra a riqueza musical e cultural do Rio de Janeiro. A partir das 14h, o público poderá curtir três grandes atrações que representam a essência sonora da cidade: Confraria Carioca, Blocobuster e Passinho Carioca.
Deborah Marins e Alan Hauer, fundadores da Harmonie Produções e idealizadores do evento, se lançaram com o festival musical “MIAAU – Mostra de Integração Artística Autoral”, que teve sua primeira edição realizada em 2023 no Teatro Cesgranrio e promoveu um intercâmbio cultural entre artistas independentes. Agora, com “RIO RITMOS” o objetivo da dupla é conectar diferentes expressões artísticas, promovendo a diversidade e a identidade cultural do Rio de Janeiro, seja por meio do samba, do funk ou da energia do Carnaval.
“O Rio Ritmos nasceu do desejo de valorizar a cultura da nossa cidade, e só foi possível através do edital Integra Rio, que contempla iniciativas culturais voltadas para o Rio de Janeiro. Como minha maior intimidade é a música, quis criar algo que representasse nossos ritmos, como samba, funk e bossa nova. Depois, surgiu a ideia de incluir um bloco de Carnaval, para que o evento ficasse mais ainda com a cara da cidade”, explica Deborah.
Alan conta que as atrações foram escolhidas justamente pensando na diversidade sonora. “O Confraria Carioca, por exemplo, é um dos melhores grupos de samba e pagode do Rio. Eles representam muito bem tanto o samba raiz quanto o contemporâneo e trazem o pagode de forma autêntica”, detalha Hauer.
O grupo Confraria Carioca, formado por Rodolfo Britto, Endrigo Manhães, Nanda Monteiro, Lucas Bernardo e Felipe Araújo, promete um show marcado por arranjos legítimos e pela alegria característica do samba carioca. Para esta edição, Deborah Marins fará uma participação especial, exaltando a presença feminina no gênero musical.
“O samba sem as mulheres nunca foi samba. Desde cedo, tivemos sambistas maravilhosas, mulheres fortes que ajudaram a construir essa história. A Nanda Monteiro, que lidera o Confraria Carioca, é uma cantora com raízes no samba. Fazer uma participação ao lado dela neste evento, é uma forma de dar continuidade a essas vozes femininas e honrar todas as sambistas que lutaram para fortalecer o gênero”, ressalta Deborah.
O Blocobuster, criado em 2019, já se tornou um dos blocos temáticos mais inovadores do Carnaval do Rio, misturando a energia dos tradicionais com referências de trilhas sonoras de filmes, séries e novelas. Já a Cia Passinho Carioca, fundada em 2015, leva o funk e o passinho para palcos de grande relevância. Com apresentações no Rock in Rio, Theatro Municipal e Rio Parada Funk, o grupo vem promovendo a inclusão social por meio da dança, do teatro e do canto.
Para Alan, um dos organizadores do evento, a participação do Passinho Carioca é essencial para a proposta do festival. E conta: “O Passinho Carioca foi um achado. Quando entrei em contato com o grupo, já conhecia o trabalho deles, mas foi só ao conversar mais que percebi o impacto do projeto. Eles dão oportunidade para crianças e adolescentes das comunidades aprenderem e viverem a arte. Isso transforma vidas”.
O evento, além de um encontro musical, busca ser uma experiência transformadora para o público. “Queremos que quem vem para curtir o samba conheça o passinho, que quem gosta de filmes e séries se envolva com o repertório do Carnaval. Nosso grande objetivo é essa fusão de ritmo: além de quebrar preconceitos, unir pessoas e mostrar a riqueza da nossa cultura”, finaliza Hauer.
Os ingressos gratuitos são garantidos até 15h30, com tolerância de 5 minutos e podem ser retirados no site da Sympla. Após esse horário, a entrada gratuita perde a validade, mas ainda será possível adquirir ingressos por R$20,00 no Sympla ou na bilheteria do evento.
Serviço
Local: Centro Cultural Cordão do Bola Preta
Data: 13 de abril de 2025
Horário: A partir das 14h
Ingressos: Gratuitos pelo Sympla (garantia de acesso até 15h30) | R$ 20,00 após esgotamento do lote gratuito
Link: https://www.sympla.com.