Rio Sem Preconceito

Rio Sem Preconceito

●   MC Carol, Caio Prado, Roberta Sá e Samba que Elas Querem são algumas das atrações que se apresentam a partir das 17h, na casa de shows da Lapa

● Vídeo sobre métodos de prevenção conta com mais de 30 artistas como Marcelo D2, Dira Paes e Camila Pitanga, entre outros. A direção é de Candé Salles

● Monumentos serão iluminados em vermelho no dia 01º/12. Este é o décimo ano que o Rio figura entre as capitais mundiais reconhecidas pela ONG “(RED)”, de Bono Vox, que luta pela eliminação do HIV

●  Secretaria Municipal de Saúde fará anúncio inédito sobre mais um método de prevenção que será adotado na rede municipal de saúde. Campanha de testagem vai durar a semana inteira

30 pessoas morrem de AIDS por dia no Brasil.

É com essa afirmação – que causa espanto na população por ser um dado atual – que tem início o vídeo da campanha “Cuide-se Camisinha Teste-se Use PrEP”, criada pela Coordenadoria da Diversidade Sexual (CDS-Rio), órgão ligado à Casa Civil da Prefeitura do Rio de Janeiro, com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O filme, que tem direção de Candé Salles e conta com 38 nomes conhecidos por todo o Brasil, será lançado no domingo, 01/12, Dia Mundial de Luta contra a AIDS, em um show gratuito no Circo Voador, na Lapa. O evento terá início às 17h e está dentro do programa “Rio Sem Preconceito”, criado pela CDS-Rio em 2011, quando Carlos Tufvesson iniciou sua carreira como coordenador da Diversidade Sexual do município, na primeira gestão de Eduardo Paes como prefeito do Rio de Janeiro. O intuito de todas as ações é, como diz o título, lutar por uma cidade unida, sem segregação, seja com pessoas que vivem com HIV, ou com quem é vítima de LGBTQIA+fobia, racismo, xenofobia, machismo ou intolerância religiosa, por exemplo. A cada ano, unimos mais vozes contra todos os tipos de preconceitos.

Com as portas abertas, entrada franca e no intuito de construir uma plateia diversa e plural, a CDS-Rio,  a SMS e o Circo Voador convidam cariocas e turistas para um fim de tarde dominical de música, informação e prevenção. No palco, as moças do “Samba Que Elas Querem” convidam MC Carol, Caio Prado e Roberta Sá para uma deliciosa miscelânea musical. A cultura Ballroom será representada por Wallandra, que convida Baby Ball. O Deejay Pivete fica responsável pelo som no início e no final do evento. A escolha dos nomes que vão ocupar o palco mais charmoso da Lapa no domingo demonstra a diversidade musical e a força do evento. Cada um desses artistas possui uma legião de fãs e a capacidade de alcançar diferentes públicos e ampliar o alcance da mensagem.

“É quase uma marca das nossas campanhas no programa “Rio Sem Preconceito”, aliar informação, serviços para a população e cultura. Dessa vez, vamos falar sobre métodos de prevenção às ISTs disponíveis gratuitamente na rede municipal de saúde. Queremos chegar a cada vez mais pessoas. Por isso, a diversidade também está no palco, com direito a samba, MPB, funk e a cultura Ballroom. Queremos comunicar o maior número de pessoas, para reduzirmos dados como o citado no início do nosso filme”, explica Tufvesson, que sublinha outra fala exposta na campanha: “O maior índice de infecção é entre jovens de 15 a 29 anos. É para esse público que queremos falar, principalmente”. Os índices oficiais, que são do Ministério da Saúde, foram divulgados em 2022.

A campanha terá sua primeira exibição pública durante a apresentação de domingo no Circo Voador. O vídeo conta com nomes como Camila Pitanga, David Jr., Heloisa Perissé, Pedro Neschling, Dira Paes, Marcelo D2 e mais 32 artistas conhecidos do público em geral. Com roteiro de Lais Pimentel, o filme reforça que a desinformação é uma das barreiras que levam cada vez mais pessoas a contraírem o vírus do HIV.  A campanha enfatiza a importância da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e da Profilaxia Pós-Exposição (PEP), duas ferramentas poderosas para a prevenção do HIV. A PrEP, por exemplo, é um medicamento diário que pode reduzir significativamente o risco de infecção em pessoas que não têm HIV. Já a PEP, é uma medida de prevenção de urgência contra o HIV, às hepatites virais e outras ISTs. Ela consiste no uso de medicamentos para reduzir o risco de adquirir essas doenças.

MONUMENTOS EM VERMELHO – RIO DE JANEIRO É UMA DAS CAPITAIS MUNDIAIS QUE APOIAM A INICIATIVA DA ONG “(RED)”, CAPITANEADA POR BONO VOX

Pelo décimo ano, o Rio de Janeiro vai iluminar pontos emblemáticos da cidade na cor vermelha no dia 01º de dezembro. A ação, idealizada pela ONG (RED) – fundada pelo cantor Bono Vox – divulga a prevenção e luta pela eliminação do vírus da Aids. Vários monumentos espalhados pelo mundo também têm sua iluminação em vermelho nesta data para lembrar a importância do uso de preservativos e da solidariedade com milhões de pessoas que vivem com HIV. O Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o monumento Estácio de Sá, a Passarela da Rocinha e a Câmara dos Vereadores são alguns dos locais que estarão com sua iluminação em vermelho. A cor é uma referência ao laço vermelho, que simboliza a solidariedade de pessoas ao redor do mundo. A previsão é que as luzes vermelhas sejam acesas a partir de 18h. A iluminação do Cristo em solidariedade aos portadores da doença será realizada entre 19h30 e 20h30.

PRIMEIRA SEMANA DO MÊS SERÁ MARCADA PELO DEZEMBRO VERMELHO NA REDE MUNICIPAL DE SAÚDE

É importante oferecer pleno acesso às informações sobre os diversos métodos e formas de prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Diante disso, unidades de saúde do município do Rio de Janeiro estão intensificando a testagem para HIV e outras ISTs a partir desta primeira semana de dezembro. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce, ampliando o acesso à informação, a exames e tratamentos durante o Dezembro Vermelho. O dia D da campanha será no sábado 7 de dezembro.

“Em dezembro intensificamos as ações de conscientização sobre o HIV/AIDS e infecções sexualmente transmissíveis. As ISTs são um problema de saúde pública relevante e a Secretaria Municipal de Saúde do Rio mantém esforços constantes para o seu controle. As unidades municipais dispõem de equipes aptas a orientar para a prevenção, diagnosticar precocemente e oferecer tratamento adequado. Também dispomos do Centro de Prevenção Combinada, que disponibiliza PrEP e outros métodos de domingo a domingo, e o Centro Especializado em Infectologia, para o tratamento desses pacientes”, informa o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.

O secretário pretende anunciar mais um método de prevenção no palco do Circo Voador, que será disponibilizado em toda a rede de saúde da cidade ainda neste ano. “Certamente, este domingo será marcado pelo avanço que daremos para garantir a saúde do nosso município. Precisamos difundir essas informações”, pede Tufvesson, animado com mais essa etapa na história da prevenção às ISTs no Rio de Janeiro. Todas as unidades de Atenção Primária do município estão aptas a orientar, conscientizar, testar e tratar  infecções sexualmente transmissíveis. Todo o tratamento e medicamentos são oferecidos gratuitamente pelo SUS. “Apesar de intensificarmos as ações neste mês, a prevenção deve ser feita em todo o ano! Portanto, orientamos a população a sempre procurar a equipe de saúde da família de referência para se manter orientado e atualizado”, completa Soranz.

Além das unidades de saúde, a SMS também amplia o acesso à testagem com a ação VanBora!, uma van com equipe de saúde que circula nos principais pontos de aglomeração, em festas e eventos, levando testagem, orientação e vacinação para o público presente. No domingo, a VanBora! estará no Circo Voador durante a tarde de lançamento da campanha.

Serviço:

Show – Rio Sem Preconceito – Dia Mundial de Luta contra a AIDS

Lançamento da campanha de prevenção: “Cuide-se Camisinha Teste-se Use PrEP”

Domingo, 01 de dezembro, 17h

Atrações:

Samba Que Elas Querem convida MC Carol,  Caio Prado e Roberta Sá

Wallandra convida Baby Ball

Deejay Pivete

Circo Voador – R. dos Arcos s/nº – Lapa

ENTRADA GRATUITA

CLASSIFICAÇÃO: LIVRE

Mando anexadas fotos e release em word. 

Acha que tem chance, meu amigo, por favor? 

Related posts

Tragédia em Gramado: Queda de avião mata família de empresário e fere 17

Inteligência Artificial: principais tendências e impacto no mercado de trabalho em 2024

Cantora Duda Estrela, conta como enfrentou os desafios na era digital