Rocinha recebeu ação inédita de turismo seguro para mulheres com apoio de motoclube e projetos locais

por Redação

A Rocinha foi palco, no domingo, 07/12, de uma iniciativa inédita que uniu turismo, protagonismo feminino e valorização do território. Um grupo de mulheres fez um tour pelos principais mirantes da comunidade acompanhadas por motociclistas do Motoclube Redentoras, formado exclusivamente por mulheres. A ação também contou com a participação do projeto Rocinha em Foco, iniciativa de moradoras empreendedoras que fortalece negócios locais e incentiva a autonomia econômica dentro da favela. Organizado pelo Grupo Via Capi, o evento foi realizado em parceria com o Na Favela e conta com apoio da Secretaria de Turismo do Estado.

O passeio fez parte das iniciativas do Via Ellas, selo do Grupo Via Capi destinado exclusivamente ao público feminino. O Via Ellas promove ações sociais em parceria com ONGs e empresas que buscam contribuir de forma efetiva para o empreendedorismo e a sororidade feminina. A proposta é engajar cada vez mais mulheres em uma grande rede de apoio e colaboração, por meio de debates sobre temas essenciais ao desenvolvimento feminino — incluindo autonomia financeira, segurança, saúde emocional e acesso a oportunidades.

Durante o tour, as participantes seguiram até os mirantes mais conhecidos da comunidade, onde foram recebidas para uma roda de conversa e atividades voltadas ao fortalecimento feminino e à valorização da Rocinha. Durante o trajeto, elas receberam explicações dos guias locais sobre os pontos turísticos e a história da comunidade.

O encontro também destacou iniciativas locais que vêm transformando a favela em um polo de criatividade, inovação e empreendedorismo liderado por mulheres. A iniciativa reforça a expansão de um modelo de turismo seguro, inclusivo e conduzido por mulheres, que busca ampliar narrativas positivas sobre as favelas cariocas e reconhecer o papel central das moradoras na construção desse futuro.

Você também pode gostar

Compartilhe
Send this to a friend