Início » Rock Brasil 40 anos apresenta 25 shows em cinco dias de festival na Marina da Glória, no Rio

Rock Brasil 40 anos apresenta 25 shows em cinco dias de festival na Marina da Glória, no Rio

De 20 a 24 de abril, o espaço, com capacidade para 10 mil pessoas, recebe os maiores nomes do rock nacional

por Redação
Arnaldo Antunes, Nando Reis, Titãs e Marina Lima se apresentam nos dois primeiros dias do Rock Brasil na Marina da Glória (Fotos: Divulgação)

O Rock Brasil 40 Anos está de volta ao Rio de Janeiro, desta vez com shows das mais icônicas bandas brasileiras, na Marina da Glória. Depois de passar por Belo Horizonte e São Paulo, o festival, que começou com os primeiros eventos-teste no Rio em outubro de 2021, na Praça da Pira (Candelária), agora realiza sua maior etapa, de 20 a 24 de abril, com shows para 10 mil pessoas por dia. É a melhor opção musical para cariocas e turistas curtirem o feriadão de Carnaval.

Nos cinco dias de evento, artistas e bandas que marcaram a cena musical brasileira nos anos 80 como Os Paralamas do Sucesso, Titãs, Barão Vermelho, Arnaldo Antunes, Marina Lima, Blitz, Plebe Rude, Capital Inicial, Biquini Cavadão, Flausino & Sideral, Leoni, Leo Jaime, Ultraje a Rigor, Ira!, Camisa de Vênus, Paulo Ricardo, CeLEEbration (banda de Beto Lee com repertório da mãe, Rita), Humberto Gessinger, Frejat, Nando Reis, George Israel e Fernando Magalhães vão subir ao palco para tocar os maiores sucessos da década de 80 (veja a programação completa abaixo). As apresentações serão transmitidas ao vivo exclusivamente pelo Canal Brasil, exibidor oficial da etapa carioca do festival.

Os ingressos estão à venda pelo site Ingresso Certo com preços a partir de R$110. No dia 20 de abril, com a virada de lotes, o valor dos ingressos vai aumentar. Clientes Banco do Brasil com cartão Ourocard têm 50% de desconto. Clientes Premmia, programa de fidelidade dos Postos Petrobras, têm vantagens na compra de ingressos para as datas de acordo com suas pontuações, mais informações no site do Premmia.

Um palco de 34 x 12 metros está sendo montado no local, em uma área de 12.000 m². O espaço também vai contar com uma praça de alimentação com diversos quiosques e food trucks, postos médicos, um espaço instagramável e uma pop up store só com t-shirts exclusivas da label Osklen Music. Os estantes Vibra e Ourocard também são opções de entretenimento para os visitantes. O espaço da Vibra oferece diferentes opções de videogames musicais, como Guitar Hero, para quem quiser sentir a energia e protagonizar um show de rock. O espaço Ourocard vai abrigar uma exposição de fotos e a exibição de filmes ligados à cena do rock brasileiro.

Todos os protocolos sanitários exigidos pela Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária, serão seguidos à risca para garantir a segurança do público.

SHOWS – Idealizado pelo produtor Peck Mecenas para celebrar os 40 anos do rock nacional, que tem como marco inicial a inauguração do Circo Voador nas areias do Arpoador, no Rio, no verão de 1982, o Rock Brasil 40 Anos é a maior homenagem de todos os tempos ao rock brasileiro. Na etapa Marina da Glória, George Israel abre o festival no dia 20 de abril com um super show instrumental. Em seguida, Frejat, Nando Reis, Marina Lima e Arnaldo Antunes sobem ao palco para agitar a Marina da Glória. No dia seguinte o público vai curtir os sucessos de Ira!, Titãs, Plebe Rude e Camisa de Vênus, enquanto o show instrumental fica por conta de Fernando Magalhães. Na sexta de carnaval (22 de abril), o som de Fernanda Abreu, Paulo Ricardo, Blitz e Biquíni Cavadão comandam a noite, com mais um show instrumental de George Israel. No sábado (23), Leo Jaime, Humberto Gessinger, a banda CeLEEbration (que toca sucessos de Rita Lee), Capital Inicial e o guitarrista Fernando Magalhães se apresentam. O último dia reúne Barão Vermelho, Os Paralamas do Sucesso, George Israel com show instrumental, Bebel Gilberto com Flausino & Sideral cantando Cazuza e Bruce Gomlevsky cantando Renato Russo.

TRANSMISSÃO AO VIVO – O Canal Brasil é o exibidor oficial da segunda etapa do Rock Brasil 40 Anos no Rio e transmite ao vivo, direto da Marina da Glória, os principais shows do evento. A transmissão acontece, a partir das 20h25, nos dias 20/04, 22/04, 23/04 e 24/04; e a partir das 19h, no dia 21/04. Em um set montado atrás do palco, a apresentadora Simone Zuccolotto e o comentarista Charles Gavin, ex-integrante dos Titãs, vão receber os artistas antes e após suas apresentações. Os repórteres Maria Clara Senra e Roger Lerina também participam da cobertura do canal, com bastidores e entrevistas exclusivas.

LOJA OFICIAL – A loja será o ponto de venda exclusivo de uma edição limitada de t-shirts da Osklen Rock Brasil 40 Anos, com cinco modelos que celebram o gênero musical com estampas únicas criadas pelos designers da marca. Quem comprar uma camiseta vai ganhar um gift único: uma palheta de guitarra da Osklen. O preço das T-shirt será de R$ 197,00.

DATAS SHOWS — MARINA DA GLÓRIA — RIO DE JANEIRO

20/04 (quarta-feira) – Abertura dos portões às 18h

  • George Israel: 19h
  • Arnaldo Antunes: 20h30
  • Marina Lima: 22h15
  • Nando Reis: 23h45
  • Frejat: 01h30

21/04 (quinta-feira) – Abertura dos portões às 14h

  • Fernando Magalhães: 16h
  • Plebe Rude: 17h30
  • Titãs: 19h15
  • Ira!: 21h
  • Camisa de Vênus: 22h45

22/04 (sexta-feira) – Abertura dos portões às 18h

  • George Israel: 19h
  • Fernanda Abreu: 20h30
  • Biquini Cavadão: 22h10
  • Blitz: 00h
  • Paulo Ricardo: 01h45

23/04 (sábado) – Abertura dos portões às 18h

  • Fernando Magalhães: 19h
  • Leo Jaime: 20h30
  • Humberto Gessinger: 22h10
  • CeLEEBration: 00h
  • Capital Inicial: 01h15

24/04 (domingo) – Abertura dos portões às 14h

  • Bruce Gomlevsky canta Renato Russo: 16h
  • George Israel: 18h30
  • Barão Vermelho: 20h
  • Os Paralamas do Sucesso: 21h45
  • Flausino & Sideral cantam Cazuza: 23h45

DIA 20/04:

GEORGE ISRAEL – Compositor, saxofonista e guitarrista carioca, George Israel integrou o Kid Abelho desde sua formação, em 1981. Se dedica a carreira solo desde 2007, tendo lançado três álbuns. Atualmente, faz parte da banda Os Britos, formada nos anos 90, tocando músicas da tradicional banda britânica The Beatles. Em 2018, criou junto com Toni Garrido e Felipe Cambraia o grupo Black Carlos, que toca canções de Roberto e Erasmo Carlos nos estilos funk e soul.

ARNALDO ANTUNES – Músico, compositor, poeta e artista visual, Arnaldo Antunes marca a cena musical brasileira desde a década de 80. Integrou os Titãs até 1992 e formou junto com Marisa Monte e Carlinhos Brown o trio Tribalistas, em 2002. É conhecido em todo país como um dos principais compositores brasileiros, tendo escrito grandes sucessos como “Alma”, “Velha Infância”, “Vilarejo” e “Beija Eu”.

MARINA LIMA – Primeira artista mulher a assinar um contrato com a gravadora Warner, a carioca Marina Lima conta com uma discografia que soma 21 álbuns com influências que passam pelo rock, blues, bossa-nova, pop e música eletrônica. Seus grandes sucessos como “Me Chama”, “Fullgás”, “Pra Começar” e “Uma noite e ½” foram a trilha sonora de muitas gerações de brasileiros desde a década de 80.

NANDO REIS – Cantor e compositor, Nando Reis escreveu músicas que alcançaram sucesso em todo país em sua voz ou na de outros artistas. Um dos membros que fundou os Titãs, ele segue carreira solo desde 2002, trabalhando de forma independente desde 2012. Desde os anos 80, trabalha em parceria com grandes nomes da música brasileira como Cássia Eller, Samuel Rosa (Skank), Marisa Monte, Gilberto Gil, Anavitória e Duda Beat.

FREJAT – Cantor, compositor, guitarrista e produtor, Frejat foi um dos grandes parceiros de Cazuza desde a época em que os dois fizeram parte da banda Barão Vermelho na década de 80. Em 2017 saiu oficialmente do Barão Vermelho e foca, desde então, na sua carreira solo. Possui 16 álbuns lançados com o Barão Vermelho e quatro álbuns de estúdio solo. Entre suas composições mais conhecidas estão “Pro Dia Nascer Feliz”, “Segredos” e “Amor Pra Recomeçar”.

DIA 21/04:

FERNANDO MAGALHÃES – Guitarrista do Barão Vermelho desde 1987, Fernando Magalhães possui dois álbuns solo e também toca na banda Os Lenhadores, de Rodrigo Santos. Já trabalhou em parceria com nomes como Blitz, Zélia Duncan, Lobão e Gabriel, o Pensador. Produziu também três álbuns da banda Detonautas nos anos 2000. Dentre os grandes sucessos que compôs estão “Meus Bons Amigos” (com Guto Goffi e Maurício Barros) e “Pedra, Flor e Espinho” (com Frejat e Dulce Quental).

PLEBE RUDE – A banda de punk rock formada em Brasília nos anos 80 é formada hoje por Philippe Seabra (vocais e guitarra), Clemente Nascimento (vocais e guitarra), André X (baixo e vocais) e Marcelo Capucci (bateria). Surgiu da famosa “Turma da Colina”, grupo de jovens que se reuniam em uma área habitacional da Universidade de Brasília, na época em que a censura da Ditadura Militar proibia determinadas canções. O estilo e repertório da banda é caracterizado por fortes críticas sociais e políticas, reflexo da época em que foi formada.

TITÃS – Uma das bandas icônicas da cena musical dos anos 80, os Titãs começaram tocando pop-rock alternativo mas já passaram por outros gêneros como punk rock, grunge, MPB e new wave ao longo de quase 40 anos de carreira. Atualmente a banda é composta por Sergio Britto (voz, teclado e baixo), Tony Bellotto (guitarra) e Branco Mello (voz e baixo) – este último, porém, afastado do palco enquanto se recupera do tratamento da retirada de um tumor da hipofaringe. Os três são acompanhados por Beto Lee (guitarra) e Marco Fabre (bateria).

IRA! – Com raízes no punk rock, a banda formada em 1981 em São Paulo é responsável por grandes sucessos do rock nacional como “Núcleo Base”, “Mudança de Comportamento”, “Envelheço na Cidade” e “Flores em Você”. O grupo ficou separado entre 2007 e 2014, mas retornou aos palcos com Nasi, Edgard Scandurra, Evaristo Pádua e Johnny Boy.

CAMISA DE VÊNUS – A banda formada em Salvador nos anos 80 permanece ativa até hoje. Dona de hits como “Bete Morreu”, “Eu Não Matei Joana D’Arc”, “Hoje” e “Sílvia”, o grupo lançou durante a pandemia o álbum “Agulha no Palheiro”, com músicas inéditas. É composta por Marcelo Nova (vocal e guitarra), Robério Santana (contrabaixo), Drake Nova (guitarra, violão, órgão, piano, cigar box e backing vocals), Leandro Dalle (guitarra, violão e backing vocals) e Celio Glouster (bateria).

DIA 22/04:

FERNANDA ABREU – Conhecida por ser uma das precursoras do chamado pop dançante no Brasil, Fernanda Abreu começou sua carreira como backing vocal da banda de rock Blitz, no início dos anos 80, participando de três álbuns lançados pelo grupo do período. Após sair da Blitz em 1986, focou na carreira solo lançando músicas icônicas como “Rio 40 Graus”, “Garota Sangue Bom” e “Veneno da Lata”.

BIQUINI CAVADÃO – Criada em 1985 no Rio de Janeiro, a Biquini Cavadão marcou a cena musical com hits como “Ida e Volta”, “Meu Reino”, “Vento Ventania” e “Tédio”. Atualmente é formada por Bruno Gouveia (vocal), Carlos Coelho (guitarra), Miguel Flores (teclado) e Álvaro Birita (bateria). A banda tem 14 álbuns de estúdio lançados, o último (“Através dos Tempos”) foi lançado no final de 2021.

BLITZ – Uma das precursoras do rock brasileiro, Blitz lançou sucessos que marcaram gerações como “Você Não Soube Me Amar” e “Mais Uma de Amor”. A formação atual conta com Evandro Mesquita, Billy Forghieri, Juba, Cláudia Niemeyer, Rogério Meanda, Andréa Coutinho e Nicole Cyrne. Nomes como Fernanda Abreu e Lobão já integraram a banda em seu início na década de 80.

PAULO RICARDO – O carioca Paulo Ricardo, conhecido atualmente pela popular “Vida Real”, música-tema de abertura do reality show Big Brother Brasil, marcou a música brasileira. Criou, em 1988, a banda RPM que, apesar de ter mais de 200 mil cópias vendidas do primeiro álbum, só permaneceu ativa por um ano. O artista seguiu carreira solo, lançando músicas de sucesso como “A Um Passo da Eternidade”, “Sonho Lindo” e “Tudo Por Nada”. Trabalhou em parceria com artistas como Rita Lee e Renato Russo.

DIA 23/04:

LEO JAIME – Cantor e compositor, Leo Jaime integrou a formação original da banda carioca de rockabilly (subgênero do rock) João Penca e Seus Miquinhos Amestrados. Após sair do grupo, o cantor optou por seguir carreira solo e tem oito álbuns lançados. Leo Jaime também atua como ator, tendo participado de novelas, filmes e peças de teatro.

HUMBERTO GESSINGER – Ex-integrante da banda Engenheiros do Hawaii, o gaúcho Humberto Gessinger é vocalista, baixista, pianista, violoncelista, gaitista e acordeonista. Após 11 anos como vocalista do Engenheiros do Hawaii, o músico lançou sua carreira solo. Em 2013, lançou seu primeiro álbum “Insular”, possui outros cinco álbuns de estúdio. Seu gênero predominante é o Rock, mas possui influências da música gaúcha.

CELEEBRATION – A banda CeLEEbration homenageia a vida e obra de Rita Lee. Organizado pelo filho da cantora, Beto Lee, o repertório da banda relembra a trajetória da “Rainha do Rock”, que marcou a cena musical brasileira desde a década de 80.

CAPITAL INICIAL – Formada pelos irmãos Fê e Flávio Lemos em 1982, em Brasília, a banda original de Brasília deixou sua marca na história do rock nacional com hits como “Primeiros Erros”, “Música Urbana”, “Fátima” e “Psicopata” e tem 14 álbuns lançados. Atualmente é composta por Dinho Ouro Preto, Fê Lemos, Flávio Lemos, Yves Passarell, Fabiano Carelli e Robledo Silva.

DIA 24/04:

BRUCE GOMLEVSKY – O ator, produtor e diretor carioca Bruce Gomlevsky homenageia o cantor Renato Russo, ex-vocalista do Legião Urbana, cantando seus grandes sucessos que marcaram as décadas de 80 e 90.

BARÃO VERMELHO – Considerada uma das bandas de rock mais influentes dos anos 80, Barão Vermelho contou com nomes de peso como Cazuza e Frejat. Foi eleita a melhor banda do ano de 1991. Atualmente é composta por Rodrigo Suricato (vocal, guitarra, violão), Fernando Magalhães (guitarra e vocais de apoio), Guto Goffi (bateria e percussão) e Maurício Barros (teclado, vocais de apoio e baixo).

OS PARALAMAS DO SUCESSO – Formada por Herbert Vianna (guitarra e vocal), Bi Ribeiro (baixo) e João Barone (bateria), a banda formada em Seropédica (RJ) alcançou sucesso na década de 80. Inicialmente misturando rock com reggae, os Paralamas passaram a agregar ao seu som instrumentos de sopro e ritmos latinos. Com treze álbuns, a banda lançou sucessos como “Aonde Quer Que Eu Vá”, “Lanterna dos Afogados” e “Perplexo”.

FLAUSINO & SIDERAL – A dupla formada pelos irmãos Rogério Flausino (vocalista do Jota Quest) e Wilson Sideral se apresenta no palco do Rock Brasil 40 anos juntamente com a cantora e compositora Bebel Gilberto, amiga de Cazuza que compôs com ele os sucessos “Eu Preciso Dizer Que Te Amo”, “Amigos de Bar” e “Mais Feliz”.

Com patrocínio Ourocard e Vibra Energia, e realização do Centro Cultural Banco do Brasil, Peck Produções, Secretaria Especial da Cultura e Governo Federal, o festival Rock Brasil 40 Anos terá ainda outra etapa, a última desta edição, em Brasília, com uma enorme programação musical e cultural que se estende até junho de 2022.

SERVIÇO ROCK BRASIL 40 ANOS:

*clientes Banco do Brasil com cartão Ourocard têm 50% de desconto no valor do ingresso, não cumulativo com o benefício de meia entrada legal.

Valores Ingressos Shows Marina da Glória

A partir de R$110,00* no site Ingresso Certo

*Preços sujeitos a alteração a partir do dia 20/04 com a virada dos lotes.

Artigos relacionados

1 comentário

Anderson abril 22, 2022 - 9:16 am

Informações sobre RPM tudo errado

Responder

Deixe um comentário

Não estou interessado em compartilhar. Clique aqui para voltar para o conteúdo!
This window will automatically close in 10 seconds
Share via