Rock in Rio inova com o ‘Dia Brasil’: o maior encontro da história da música brasileira será dia 21 de setembro, com sertanejo, funk, samba, jazz e muito mais

por Rafael Gomes

O Festival também lidera movimento para combater a fome e a pobreza no país

A organização do Rock in Rio reuniu a imprensa durante uma coletiva na Grande Sala da Cidade das Artes, na segunda, dia 29 de abril, para anunciar novidades sobre o evento, entre elas que o maior encontro da história da música brasileira já tem data e local para acontecer: 21 de setembro, na Cidade do Rock.

O Dia Brasil irá da MPB ao Sertanejo, do Trap ao Samba, do Rock ao Funk, passando por muitos outros ritmos. Nesta data, um movimento inédito nos 40 anos de história do maior festival de música e entretenimento do mundo irá abraçar a música nacional e um mundo melhor.

No fim do evento todos foram surpreendidos com mais de 60 artistas nacionais no palco da cidade do Rock, entre eles Alcione, Jorge Aragão, Mc Daniel, Mc Cabelinho, Dinho Ouro Preto, Ana Castela, Daniela Mercury, Filipe Ret, MC Ryan SP, Chitãozinho & Xororó, Junior, Gloria Groove, Jão, Alcione, Criolo, Djonga, Leila Pinheiro, Wanda Sá, Claudio Zoli, Hyldon, Jonathan Ferr, Antônio Adolpho, MC Dricka, MC Livinho, Xamã, Luiza Sonza, Ivete Sangalo, Simone Mendes, Pericles, Ferrugem, Marvilla, Tico Santa Cruz, Tony Garrido, Detonautas, entre outros, que em uma ação inédita se reuniram na Cidade das Artes para a gravação de um clipe da música “Deixa o Coração Falar”, composta especialmente para este movimento. A canção provocará uma reflexão de união e irá incentivar sobre a importância do diálogo e do abraço para superar divisões no mundo. O cliepe oficial serpa lançado no Fantástico no domingo, dia 5 de maio.

No total, 72 cantores fazem parte deste momento histórico em prol da união para promover um mundo melhor, com a música sendo um fio condutor e agente mobilizador para uma ampla convocação. Será por meio do Dia Brasil, que o Rock in Rio vai atuar para chamar a atenção de uma nação inteira para duas das maiores causas urgentes no país hoje: o combate à fome e a superação da pobreza, em parceria com as ONGs Ação da Cidadania, desde já recebendo a doação de 1,5 milhão de pratos de comida, e Gerando Falcões, que por meio do projeto Favela 3D vai transformar a vida de 250 famílias nas regiões do Buraco e Sessenta do Morro da Providência.

A organização também anunciou que os direitos dos artistas que estão na composição serão destinados às duas ONGs parceiras do festival na luta contra a fome e a pobreza.

O Rock in Rio também vai criar produtos licenciados que terão seus lucros revertidos em doações, além de promover leilões de instrumentos autografados. O público também poderá se engajar e participar, doando no site oficial do Rock in Rio e durante a compra de ingressos.

“Está na hora da gente mobilizar mais uma vez as pessoas, assim como fizemos em 1985, pós ditadura, e, em 2001, quando paralisamos todas as emissoras de rádio e TV por três minutos para provocar as pessoas a refletirem sobre o papel de cada um de nós na construção de um mundo melhor. O Rock in Rio sempre foi disruptivo ao unir na Cidade do Rock as mais diferentes tribos, como o funk, metal, trap, bossa nova, rock, pop e eletrônico. Para esta edição, em que celebramos os nossos 40 anos de história, este movimento será ainda maior e mais potente. Não é sobre música, mas sobre pessoas. Vamos nos abraçar e cantar, pela união, pela paz, pelo combate à fome e no combate à pobreza. Vamos todos caminhar em uma só direção: o público, os artistas, a organização e as marcas, nossos parceiros. Queremos resgatar justamente o sentimento de união do povo brasileiro, uma característica única que temos, mas que foi se perdendo nos últimos anos. Já está na hora de humanizar a nossa relação. Precisamos conversar e escutar mais uns aos outros. Essa união e esse abraço são justamente a proposta do movimento que vem do Dia Brasil. Sempre tive este momento desenhado na minha cabeça e acho que está na hora certa de concretizar esse sonho. Um dia inteiro de Rock in Rio somente com artistas brasileiros em prol de um mundo melhor. Será histórico, uma revolução”, destaca Roberto Medina, presidente da Rock World, empresa que criou, organiza e produz o Rock in Rio e o The Town.

O Rock in Rio é um grande espaço de celebração e música — e as marcas que patrocinam e apoiam o festival reforçam as causas, assim como o Itaú, patrocinador master do festival e que, portanto, está junto promovendo um impacto positivo em todas as causas abraçadas, além de apresentar o Dia Brasil, em celebração aos 100 anos do banco. “É a oitava edição que participamos do Rock in Rio e, esse ano, a nossa parceria se torna ainda mais especial, com o anúncio de uma plataforma que reflete um momento importante da nossa sociedade: a diversidade da nossa cultura. Ao mesmo tempo, essa iniciativa reforça muitos dos pilares que constroem a identidade desse País, pois a música tem a característica de refletir o espírito do tempo e antecipar tendências que estão latentes nas pessoas. A música é Feita de Futuro, uma característica do nosso movimento de 100 anos que respeita o legado sem perder a capacidade de se desafiar e inovar”, destaca Eduardo Tracanella, diretor de Marketing do Itaú.

O Rock in Rio foi criado para dar voz a uma juventude que buscava por liberdade de expressão e usou a música como ferramenta para mostrar que pessoas de origens, raças e crenças diferentes poderiam viver em paz e harmonia, no mesmo espaço. 40 anos depois, o festival volta a criar uma mobilização semelhante, propondo mais uma vez que a música seja um poderoso instrumento para o resgate de relações, de um país, de uma sociedade que está dividida.

Um dia para entrar na história do Rock in Rio

Em um momento inédito em sua trajetória, o Rock in Rio anuncia o Dia Brasil, uma experiência que será ainda mais recheada de atrações e novidades para o público presente na Cidade do Rock. Além de shows ainda maiores nos palcos, o público poderá conhecer e aproveitar todos os outros espaços deste grande parque do entretenimento, como os brinquedos, o musical “Sonhos, Lama e Rock and Roll”, a Gourmet Square, a Babilônia Feira Hype, o Lounge Club, os restaurantes do Global Village, as ativações de marcas, um novo espaço com experiências imersivas onde a música, o entretenimento e a tecnologia se encontram, entre outros.

E não para por aí! Este 21 de setembro entrará para a história do festival como um dia ainda maior e mais especial! Nos palcos, a música brasileira será a protagonista, enquanto a plateia entrega um espetáculo à parte no gramado. Imagine um dia inteiro dedicado aos grandes artistas da música nacional dos mais variados ritmos e estilos musicais. Será o maior momento da história da música brasileira, com shows únicos e especialmente preparados para o privilégio de quem estará na Cidade do Rock assistir. Em cada apresentação, um encontro de nomes importantes de cada gênero. No sertanejo, Luan Santana, Ana Castela, Simone Mendes, Chitãozinho & Xororó junto com a Orquestra Sinfônica de Heliópolis. Um encontro memorável — todos eles, juntos, no palco do Rock in Rio. Outros ritmos, como Pop, Rock, MPB, Trap, Samba, Rap, Bossa Nova, Soul, Funk e Eletrônica, também terão seus próprios encontros inéditos. Além, é claro, da queima de fogos tradicional que sempre entrega uma emoção sem igual.  “Este dia será lembrado para sempre como um capítulo especial na história do Rock in Rio. O festival sempre foi um lugar que celebra a música em todas as suas formas. Agora, nesta edição comemorativa dos nossos 40 anos, estamos exaltando ainda mais a riqueza musical do nosso país. Com o Dia Brasil vamos fazer uma festa para enaltecer a qualidade ímpar da música brasileira e toda a diversidade de ritmos que fazem parte desse cenário. Queremos criar uma experiência que surpreenda, sabendo que o país se destaca mundialmente pela paixão à música. Será uma celebração especial, reunindo artistas e fãs em uma jornada memorável e imersiva de conexão musical e cultural.” destaca Zé Ricardo, vice-presidente artístico da Rock World.

FOTOS GRAÇA PAES/ZAPP NEWS

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via