Rolé Carioca promove visita guiada ao Instituto Municipal Nise da Silveira em homenagem à luta antimanicomial

Rolé Carioca - Foto: Thiago Diniz

Moradores do Rio de Janeiro terão a oportunidade de saber um pouco mais sobre a história da saúde mental no Brasil por meio da arte e da cultura. O Rolé Visita, ação realizada pelo Rolé Carioca que fomenta a formação cultural a partir da vivência da cidade, promoverá, no próximo dia 24, uma visita diferenciada ao Instituto Municipal Nise da Silveira e ao Museu de Imagens do Inconsciente, localizados no bairro do Engenho de Dentro, Zona Norte da cidade. O evento marca uma homenagem ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado em 18 de maio, data que reforça a importância da dignidade, liberdade e cidadania para pessoas em sofrimento psíquico. A proposta é provocar reflexões sobre os caminhos da saúde mental no Brasil a partir do legado da médica psiquiatra Nise da Silveira (1905–1999), pioneira na utilização da arte como forma de expressão e tratamento terapêutico. A participação é gratuita e livre de inscrições.

Para Isabel Seixas, idealizadora do Rolé Carioca, a história de uma cidade se constroi a partir das vivências de diferentes pessoas, que percorrem caminhos diversos e ocupam distintos espaços ao longo do tempo. “O Rolé Visita no Instituto Municipal Nise da Silveira contribui para valorizar o protagonismo daqueles que por séculos foram marginalizados nas narrativas sobre o Rio de Janeiro. Ao caminhar por esses lugares de memória, os participantes podem adquirir, aprofundar e compartilhar conhecimentos. Esse contato é também um dos fatores que colaboram com a preservação e valorização dos bens históricos da cidade”, comenta.

Durante o passeio, os participantes serão guiados por espaços históricos do Instituto Municipal Nise da Silveira, como o pavilhão onde funcionava o antigo Centro Psiquiátrico Pedro II, o Memorial da Loucura, o Museu de Imagens do Inconsciente e o Pavilhão Odilon Gallotti, onde foram gravadas cenas do filme Ainda Estou Aqui, estrelado por Fernanda Torres e vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional. A instituição reúne um acervo com mais de 360 mil obras produzidas por pessoas em tratamento psiquiátrico, em ateliês de pintura, modelagem e outras práticas expressivas.

“O Rolé é uma oportunidade de lançar novos olhares sobre a cidade, e nada mais simbólico do que revisitarmos a história da luta antimanicomial através da arte e da resistência de Nise da Silveira. A cidade é um grande espaço de aprendizagem, e o museu é um território que convida à escuta e ao acolhimento”, finaliza Isabel.

Próximos Rolés abertos ao público

  • 28 de Junho – Rolé Visita FIOCRUZ

  • 26 de Julho – Rolé Férias em Paquetá

  • 31 de Agosto – Rolé pela Presença Indígena em Jacarepaguá

  • 27 de Setembro – Rolé Justiça Climática em Realengo

Projeto Rolé Carioca

O Rolé Carioca é uma ferramenta prática de educação patrimonial que colabora na difusão de conteúdos históricos da cidade, e do pertencimento territorial de jovens em realidades sócio-econômicas vulnerabilizadas. Seu intuito é a formação cultural a partir de experiências que convidam estudantes a praticar a cidade para melhor conhecê-la e, consequente, apropriar-se de suas histórias e de seus espaços.

Os roteiros e territórios visam a disseminação e a vivência de uma memória histórica da cidade mais democrática, representativa e antirracista. Com uma postura decolonial, o Rolé tem como premissa apresentar histórias apagadas ou inviabilizadas e propõe também uma revisão histórica dos símbolos, arquitetura e personagens. O projeto é ao mesmo tempo uma ferramenta de educação e de cidadania, que amplia acessos e gera meios de identificação com a história e o patrimônio.

Este projeto é realizado pela Lei de Incentivo à Cultura, Secretaria Especial de Integração Metropolitana – SEIM, do Programa Integra Rio e Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, e conta com co-realização do Rolé Carioca, Olamidé Cultura e Pressa Filmes; Patrocínio da Estácio do Instituto Yduqs, First RH Group, White Martins, TechnipFMC, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei ISS; e Realização do estúdio M’Baraká, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Serviço
Rolê Visita Instituto Municipal Nise da Silveira
Data: 24 de maio de 2025 (sexta-feira), às 10h
Local: Instituto Municipal Nise da Silveira (Rua Ramiro Magalhães, 521 – Engenho de Dentro) O passeio é gratuito e livre de inscrições.

Para mais informações, @rolecarioca no Instagram.

Related posts

Clube do Ser realiza mais uma edição no Rio de Janeiro

Escritas Subversivas – Substantivo Feminino estreia festival que transforma a Praça dos Direitos Humanos em um polo de celebração da literatura produzida por mulheres periféricas

Com presença de Carol Barcellos, embaixadora, Luta Pela Paz celebra 25 anos em festa no Museu de Arte do Rio