A Editora Blimunda e a Esmal – Escola Superior da Magistratura de Alagoas tem o prazer de anunciar o lançamento do livro “Rompendo Silêncios – O Encarceramento de Mulheres em Alagoas”, escrito por Nathália Wanderley. O evento acontecerá na quinta-feira, dia 17 de agosto, às 20h, no estande da Esmal, localizado no Centro de Convenção de Maceió.
A obra de Nathália Wanderley apresenta uma abordagem inovadora ao explorar o encarceramento de mulheres em Alagoas. Embasada em um referencial teórico sólido e contemporâneo, a pesquisa transita entre Criminologia, Sociologia Criminal e Direito Penal. Além disso, a autora se apoia em epistemologias feministas que desafiam a produção de conhecimento universal, focando nas experiências históricas das mulheres como alicerces para compreender as razões pelas quais o sistema de justiça criminal recai sobre os corpos femininos, perpetuando o controle exercido sobre elas na esfera privada.
Nathália Wanderley mergulhou na história das mulheres e das prisões femininas, identificando no contexto das estruturas de poder patriarcal as ferramentas opressoras que se utilizam do silêncio e do mito como instrumentos que moldam as práticas punitivas. A autora destaca, especialmente, a realidade das mulheres negras, que constituem a maioria da população carcerária feminina e são alvo de um sistema que reforça desigualdades.
Elaine Pimentel, na apresentação do livro, ressalta a importância dessa obra como um marco na compreensão das dinâmicas do sistema de justiça criminal e na luta pela equidade de gênero e racial.
Convidamos a imprensa e o público a participar deste lançamento significativo, que contribui para o debate essencial sobre justiça, gênero e sociedade.
Serviço
LANÇAMENTO DE LIVRO: “ROMPENDO SILÊNCIOS – O Encarceramento de Mulheres em Alagoas”
Data e horário: Quinta-feira, dia 17 de agosto, às 20h
Local: Estande da Esmal – Centro de Convenções de Maceió
FICHA TÉCNICA
ano 2023
270 páginas formato 16×23
ISBN 978-65-84685-26-0
texto de 4a capa Elita Isabella Morais Dorvillé de Araújo | edição Bruna Schlindwein Zeni | revisão ortográfica Maria Eduarda Ribeiro | capa Laura Guidali Amaral e Anelizzy Marianna Souto Santos | projeto gráfico Laura Guidali Amaral