Roteiro idílico da OIÁ Casa Lençóis conecta Santo Amaro e Patacas em seis dias de imersão nos Lençóis Maranhenses

Travessia entre o município e a comunidade, um dos cenários mais remotos e exuberantes da região, pode ser feito em veículos 4x4 e inclui a opção de uma caminhada de 4 horas, tempo estimado de um trekking inesquecível de 12 Km

por Redação
Roteiro idílico da OIÁ Casa Lençóis conecta Santo Amaro e Patacas em seis dias de imersão nos Lençóis Maranhenses

Fundada por Tomas Perez, CEO do TP Group, e tendo a designer Marina Linhares como diretora criativa, a OIÁ Casa Lençóis foi inaugurada em 2023, em Santo Amaro, com o propósito de ser a primeira marca de hospitalidade brasileira da operadora de turismo que, há mais de três décadas, é referência internacional em viagens de luxo.

Situada a 250 km de São Luís, na porta de entrada do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, reconhecido pela Unesco como Patrimônio da Humanidade em 2024, OIÁ atualmente desenvolve ações especialmente planejadas para compor sua terceira temporada anual, que teve início em maio último e prosseguirá até novembro de 2025.

Com a mesma brasilidade e a responsabilidade ambiental que estão na essência de sua proposta, em meio a um dos cenários naturais mais deslumbrantes do Brasil, a OIÁ segue reafirmando sua vocação para proporcionar experiências e vivências memoráveis, como assegura o mais recente roteiro inédito elaborado pela hospedaria, uma imersão de seis dias e cinco noites no coração dos Lençóis Maranhenses.

Elaborado para pequenos grupos de até sete pessoas, a experiência conecta duas das regiões mais emblemáticas do parque: Santo Amaro e a remota comunidade de Patacas. A jornada começa com três noites no município que sedia a hospedagem da OIÁ Casa Lençóis, que serve de ponto de partida para a exploração de dunas, lagoas e paisagens deslumbrantes da região. No quarto dia, o roteiro avança rumo a Patacas, onde os visitantes são acolhidos em uma casa de pescador privativa, especialmente adaptada para oferecer conforto sem abrir mão da charmosa rusticidade local.

Outra exclusividade do roteiro é a possibilidade, para os mais aventureiros, de atravessar o percurso de 12 Km entre Santo Amaro e Patacas a pé, em um trekking de quatro horas por cenários estonteantes. Para quem prefere um deslocamento mais tranquilo, o roteiro também oferece a conveniência e o conforto de fazer a travessia entre as duas localidades por meio de transfer em veículos 4×4. Reunido em Patacas, o grupo encerra o roteiro compartilhando momentos idílicos de contemplação e descanso às margens de lagoas intocadas e praticamente desertas.

Roteiro idílico da OIÁ Casa Lençóis conecta Santo Amaro e Patacas em seis dias de imersão nos Lençóis Maranhenses

Roteiro idílico da OIÁ Casa Lençóis conecta Santo Amaro e Patacas em seis dias de imersão nos Lençóis Maranhenses

Roteiro detalhado da travessia Santo Amaro – Patacas

Dia 1 – Traslado São Luís – Santo amaro

Chegada do voo em São Luís e traslado de carro até a OIÁ Casa Lençóis, em Santo Amaro. No meio da tarde, e depois de um delicioso lanche de boas-vindas, o grupo parte de quadriciclo para ver o primeiro pôr do sol nas dunas. Pernoite na OIÁ Casa Lençóis.

Dias 2 e 3 – Explorando Santo Amaro

No entorno da OIÁ Casa Lençóis, há possibilidades de imersão para todos os tipos de viajantes interessados em passeios de caiaque, bicicleta, 4×4, a pé, ou até mesmo num momento de relaxamento às margens de uma lagoa isolada. A equipe da OIÁ estará a postos para oferecer as melhores opções. Pernoite na OIÁ Casa Lençóis.

Dia 4 – Trekking Santo Amaro – Patacas (ou travessia4x4)

Despedida da OIÁ Casa Lençóis depois de um delicioso almoço, partindo rumo à Lagoa das Emendadas, destino do começo do trekking, que tem início no meio da tarde e se estende em uma caminhada de 4 horas que, além de passar por inúmeras lagoas, permite a observação do pôr do sol na dunas. O trajeto é finalizado no início da noite, quando o grupo é recepcionado em Patacas, sob o céu estrelado e a luz do luar, para um delicioso jantar. Para quem preferir, a travessia pode ser feita de 4×4. O pernoite em Patacas será vivenciado em uma cabana da comunidade que ganhou o toque da OIÁ para se transformar em uma charmosa hospedaria rústica, servindo de pouso para quem conquistou, com coragem e resiliência, o privilégio de adormecer em meio à exuberante natureza da comunidade.

Dia 5 – Explorando Patacas

Um dia reservado para curtir um dos lugares mais remotos de todo parque e passar horas desfrutando de uma das mais belas e pouco exploradas lagoas dos Lençóis Maranhenses, a Rancharia. Depois do desfrute de um belo picnic à sombra, o grupo  retorna à Patacas e é recepcionado com um delicioso “almo-janta” para celebrar o início da última noite da viagem. Pernoite em Patacas.

Dia 6 – Traslado Santo Amaro / São Luís

Hora da despedida do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, depois de um caprichado café da manhã com frutas e quitutes da região. Em seguida, o transfer privativo conduz o viajante até o aeroporto de São Luís.

OIÁ Casa Lençóis

 Instalada na antiga Fazenda Boca da Ilha, que foi revitalizada para a implementação da hospedaria, a OIÁ Casa Lençóis ocupa 52.500 m² de vegetação nativa e é cercada pelas lagoas sazonais das águas cristalinas dos Lençóis Maranhenses. Composta de oito suítes, duas delas recém-inauguradas, a OIÁ oferece uma estrutura que privilegia a privacidade, o conforto e a conexão com o entorno natural. A decoração, assinada por Marina Linhares, diretora criativa da OIÁ, combina peças do modernismo brasileiro com artesanato regional, criando uma ambientação sofisticada, leve e enraizada na cultura local. Poltronas Kariri em palha de buriti, móveis de Carlos Motta e obras de artistas como Lídia Lisboa, Gê Viana e Zimar reforçam o caráter personalíssimo do projeto.

A proposta de hospitalidade da OIÁ vai além da estética. A casa funciona como uma ponte entre o visitante e o território, promovendo experiências autênticas, com curadoria sensível e forte vínculo com a cultura regional. Conceito que, na temporada 2025, também se estende à uma pop-up em Atins, vila selvagem no município de Barreirinhas, às margens do Rio Preguiças e do Oceano Atlântico. O novo roteiro é fruto da parceria com a Casa Gota d’Áya, espaço acolhedor composto de seis quartos e seis bangalôs que preservam a mesmo essência da OIÁ, proporcionando vivências como observação de guarás, passeios de caiaque por igarapés, cavalgadas e prática de kitesurf.

Gastronomia afetiva e responsabilidade ambiental

 Com ingredientes frescos de sua própria horta e insumos de produtores locais, o menu diariamente ofertado pela OIÁ valoriza, com sofisticação, os sabores do Maranhão. A carta de drinques também reflete essa brasilidade, como a Caipitica de Caju, feita com aguardente de mandioca e caju colhido na propriedade. As refeições podem ser servidas em locais inusitados: sob a copa de cajueiros, à beira de lagoas ou no terraço ao pôr-do-sol. O sistema all inclusive contempla desde as refeições até os passeios, todos realizados com operadores licenciados, atentos à legislação ambiental e à preservação do bioma. Guias especializados conduzem os hóspedes a lugares pouco explorados do parque, inclusive à noite, criando uma relação íntima com a natureza.

Reflexo desse compromisso ambiental, a OIÁ Casa Lençóis adota práticas sustentáveis que reforçam seu vínculo com o território. Desde a concepção, o projeto utiliza energia solar, promove a gestão responsável de resíduos, prioriza produtores locais em sua cadeia de suprimentos e investe na capacitação e contratação de moradores da região, valorizando, ainda, a preservação da cultura tradicional.

A sede da antiga fazenda foi cuidadosamente restaurada com atenção ao impacto ambiental e à integração com a paisagem local. Todo o processo contou com a consultoria da Positiva, empresa referência em soluções naturais e regenerativas para limpeza e autocuidado, garantindo um modelo de hospitalidade comprometido com o bem-estar das pessoas e do planeta.

Para mais informações, acesse: www.oia.com.br e siga @oia_br

TP Group

 Fundado pelo empresário Tomas Perez, o TP Group engloba as empresas, TP Air, TP Corporate, Embark Beyond Brasil, New Age, OIÁ e Tereza Perez, primeira agência de turismo de luxo da companhia, criada em 1991 e consolidada como pioneira no mercado de alto padrão do país, referência no setor e reconhecida como a principal operadora de viagens do Brasil neste segmento.

Marina Linhares

Há 30 anos desenvolvendo projetos de interiores, a designer construiu uma trajetória sólida e sensível, onde a escuta ao cliente é a chave principal para a criação. Seu escritório atua nos segmentos residencial e corporativo, criando espaços que ativam os sentidos e refletem a personalidade de cada cliente. Com uma abordagem cuidadosa e eficiente, desenvolve projetos para casas, escritórios, showrooms, hotéis e condomínios, e também assina uma linha de aromas própria e exclusiva, além de móveis e objetos de design para grandes marcas. Em 2023, Marina conquistou a certificação B, concedida a empresas que adotam altos padrões sociais, ambientais e de transparência, promovendo benefícios para pessoas, comunidades e o planeta.

Você também pode gostar

Compartilhe
Send this to a friend