O repertório já é um atestado de qualidade. “Corcovado” (Tom Jobim), “Maracangalha” (Dorival Caymmi), “Aonde Quer Que Eu Vá” (Herbert Viana / Paulo Sérgio Valle), “A Voz do Morro” (Zé Kéti), “Falando de Amor (Tom Jobim), “O Morro Não Tem Vez” (Tom Jobim / Vinícius de Moraes), “Feijoada Completa” (Chico Buarque), entre outras do gênero. Música boa para marcar um encontro de vozes que celebra a riqueza e diversidade da Música Popular Brasileira. Este é o Coro Encena MPB, evento que reúne 60 jovens talentos do Coro Juvenil do Rio de Janeiro e do Coro Juvenil da Rocinha na Sala Cecília Meireles na próxima quarta-feira (28/8), às 18h30. A regência das apresentações é de Douglas França. E para ficar ainda melhor: entrada gratuita – basta chegar e garantir o lugar.
O Coro Juvenil do Rio de Janeiro é formado por alunos das redes públicas de ensino, com faixa etária entre 12 e 19 anos, e tem o patrocínio da Nova Transportadora do Sudetes, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, além da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e MetrôRio, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS. São 30 integrantes que, além do potente canto coletivo, inclui performances corporais. O grupo já se apresentou em grandes espaços, como a Casa de Cultura Laura Alvim, Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Centro Cultural Banco do Brasil, Sala Cecília Meireles, Teatro Imperator, entre outros locais.
O Coro Juvenil da Rocinha conta com 22 integrantes no elenco, com faixa etária entre 8 e 17 anos. Formado há pouco mais de um ano, fez sua estreia no palco do Teatro Cesgranrio em 2022 e conta com o patrocínio do Fundo Rogério Jonas Zylbersztajn. O grupo tem como objetivo contribuir com o fortalecimento educacional e sociocultural dos alunos, estendido às suas famílias e toda comunidade.
– Este encontro representa a comunhão de diferentes histórias de vida, conectadas pelo poder transformador da música. Esta apresentação comprova como a educação musical pode ser uma potente ferramenta de inclusão e transformação social. Além de celebrar nomes da MPB, o concerto fará uma simbólica homenagem a outros gêneros como samba, choro e músicas do nosso folclore. Um repertório 100% brasileiro – ressalta a diretora executiva Moana Martins.
REPERTÓRIO
CORO INFANTOJUVENIL DA ROCINHA
Pequenas Canções Folclóricas Brasileiras
Dona Maria (Sobradinho, BA / Arr. Ronaldo Silva)
Laranja Doce (Varginha, MG / Arr. Ronaldo Silva)
Eu Não Vim (Folclore Maranhense / Arr. Ronaldo Silva)
Rosa Amarela (Folclore Brasileiro / H. Villa-Lobos / Arr. Samuel Yoshida )
Doura o Cacho do Cabelo Dela (Santa Maria da Vitória, BA/ Arr. Ronaldo Silva)
Chorinho (Maria Meron / Arr. Douglas França)
Corcovado (Tom Jobim / Arr. Douglas França)
Tonight You Belong to Me (Lee David / Billy Rose)
Lá Vem o Sol (George Harrison / Arr. Matt e Adam Podd / trad. Lukas Gadelha)
Maracangalha (Dorival Caymmi / Arr. Vinicius Louzada)
Participação especial: Brenda Lima, regendo Rosa Amarela e Tonight You Belong to Me
CORO JUVENIL DO RIO DE JANEIRO
Sing for Joy (G. F. Handel, do “Judas Macabeus” / Arr. Linda Spevacek-Avery)
Il Est Bel et Bon (Pierre Passereau / Arr. Russell Robinson)
His Love Never Fails (Pamela Martin / Craig Courtney)
A Voz do Morro (Zé Kéti / Arr. Manuel Figueiredo de Abreu)
Aonde Quer Que Eu Vá (Herbert Viana / Paulo Sérgio Valle / Arr. Eduardo D. Carvalho)
Falando de Amor (Tom Jobim / Arr. Moana e Val Martins)
O Morro Não Tem Vez (Tom Jobim / Vinícius de Moraes / Arr. Vinícius Louzada)
Chovendo na Roseira (Tom Jobim / Arr. Vinicius Louzada)
Feijoada Completa (Chico Buarque / Arr. André Protásio)
Regência: Douglas França
Pianista: Max Martins
Professora de canto e preparadora vocal: Cintia Graton
SERVIÇO
Coro Encena MPB
Com o Coro Juvenil do Rio de Janeiro e o Coro Infantojuvenil da Rocinha
DIA 28/8, às 18h30
Maestro – Douglas França
Local – Espaço Guiomar Novaes (Espaço Cultura da Sala Cecília Meireles)
Rua Teotônio Regadas, 2-26 – Lapa
Informações: (21) 2332-9223
CAPACIDADE – 120 lugares
Classificação Livre
Entrada gratuita. Basta chegar e garantir seu lugar. Sujeito à lotação
Patrocínio: Nova Transportadora do Sudeste – NTS, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, patrocinadora do Coro Juvenil do Rio de Janeiro, e o Fundo Rogério Jonas Zylbersztajn, que investe na formação dos estudantes do Coro Juvenil da Rocinha, além da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e MetrôRio, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS.
Apoio institucional: Sala Cecília Meireles, Funarj e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro