Salão do Turismo 2024: Rio de Janeiro destaca a importância do Tax Free em reunião do Fornatur

Secretários de Estado de Turismo se reúnem no Fornatur_Crédito Leandro Bertholini

O Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur) reuniu representantes de todo Brasil para debater temas de relevância nacional. A Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e a TurisRio destacaram o Tax Free como estratégia de impulsionamento econômico

Durante a tarde deste sábado (10/8), o Salão do Turismo contou com a reunião extraordinária do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur). No auditório central do Riocentro, os secretários se reuniram para debater temas relevantes para o segmento com uma extensa programação proferida pelas autoridades. A Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e a TurisRio foram representadas pelo subsecretário de Estado de Turismo, Nilo Sergio Felix , que trouxe para pauta a importância do Tax Free como ferramenta de aquecimento econômico por meio do turismo.

A medida, também conhecida como tax refund é comum em países turísticos como estratégia para aumentar os gastos locais e foi proposta pelo Setur-RJ e aprovada, no dia 29 de setembro do ano passado pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), órgão do Ministério da Fazenda, que reúne as autoridades econômicas dos estados e da União para deliberar sobre assuntos tributários e financeiros.

De acordo com o subsecretário Nilo Felix, o mecanismo funciona como um sistema de cashback do ICMS de produtos comprados por não residentes no Brasil. Estando em vigor, os turistas estrangeiros terão o direito de receber de volta o valor pago de ICMS em produtos comprados presencialmente e pagos no cartão de crédito durante a viagem.

O Confaz aprovou um convênio que autoriza a implementação, no estado do Rio, do Tax Free. A proposta foi apresentada por nós por meio da Setur-RJ e da TurisRio. Agora, os estados que quiserem aderir ao convênio passarão a ter condições de criar legislações específicas para o benefício, respeitando a regra geral aprovada pelo Conselho – destacou Nilo Felix para os secretários de estado presentes na reunião.

O Fornatur também trouxe temas de relevância para o turismo nacional como sustentabilidade, investimentos em infraestrutura por meio do Fungetur, ações programadas pela Embratur para o 2º semestre, vinculação de receitas para Fundos Estaduais de Turismo, entre outros. 

Related posts

Magical Dance Cruise, festival de dança em cruzeiro, abre inscrições para 2027 após sold out de 2026

Fairmont Rio e Camarote Arpoador renovam parceria para o Carnaval 2026 e anunciam Ludmilla no Baile de Máscaras

Um dos passeios de trem mais bonitos do mundo fica no Brasil e você tem que conhecer