Samba da Dida movimenta a programação do MUHCAB com homenagem às Mulheres Negras

por Redação
Mulheres Negras

No dia 27 de julho, o Museu da História e Cultura Afro-Brasileira recebe mais uma edição do Samba da Dida, com Maryzelia, Fabíola Machado, Érica Santos e DJ Fran celebrando a força e a ancestralidade feminina negra.

O Museu da História e Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB), no Rio de Janeiro, será palco no próximo dia 27 de julho de uma programação especial em homenagem às Mulheres Negras, com uma edição potente do tradicional Samba da Dida. A escolha da data faz parte da celebração da Semana do Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, comemorado em 25 de julho, reforçando o protagonismo das mulheres negras em diferentes expressões artísticas e culturais.

“Fazer o Samba da Dida dentro do MUHCAB, na semana do 25 de julho, é muito significativo. É uma maneira de reafirmar a potência das mulheres negras na arte, na cultura, na história. A roda de samba é também um espaço de memória, de resistência e de afeto. A gente canta, dança e existe com liberdade, com verdade,” destaca Dida, idealizadora do Samba da Dida.

A programação começa a partir das 11h, no auditório do museu, com uma sessão especial do Cineclube Quase Catálogo, que traz uma curadoria de curtas voltados ao público infantil. Serão exibidos os filmes: Meu Nome é Maalum (2021 | 8 min), O Véu de Amani (2018 | 15 min), Fábula de Vó Ita (2014 | 5 min), Quintal (2022 | 15 min), Colmeia (2018 | 18 min)

Em paralelo, no espaço interno do Museu, acontece a oficina “Squel – Bailado de Porta-Bandeira”, com a participação especial de uma das porta-bandeiras da Portela. Como parte da programação do dia, o público será surpreendido com uma apresentação da porta-bandeira durante o Samba da Dida, às 16h30.

A partir das 14h, a DJ Fran abre caminho para o primeiro set do Samba da Dida, das 15h às 16h. Após breve intervalo, o grupo retorna das 16h40 às 18h. O terceiro e último set acontece das 18h30 às 19h30, com a participação especial das cantoras Fabíola Machado e Érica Santos, ao lado de Maryzelia Conceição, que estará presente durante toda a roda. O encerramento, das 19h30 às 20h, também será comandado por DJ Fran.

Além da programação musical, o evento convida o público a uma experiência completa de cultura, sabor e estilo. Na área gastronômica, estarão disponíveis feijoada, bolinho de feijoada, batata frita e churrasquinho, oferecendo os sabores típicos das rodas de samba cariocas.

Compondo ainda mais esse dia de celebração à identidade negra, a marca Massai, da estilista Stefani Nascimento, marcará presença com um estande de venda de looks afro contemporâneos, reforçando o orgulho da estética e da ancestralidade através da moda.

“Eventos como esse são muito potentes porque nos permitem ocupar espaços com a nossa arte, com a nossa história. Poder mostrar a força da moda afro em um ambiente onde música, ancestralidade e resistência estão pulsando é uma forma de celebrar quem somos com beleza e identidade,” destaca Stefhani Nascimento, criadora da marca Massai.

Com uma proposta que une arte, resistência, celebração e pertencimento, o evento busca exaltar a trajetória e as contribuições das mulheres negras na música, na gastronomia, na moda e na cultura brasileira. A entrada é colaborativa, incentivando o acesso amplo e democrático ao público, embora essa informação não esteja sendo divulgada publicamente.

Serviço:

Data: 27 de julho de 2025 (Domingo)

Horário: Das 11h às 20h

Local: MUHCAB – Museu da Cultura Afro-Brasileira e Histórica

Endereço: R. Pedro Ernesto, 80– Gamboa, Rio de Janeiro – RJ

Entrada: Colaborativa

Você também pode gostar

Compartilhe
Send this to a friend