Maior plataforma de conteúdo da história do samba, o Sambabook chega a sua sexta edição homenageando Beth Carvalho. O álbum digital do Sambabook Beth Carvalho (Musickeria) chega às plataformas nesta quinta-feira, dia 3 de abril , junto com o audiovisual com 26 faixas , que estreia no canal oficial do Sambabook no Youtube.
O Sambabook Beth Carvalho dá sequência ao projeto criado pela Musickeria em 2011, que já nasceu multiplataforma e transmídia. As cinco primeiras edições homenagearam João Nogueira, Martinho da Vila, Zeca Pagodinho, Dona Ivone Lara e Jorge Aragão, reunindo elencos estelares, em gravações exclusivas. A sexta edição, em tributo a Beth Carvalho, incluirá um caderno de partituras, com transcrição dos arranjos originais dos sambas; ambiente na web, com portal e redes sociais, além do livro “Uma vida pelo samba”, escrito pelo jornalista e pesquisador Rodrigo Faour. O livro cataloga os álbuns de carreira e as participações de Beth em disco os de outros artistas, compactos e projetos especiais, desde sua estreia, no final de 1965. A Musickeria vai editar ainda um compacto em vinil com duas faixas extraídas do Sambabook: “Coisinha do Pai”, gravada por todos os artistas, e “Andança”, na nova versão de Luana Carvalho e os Golden Boys.
O Sambabook Beth Carvalho reúne artistas de diferentes gerações e estilos, a começar por Zeca Pagodinho e Jorge Aragão , homenageados em edições anteriores. Compositores ligados à trajetória da cantora, como Sombrinha e Fundo de Quintal, se uniram a artistas consagrados e novos expoentes do samba e do pagode neste tributo, marcados pela saudade e pela emoção. O samba foi representado por Leci Brandão, Xande de Pilares , Teresa Cristina, Diogo Nogueira, Péricles, Arlindinho, Ferrugem, Mumuzinho, Marina Iris , Prettos, Mosquito e Lu Carvalho . Como a diversidade já é tradição no Sambabook, artistas que transitam por outros estilos brilharam na seleção musical, como Fagner, Maria Rita, Seu Jorge, Paula Lima, Luciana Mello, Zelia Duncan , Luedji Luna e a jovem cantora baiana Agnes Nunes. Luana Carvalho, acompanhada pelos Golden Boys, reeditou “Andança”, clássico que sua mãe lançou com o trio, no ano de 1968. Já os músicos Gabriel Grossi, Hamilton de Holanda , Nicolas Krassik , Marcelinho Moreira e Rildo Hora realizaram versões instrumentais especialmente para o projeto.
Idealizador e diretor artístico do Sambabook, Afonso Carvalho faz um balanço do projeto, até aqui. “O Sambabook é uma seleção de craques. O tempo de convidados que reunimos a cada edição é de excelência. Desta vez, trouxemos ainda os músicos maravilhosos que fizeram parte da banda da Beth”. Sobre a escolha de Beth Carvalho como estrela desta edição, Afonso pontua: “Ao prestarmos um tributo à ela, estamos homenageando também todos os compositores que a Beth resgatou, gravou e revelou para o Brasil”.
O Sambabook Beth Carvalho é apresentado pelo Ministério da Cultura e REDE. Mestre Patrocínio: Caixa Residencial e Chevrolet Consórcio. Apoio: Energia PECEM e Laboratório Cristália.
A partir de 8 de maio, o Sambabook Beth Carvalho ganha os palcos de diversas capitais brasileiras, em uma turnê que vai reunir diversos convidados. A estreia será dia 8/05, em São Paulo (VIBRA SP), seguindo para o Rio de Janeiro no dia 15/05 (Vivo Rio). Os shows contarão com a participação da Banda da Madrinha, formada por músicos que tocaram com Beth Carvalho e também no Sambabook, além de artistas como Arlindinho, Sombrinha, Paula Lima, Lu Carvalho, Marina Iris e Prettos, entre outros. Os dados da turnê serão atualizados nos perfis do Sambabook.
Sambabook Beth Carvalho – Repertório completo e intérpretes:
- Andança – Luana Carvalho, Golden Boys
- A chuva cai – Zeca Pagodinho
- Folhas Secas – Luedji Luna
- 1800 Colinas – Xande de Pilares
- Saco de Feijão – Teresa Cristina
- Ainda é Tempo pra Ser Feliz – Seu Jorge, Maria Rita
- As Rosas Não Falam – Agnes Nunes
- O Mundo É Um Moinho- Fagner
- Pedaço de Ilusão – Jorge Aragão
- Goiabada Cascão – Zélia Duncan
- Malandro Sou Eu – Diogo Nogueira
- Fogo de Saudade- Péricles
- Camarão Que Dorme A Onda Leva- Lu Carvalho e Mosquito
- Sem Ataque, Sem Defesa – Arlindinho
- Saco de Feijão / Corda no Pescoço / Saudades da Guanabara- Hamilton de Holanda, Nicolas Krassic, Gabriel Grossi, Marcelinho Moreira
- O Show Tem Que Continuar – Sombrinha
- Doce Refúgio- Mumuzinho
- Samba de Arerê – Leci Brandão
- Água de chuva no mar – Ferrugem
- Não quero saber mais dela-Prettos
- Samba no Quintal – Grupo Fundo de Quintal
- Firme e Forte- Luciana Mello
- Vou Festejar- Paula Lima
- Nas Veias Do Brasil – Marina Iris e Bateria da Mangueira
- Coisinha do Pai – Todos os artistas participantes
- Bônus- Rildo Hora
Ficha técnica:
- Direção Geral e idealização: Afonso Carvalho
- Direção Musical: Alceu Maia
- Direção Audiovisual — Carolina Duttra e Pietro Grassia
Músicos:
- Alceu Maia: Cavaco
- Alex Almeida: Percussão geral
- Beloba: Bronzeado bronzeado
- Bororó: Baixo
- Carlinhos 7 Cordas: Violão de 7 Cordas
- Carlinhos Tcha Tcha Tcha: Surdo
- Charles da Costa: Violão de 6 cordas
- Clarisse Grova: Coro
- Dirceu Leite: Flauta
- Itamar Assiere: Teclado
- Jorge Gomes: Bateria
- Jussara Lourenço: Coro
- Marcio Vanderlei: Banjo
- Marcelo Pizzott: Repique
Cenografia:
- Cenografia e direção de arte: Zé Carratú
- Projeto: Bruna Finimundi
- Cenotécnicos: Marcos Leandro da Silva
Realização: MUSICKERIA
- Direção Artística – Afonso Carvalho
- Direção de Marketing – Luiz Calainho
- Direção executiva e gestão de patrocínios – Flavio Pinheiro
- Coordenação administrativa e financeira – Marcelo Megale
- Coordenação de produção – Eveline Peixinho
- Produção de marketing e Redes Sociais – Débora Baptista
- Produção de marketing – Thamiris Leandro
- Direção de arte – Gustavo Tavares