Sambada de Mulher sobe os Arcos da Lapa e leva a Roda de Coco ao Parque Glória Maria

Foto: Edson Paes e Sandra Cqalaça

A dança, o canto, a pesquisa, a experiência e os saberes de mulheres na Cultura Popular num encontro com o grupo Zanzar, que leva o Sambada de Mulher para o Parque Glória Maria. A atividade, que acontece no sábado, dia 9, das 14h às 17h, faz parte de uma programação gratuita, que acontece ao longo do ano nos Arcos da Lapa, numa iniciativa de promover o protagonismo feminino frente às manifestações culturais brasileiras. O evento ocorre durante os 21 dias de ativismo contra a violência da mulher, Campanha promovida pela ONU.

A tarde começa com uma oficina aberta, ao ar livre, e quem estiver presente tem a oportunidade de vivenciar a dinâmica da brincadeira do coco, no canto e na dança da cultura popular brasileira, conduzida pelas mulheres do grupo. A atividade é coroada com a Roda de Coco do Grupo Zanzar, tendo Negadeza a frente da direção rítmica. Uma celebração a céu aberto, onde todos são convidados a entoar o coro, dançar, bater palma e sentir como a roda é contagiante e democrática.

O projeto Sambada de Mulher promoveu o encontro do Zanzar com mais cinco grupos que passaram pelos Arcos da Lapa: as Brincantes da Pedra Branca, que trouxeram cocos autorais feitos na Zona Oeste do Rio de Janeiro; o grupo Jongo da Lapa; as mulheres da Aldeia Maraka’nã, com a Roda de Maracás, puxada pelas indígenas; As Três Marias,  grupo de cultura maranhense que levou o tambor de crioula; e Baque de Mulher, com o maracatu.

No dia 11 de dezembro, o Sambada de Mulher reúne todas, todes e todos participantes dos brinquedos que fortaleceram o projeto ao longo do ano no Circo Voador. Em casa, o Grupo Zanzar, recebe suas/seus brincantes para continuar desenvolvendo as pesquisas, trocas e novos aprendizados sobre a dança, a música, e as vivências da Cultura Popular do Brasil.

O Grupo Zanzar é um coletivo de Cultura Popular que busca ocupar espaços da cidade de forma ampla e democrática. Desde 2005 é residente no Circo Voador com oficinas semanais de danças e ritmos tradicionais brasileiros, num espaço permanente de prática e pesquisa em um dos mais importantes equipamentos de difusão de cultura da cidade do Rio de Janeiro.

Sambada de Mulher é um dos projetos contemplados pelo edital FOCA/2022, por meio da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura do Rio, com realização e parceria do Grupo Zanzar e Quero Bem. Para mais informações acompanhe a rede social do projeto @grupozanzar

Informações da agenda 09/12/23

14h às 17h

Parque Glória Maria

Rua Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa

Telefones: 21 2215-0621 | 21 2224-3922

Apoie a Campanha Santa Teresa sem carro: Seja amigo do Bairro! Não suba Santa de carro! Utilize os transportes públicos”.

Related posts

Jay Vaquer no Teatro Rival Petrobras

“Sufocando a Alma”: MÁ DONATO estreia no reggaeton e emociona com nova fase musical

Thalles Roberto e grandes nomes da música gospel agitam o Palco Leme no Rio Réveillon 2025