Celebrado no Brasil no dia 20 de novembro, o Dia Nacional da Consciência Negra é um momento de reflexão sobre o valor e a contribuição da comunidade negra no país. Para ajudar na conscientização sobre a importância dessa data, o Santa Teresa MGallery e a Baobá Brasil se juntam para o promover o evento gratuito “Somos Teresa”, em memória à Tereza de Benguela, líder quilombola que viveu no século XVIII.
A ação — que tem o objetivo de ressignificar a história da população negra— conta com uma programação rica de audiovisual, música, moda e artes plásticas. São três dias de encontros que acontecerão no Bar dos Descasados em 21 e 22 de novembro, às 16h. Já no último dia, 23, acontece às 18h.
Para isso, o luxuoso hotel localizado no histórico bairro de Santa Teresa contará com o apoio da marca de moda AfroUrbana, Baobá-Brasil, que soma forças à iniciativa ajudando a pautar através da arte e do diálogo a importância da cultura negra na construção da identidade brasileira. O evento contará com a participação de convidados de diferentes gerações que movimentam a cultura negra no Rio de Janeiro e no mundo.
Confira a programação completa:
21/11 (Terça-feira) | Às 16h:
MEMÓRIA VIVA
Aula Magna com Dom Filó
Set – DJ Rajão
22/11 (Quarta-feira) | Às 16h:
RODA DE CONVERSA – ESTÉTICAS NEGRAS E RESISTÊNCIA CULTURAL
– Tenka Dara, Diretora criativa da Baobá-Brasil;
– Luana de Sá, produtora de moda e figurinista;
– Ana Rafaela Oliveira, pesquisadora de moda;
– Exposição Nelson Crisóstomo, Galeria Preta;
23/11 (Quinta-feira) | Às 18h:
NOITE DE JAZZ AFRO-URBANO
– Josiel Konrad, Trombonista, compositor, arranjador e cantor da Baixada Fluminense.
– Taslim, Intervenção Poética;
– Set: DJ Chey Bombs, apresenta seu ser de afrobrasilidades com clássicos da MPB, afrobeat, macumba, blacksoul, reggae, samba, rap e clássicos do funk.
Somos Teresa
Onde: Bar dos Descasados, Hotel Santa Teresa MGallery;
Endereço: Rua Almirante Alexandrino, 660 – Santa Teresa;
Data: 21, 22 e 23 de novembro;
Horário: 16h (21 e 22/11) e 18h (23/11);