A maior galeria de arte a céu aberto do Rio. Esta é a proposta da segunda edição do Festival de Arte Urbana (FAUST), entre 14 e 17 de agosto (quinta-feira a domingo), em Santa Teresa, na região central do Rio de Janeiro. Mais de 50 artistas, muitos moradores locais, farão suas produções ao vivo em espaços selecionados nas ruas do bairro histórico, usando técnicas de azulejaria, grafite, mosaico e colagens. O público poderá acompanhar, interagir e trocar experiências com profissionais como Airá, Ana Cris Souza, Andréa Aires Imbiriba, Anna Wojtowicz, Arruda, Bives, Blopa, Bruno BR, Camila Sent, Carol Schavarosk, Carolina Pacini, Di Couto, Duim, Edu Universo, Jambeiro, Kajaman, Luiza Mauad, Madruga, Marcio Swk, Marco, Nelson da Tribo, Rafa Mon, Smael, Thiago Molon, Toz, Will e LF ZOD. Produzido pela Associação do Polo Gastronômico, Turístico e Cultural de Santa Teresa (AmeSanta), o evento conta ainda com pratos especiais preparados por bares e restaurantes do bairro, e uma programação como rodas de conversa, oficinas interativas e shows no parque Glória Maria e no Centro Cultural Laurinda Santos Lobo com apoio da Secretaria Municipal de Cultura do Rio. A programação completa é encontrada no site www.visitesantateresa.rio.
“É um evento que celebra a vocação cultural e artística do bairro. O público pode acompanhar todo o processo criativo dos artistas nas ruas e ainda aproveitar para visitar os centros culturais, museus, bares e restaurantes de Santa Teresa – afirma Liliana Jaeger, presidente da Amesanta.
Pelo segundo ano consecutivo, os murais do festival serão produzidos com tintas da Colorgin, patrocinadora do evento. Neste ano, a marca também conta com um espaço exclusivo, onde o artista visual e designer gráfico Jonathan Melo, o John, criará uma obra inédita.
“Acreditamos na força da cultura para criar conexões, contar histórias e transformar realidades – e a arte urbana é uma ferramenta potente nesse sentido” afirma Adriana Resstel, gerente de Marketing – Produtos da Sherwin-Williams.
De acordo com Sophie Barbara, gerente geral do hotel Santa Teresa MGallery, a proposta é proporcionar experiências que unam cultura e hospitalidade, tanto para moradores quanto para turistas.
“Estar inserido nesse cenário criativo nos motiva a apoiar projetos que celebrem a cultura local e atraiam visitantes em busca de vivências únicas’, comenta.
O FAUST conta com patrocínio master da Cerveja Therezópolis; patrocínio do Hotel Santa Teresa M Gallery e da Colorgin Arte Urbana, além do apoio da Cachaça de Alambique Magnífica de Faria; Gerthrudes Bed & Breakfast; SubPrefeitura do Centro e Centro Histórico; Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, apoio institucional da Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana e da Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística com realização da AmeSanta e produção da AAposta.
O que fazer no FAUST
Mapa com endereços das intervenções
Um mapa ajudará o público a localizar as obras com informações sobre localização e autores em diferentes pontos do bairro. Com tiragem de dez mil unidades impressas e disponível na versão online no site www.visitesantateresa.rio, o mapa poderá ser retirado na Estação do Bondinho na Carioca, nos bares e restaurantes, parques, museus e lojas.
Parque Glória Maria – Rua Murtinho Nobre
16 e 17/08 das 10h às 18h
Live Painting Therê – Criador do tradicional Meeting of Favela (MOF) — maior evento de graffiti da América Latina —, o artista Kajaman irá reunir 20 talentos da arte urbana (dez por dia) para pinturas ao vivo em telas, acompanhadas de trilha sonora assinada por DJs convidados também sob curadoria do artista e DJ. O público poderá vivenciar todo o processo criativo em tempo real, mergulhando na estética e nas narrativas da arte urbana carioca de forma sensorial e afetiva. Ao final de cada dia, as obras ocuparão a Galeria Túnel (dentro do parque), compondo uma exposição coletiva aberta à visitação e à venda até o dia 29 de agosto.
Artistas confirmados:
16/08: Renata Edaz, Yesca, Tick, Ramon Lid, Rodrigo Grau, Lu Brasil, Mano Beiço, Magno, +Alto e Guida
17/08: Alexandre Kdoum, Amora Moreira, Gugie Cavalcanti, Jonathan Melo – John, Lolly, Lorena Deluiz, Negra Graffiti, Paula LLes, Rodrigo Mica e Rodrigo Sini
Das 11h às 16h, os DJs Vini Santos e Tikano assumem o som com sets que percorrem o Hip Hop, R&B, funk, soul, samba, flashbacks e muito mais — criando a trilha sonora perfeita para acompanhar as pinturas ao vivo e a movimentação do público.
Shows
16/8 às 16h – João Mantuano e Raya apresentam o show “Coisa Nossa”
17/8 às 16h – Choro da Esquina
Centro Cultural Laurinda Santos Lobo – rua Monte Alegre, 306
16 e 17/08 das 10h às 18h
Rodas de conversa, oficinas interativas e a Alvoroço Feira Livre, que reunirá 15 criadores independentes, designers autorais e artesãos. O espaço também terá um coletivo de DJs. Atividades gratuitas, com vagas limitadas e inscrições no local por ordem de chegada.
Debates Therê: Diálogos Criativos
Sábado, 16 de agosto
14h — Do mural à marca: como transformar arte urbana em carreira Um debate sobre o potencial da arte urbana como vetor de desenvolvimento e geração de renda.
Isadora Ferreira Flores: Técnica da coordenação de economia criativa do Sebrae-RJ.
Zoraide Gomes: Fundadora do Instituto Evolux, é referência em ativismo social e empreendedorismo feminino nas favelas do Rio.
Aline Mayotti: Empreendedora e diretora do Instituto HUB RUA, plataforma pioneira na promoção da multiculturalidade.
Rafo Castro: Artista visual com mais de 30 exposições e o primeiro a assinar o cartaz oficial do Rock in Rio. Sua obra irreverente transita entre o design, a pintura e as intervenções urbanas.
16h — Cidade-muro: arte urbana como memória, percurso e resistência Debate sobre a ocupação simbólica do espaço urbano através do grafite.
Ricardo Nobre: Analista político e articulador de projetos para cidades, atua na gestão pública da Prefeitura do Rio.
Nina Chini Gani: Fundadora da Rio Street Art Tour, trabalha com turismo focado em arte urbana por paixão aos artistas de rua.
Clarissa Pivetta: Produtora e fotojornalista, sócia da produtora Arissas e fotógrafa oficial do Meeting of Favela (MOF). Sua primeira exposição solo foi em Paris.
Natália Fialho: Especialista em psicologia do consumo, estilista e fundadora da cool.lab e da Made in Future, trabalha com estratégias criativas.
Domingo, 17 de agosto
14h – Elas no Muro: a força das mulheres na arte de rua Uma roda de conversa que valoriza mulheres artistas que usam os muros da cidade para expressar identidade, resistência e cuidado.
Camila Sent: Artista que transita entre a pintura, bordado e tapeçaria. Seu estilo, marcado por cores fortes e figuras excêntricas, explora temas como maternidade e espiritualidade.
Renata Edaz: Bióloga, mãe e artista autodidata da Ilha do Governador. No graffiti desde 2008, cria personagens e letras, retratando a natureza, a cidade e suas interações.
Gugie Cavalcanti: Artista visual, grafiteira e educadora. Mulher negra e mãe, une arte e vida para propor reflexões estéticas, poéticas e políticas sobre o espaço comum.
Amora Moreira: “Sampleadora visual” carioca que mistura graffiti, ilustração, colagem, animação e conteúdo digital. Inspira-se na cultura hip hop, negritude e cotidiano suburbano.
Oficinas (Inscrições pelo Sympla para maiores de 18 anos)
Sábado, 16 de agosto
11h às 13h — Oficina de Serigrafia com Roosivelt Pinheiro: O artista visual, mestre e doutor em Artes Visuais pela UFRJ, propõe a criação de matrizes e impressão em papel e tecido com inspiração em Santa Teresa. Você pode levar peças próprias como bolsas e blusas para customizar. 15 vagas.
17h — Oficina Criativa de Stencil com Santa Crew + Colorgin + Therezópolis: O artista urbano Márcio SWK, do coletivo Santa Crew, conduz uma vivência especial para customizar uma camiseta exclusiva da Colorgin Arte Urbana com tintas em spray. 20 vagas.
Domingo, 17 de agosto
11h — Oficina Criativa de Stencil com Santa Crew + Colorgin + Therezópolis: Oficina com o coletivo Santa Crew, onde os participantes podem customizar uma camiseta da Colorgin com a técnica de stencil. 20 vagas.
15h — Oficina de Upcycling com Favela Hype + Patuá: A diretora criativa Kananda Soares (Favela Hype) e a curadora Yedda Affini (Patuá) provocam os participantes a transformar peças jeans usadas em novas criações. Leve sua calça, jaqueta ou saia para bordar, pintar e customizar com estilo. 15 vagas.
DJs
Sábado: Yas Zyngier
Domingo: Bieta e Pamela Belli
Exposição Toz – Gais
Atmosfera enigmática’. Os grafiteiros e muralistas Toz Viana e Gais Ama apresentam 16 obras inéditas, individuais e em dupla, que promovem um estudo abstrato sobre as formas em peças e murais na parede interna do espaço. Até 14 de setembro. Terça à domingo, 10h às 18h.
Museu Casa de Benjamin Constant – rua Monte Alegre, 255
Durante o FAUST, o Museu Casa de Benjamin Constant será palco de uma programação especial voltada para as famílias, com atividades gratuitas, inclusivas e cheias de afeto. Comprometido com a inclusão, o Museu oferece visitas mediadas com foco na acessibilidade atitudinal. Para pessoas com deficiência visual, são disponibilizados objetos táteis que enriquecem a experiência sensorial. O espaço também conta com acesso para pessoas com deficiência física, além de uma vaga preferencial e possibilidade de acesso de veículos para embarque e desembarque. As visitas à Casa Histórica são sempre mediadas, garantindo uma experiência acolhedora e informativa para todos os públicos.
Oficinas e brincadeiras com a artista Camila Sent, mãe atípica, que desenvolveu a pintura tátil como forma de inclusão para seu filho com deficiência visual e outras crianças cegas ou com baixa visão. As atividades são acompanhadas também por Nádia, da Kidimi Brincante, com dinâmicas lúdicas e educativas sobre empatia e inclusão.
Pintura tátil: telas com alto-relevo e texturas variadas que proporcionam experiências sensoriais únicas. Crianças videntes também participam com tinta guache, promovendo a convivência inclusiva.
Brincadeiras educativas: com vendas nos olhos, as crianças experimentarão o desafio de se locomover sem enxergar, contando com a ajuda dos colegas. Dinâmicas com fones e mímicas, promovendo uma vivência sobre a importância da Língua de Sinais e da comunicação acessível para pessoas com deficiência auditiva.
KIDIMI Brincante por Nadia Bomfim : Sábado (16/08) e Domingo (17/08): 10h às 14h
Oficinas Camila Sent: Sábado (16/08), 13h às 15h e Domingo (17/08), 10h às 13h
Exposição de artistas e empreendedores autistas da APTEA (Sábado (16/08) e Domingo (17/08), das 10h às 15h
Lojas e Ateliês
Zimbro Ateliê, Ateliê da Tribo e o Nenete Cozinha Artesanal preparam juntos o Tabuleiro de Santa – uma ação conjunta com cinema, dança, arte e gastronomia ao ar livre
Cinema na calçada da rua Almirante Alexandrino, 1458, com jantar e drinks às 19:30h
14/08 – Kobra Auto-retrato (2022 – Lina Chamie)
15/08 – Banksy Exite through the gift (2010 – Banksy)
16/08 – Como Água para Chocolate (1992 – Alfonso Arau)
17/08 – 17h – Calçada dançante com DJ, comidinhas e drinks para celebrar a arte e a vida!
Coletivo Fênix
Durante o FAUST, o Coletivo Fênix abre suas portas com uma programação intensa e cheia de talento local. O espaço reúne mais de 10 artistas, artesãos e empreendedores do bairro, oferecendo ao público uma imersão no universo da arte, moda, bijoux e decoração feita em Santa Teresa. Pinturas ao vivo, intervenções artísticas e tour pela galeria de arte a céu aberto.
16/08 – Tatiane Araújo (Dindi.art)
Artista plástica urbana e guia turística, Tatiane une seu amor pelo Rio e Santa Teresa com sua arte, marcada por cores fortes e elementos da cultura brasileira. Formada em turismo e com experiência internacional, Tatiane promove o turismo de experiência pela arte local com a empresa RioArtExperience. Tour com contribuição solidária – vagas limitadas a 15 pessoas – inscrições por ordem de chegada.
A partir 11h – Anna Wojtowicz (ANNA ART): pintura na fachada da loja (Mural).
17/08, das 11h às 17h – Alê Carvalho
Artista local, Alê pinta eco-bags com técnicas de pintura acrílica, explorando formas naturais e cores tropicais. Para ele, Santa Teresa é um portal onde sua arte floresce.
17/08, das 13h às 17h – Mariana Bonifatti
Artista argentina multidisciplinar, Mariana atua como pintora, compositora e cantora. Desde 2009 no Brasil, seu trabalho inclui murais famosos no Rio e colaborações com escolas de samba. Ela pinta um quadro ao vivo durante o FAUST, exibindo sua trajetória marcada pela arte engajada e multicultural.
Instagram @mbonifatti.arte
Favela Hype + Patuá
Durante o evento, o público pode explorar as coleções, tomar um café, descobrir peças únicas e curtir um DJ set 100% vinil na calçada. No sábado, tem Nas Camadas às 15h e Ane Oliveira às 17h, com sets cheios de brasilidades e grooves. Rua Paschoal Carlos Magno, 103A e 103B — Santa Teresa, RJ.
La Vereda
Referência em bom gosto e autenticidade, a La Vereda reúne o melhor do artesanato brasileiro, com curadoria cuidadosa de peças de todas as regiões do país – valorizando a cultura popular e a produção artesanal. Rua Almirante Alexandrino, 428
Mapa Ladrilhos
Carolina Pacini, artista visual argentina radicada no Rio, moradora de Santa Teresa e especialista em cerâmica estampada, produzirá mais quatro mapas de Santa Teresa produzidos em azulejo para serem fixados no bairro em locais estratégicos do bairro. Bar Simplesmente (Largo dos Guimarães), Bar Santa Saideira (Largo das Neves), Muro em frente à Praça Odilo Costa Neto e Largo dos Guimarães. Além disso, a artista irá produzir azulejos com QR Code que levem o visitante a conhecer as obras em detalhes.
Polo Gastronômico
Adega do Pimenta
Hot Dog – Super Dogão Alemão: Salsichão artesanal de 150g, Chucrute, Picles, Molho currywurst e a nossa batata rústica. R$49
Agô
Bolinho de Hauçá – releitura de um prato ancestral da culinária afro-brasileira: arroz cozido no leite de coco, empanado na farinha panko, recheado com carne seca e servido com molho de camarão.
Pastel de jiló com queijo coalho e pimenta biquinho, Chips de jiló crocantes e Jiló recheado com carne e calabresa. Drink Cachaça Magnífica: Drinks Infusionados com Ervas de Poder: Caipirinhas e coquetéis inspirados nos orixás, preparados com ervas e especiarias como manjericão, fava de aridan e gengibre — uma alquimia etílica da encruza.
Exposição e Galeria Viva: Curadoria de Yedda Affini e Kananda Soares – Obras de artistas negros brasileiros contemporâneos à venda — um mergulho no afrobrasilidades em cada canto.
Line-up Musical AfroHype: DJs e músicos pretos da cena carioca e nacional esquentam o terreiro da encruzilhada com sets cheios de identidade, durante as tardes do festival.
Alda Maria Doces Portugueses
Pastel de Nata R$ 16
Torta Mousse de Chocolate R$ 25
Aprazível
Moquequinha do Rio com Drink Cachaça Magnífica: Caipirinha Sabores: Limão, Caju, Maracujá e Morango
Bar do Mineiro
Cardápio Therê: Bolinhos de Mocotó (3 unidades) + Therezópolis Gold (600ml) R$ 50
Café do Alto
Tapirajé – tapioca de vatapá com vinagrete + saladinha cítrica de repolho roxo com cenoura R$ 55.
Magnífica: Drink Caju Amigo – cachaça Magnífica e espuma de limão siciliano R$ 36.
Cardápio Therê: Porção de mini coxinhas de frango com molhinhos da casa + 1 Therezópolis Gold (long neck) R$ 42. Drink Cachaça
Programação Especial: Domingo 17/08 – música instrumental ao vivo com Julio Ramos – música nordestina e brasileira
Esquina de Santa
Cardápio Therê: Esquina Dog – sanduíche de pão ciabatta com linguiça suína , mussarela e molho de tomate + 1 Therezópolis Jade R$ 50
Mandala Residência Gastronômica
Escondidinho de batata baroa com camarão e Escondidinho de aipim com carne seca + 01 saladinha + 01 Mate da casa + 01 brownie = R$ 68.
Cardápio Therê: Escondidinho de camarão com farofa crocante + 1 Therezópolis Gold (long neck) R$ 48
Nega Tereza Bar
Frango com quiabo (individual) R$38 e Porção de pastel R$45
Drink Cachaça Magnífica: Caipirinha de maracujá R$35 e limão R$30
Nenete Cozinha Artesanal
Café da manhã: Pão levain tostado com salmão curado e coalhada seca R$27 . Salada de frutas com iogurte natural da casa, mel e granola R$15. Bolo de milho com queijo canastra e calda de goiabada R$12
Portella Bar Santa Teresa
Portadella (pastel de massa folhada, recheado com mortadela temperada, cebola, tomate, salsa, catupiry e pistache). Drink Cachaça Magnífica: Caipirinha de Cajú Magnífica.
Programação Cultural: Música ao vivo e inauguração de mural e homenagem à artista Ana Cris, conhecida por deixar Santa Teresa mais florida com seus postes pintados à mão.
Restaurante Sobrenatural
Paella Sobrenatural: Paella de frutos do mar, com camarão , polvo, lula, vongole, mexilhão, açafrão e arroz. Servida em recipiente descartável. Ideal para comer durante o passeio pelo bairro R$45
Drink Cachaça Magnífica: Caipirinha de tangerina com gengibre R$ 30
Programação Musical
Sábado – 17/08, às 13h – FDS Jazz Duo
Com Marfa Kurakina (baixo) e Daniel Santos (sax), o duo apresenta composições autorais e releituras de clássicos com influências do jazz contemporâneo, soul, funk americano e ritmos afro-brasileiros. Couvert: R$ 20
Domingo – 18/08, às 13h – Angélica Ventura e o Horizonte Melhor de Luiz Carlos da Vila
Com Ramon Araújo e Rodrigo Cirne, o show celebra a obra de Luiz Carlos da Vila e outros grandes nomes do samba que marcaram época. Couvert: R$ 15
Santa Saideira
Dois croquetes de carne, servidos com geleia de pimenta ou mostarda preta + 1 Therezópolis 500ml R$ 47,90
Santa Teresa MGallery – Térèze
Prato Especial: Ceviche de Banana da Terra com Brotos
Arte em camadas. Sabor de raiz.
Programação Cultural:
Exposição de Arte: Rafa Mon, em cartaz no Bar dos Descasados
Jazz ao Vivo com Roberto Rutigliano
Todas as sextas, das 17h às 20h
Piquenique no Jardim
Mediante agendamento prévio
Valor: R$ 350 + taxas (para duas pessoas)
Queijos e Vinhos no Jardim
Mediante agendamento prévio
Valor: R$ 350 + taxas (para duas pessoas)
– Vá até a Casa Magnífica – Rua Paschoal Carlos Magno e troque sua publicação por uma exclusiva miniatura da cachaça das 14h às 17h
Galeria de bares Therê
Durante o FAUST, quem consumir qualquer estilo ou tamanho da cerveja Therezópolis receberá um copo exclusivo com tirante, ilustrado com uma arte criada exclusivamente para o Festival por Márcio SWK, artista urbano nascido e criado em Santa Teresa. A ilustração é uma homenagem ao bondinho e à identidade visual e afetiva do bairro. O copo traz espaços reservados para selos de participação. A cada bar visitado, o cliente recebe um selo. Após completar os quatro selos diferentes, o participante poderá trocá-los por uma cerveja Therezópolis long neck e um kit de bolachas personalizadas da marca. A troca dos brindes será realizada no Carrinho Therezópolis, localizado no Café do Alto (Largo dos Guimarães), nos dias 16 e 17 de agosto, das 15h às 19h. A ação é válida apenas para maiores de 18 anos e está sujeita à disponibilidade de brindes, limitada ao estoque diário.
Circuito hoteleiro e espaços para eventos
Gerthrudes Bed & Breakfast
Durante o FAUST, a Gerthrudes Bed & Breakfast será palco de uma intervenção artística emocionante e cheia de significado. A artista de rua Di Couto – mulher, mãe e muralista desde 2007 – transforma muros em poesia visual com temas que celebram a maternidade, o feminino e a ancestralidade. A fachada da Gerthrudes ganhará um novo contorno artístico com a sua obra, escolhida pessoalmente pela anfitriã Adriana, que se conectou profundamente com a potência e sensibilidade do trabalho da artista. Rua Bernardino dos Santos, 31- Santa Teresa
Santa Teresa Hotel RJ-MGallery
Exposição do artista RafaMon https://www.instagram.com/
Jazz ao vivo com Roberto Rutigliano – sexta 15/08, das 17h às 20h
Experiência “Piquenique ou Queijos & Vinhos no jardim” – R$ 350 (para duas pessoas, sob agendamento)
Serviço:
Festival de Arte Urbana (FAUST)
Data: 14 a 17 de agosto
Entrada gratuita
Transporte: O evento promove a campanha: “VÁ DE TRANSPORTE PÚBLICO” ou de transporte por aplicativo.
