Santa Teresa recebe mostra cultural gratuita “RIO G20: Diálogos para o planeta”

Exposição - Amazônia Vermelha

Entre os dias 12 e 20 de novembro, Santa Teresa será palco da mostra cultural “Rio G20: Diálogos para o planeta”. Gratuito, o evento acontece no Parque Glória Maria (antigo Parque das Ruínas), e consiste em performances, manifestações artísticas e exposições multimídias, entre elas “Amazônia Vermelha”, que denuncia as queimadas criminosas que devastaram partes significativas da floresta.

A iniciativa é uma parceria da Galeria Saphira & Ventura, de Nova York, com a produtora Iconic Films, do Rio de Janeiro, conta com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. A curadoria artística é de Alcinda Saphira, com as obras multimídias assinadas por Priscila Guedes, direção do cineasta Felipe Brêtas e cinematografia de Rafaê.

A mostra reunirá materiais exclusivos, entre eles uma videoinstalação, filmes artísticos, esculturas, performances cenográficas e uma coletânea fotográfica de fine art. Além disso, parte da verba arrecada com as obras será destinada a comunidades indígenas diretamente impactadas.

– Queremos alcançar diferentes canais de distribuição pelo mundo, por isso a obra é composta de diferentes formatos multimídias. Também atuaremos em diversas frentes, começando pelo G20, onde iremos intervir artisticamente através desta exposição. Para se ter uma ideia do problema, a área devastada na Amazônia nos últimos meses é do tamanho de países como Costa Rica e Croácia – explica a artista Priscila Guedes, ativista e autora do manifesto Amazônia Vermelha.

Atualmente o país vive um de seus piores momentos históricos em relação a queimadas. Entre janeiro e julho deste ano, foram registrados mais de 20 mil focos de calor na Amazônia, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). É o pior recorde negativo desde 2005. Além disso, em relação ao mesmo período de 2023, houve um aumento de 43,2% de incêndios.

O projeto faz parte de um documentário que está sendo produzido sobre as manifestações culturais e ambientais relacionadas ao G20, que está sendo dirigido pelo cineasta Felipe Brêtas, coproduzido por Iconic Films, Saphira & Ventura e Greemi International. O filme irá abordar temas ligados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, e dará destaque para a situação das queimadas.

Mais informações em https://saphiraventura.com/

Serviço – Mostra “Amazônia Vermelha”
Vernissage: 12 de novembro 17hs as 19hs
Exposição Permanente: 13 a 20 de novembro
Horário: Das 17h às 19h
Local: Parque Glória Maria (antigo Parque das Ruínas)
Endereço: Rua Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa
Entrada gratuita

Related posts

Clube do Ser realiza mais uma edição no Rio de Janeiro

Escritas Subversivas – Substantivo Feminino estreia festival que transforma a Praça dos Direitos Humanos em um polo de celebração da literatura produzida por mulheres periféricas

Com presença de Carol Barcellos, embaixadora, Luta Pela Paz celebra 25 anos em festa no Museu de Arte do Rio