São Paulo recebe a pré-estreia de filme sobre a literatura de Frei Betto

Frei Betto - foto: Luis Monteiro.Mirar Lejos

A produtora brasileira Mirar Lejos apresenta Múltiplos: os percursos literários de Frei Betto, documentário que mergulha na vasta produção do autor, revelando sua força como escritor. Entre memórias, ensaios, literatura infantojuvenil, contos e romances, o filme destaca a riqueza de sua obra e o reconhecimento da crítica, que consagra Frei Betto como uma das vozes mais relevantes da literatura brasileira contemporânea. Em São Paulo, a pré-estreia acontece dia 17 de outubro, no Cinemarquise, na Av. Paulista, às 19h, com sessão para convidados. E no dia 7 de novembro, o filme estará disponível nas plataformas digitais com acesso livre.

Múltiplos: os percursos literários de Frei Betto é o segundo documentário da tetralogia que a Mirar Lejos está produzindo em parceria com a Secretaria do Audiovisual/Ministério da Cultura sobre o legado plural do frei dominicano. O filme traz um amplo panorama sobre a obra literária de  Betto: “O filme consegue encarnar esse espírito do Múltiplos. Bem adequado essa questão do polígrafo, da ideia do Múltiplos, para abranger as escritas literárias dele, que vão do ficcional ao epistolográfico, das cartas, terminando com o material didático de OSPB, que é incrível. Um documentário de envergadura internacional pelas pessoas que vocês conseguiram alcançar, pelo acompanhamento dele em Berlim e mundo afora. Um ponto fora da curva. Maravilhoso e capaz de mostrar o Frei Betto.” Bernardo Buarque de Hollanda, professor da Escola de Ciências Sociais da FGV CPDOC.

O projeto dos quatro documentários temáticos tem direção de Evanize Sydow e Américo Freire, que são biógrafos de Frei Betto. O primeiro, lançado em abril de 2024, A Cabeça Pensa Onde os Pés Pisam, trata da trajetória do frade como educador popular e foi destaque em festivais como o Festival Internacional Del Nuevo Cine Latinoamericano e na Mostra de Cinema de Ouro Preto. O filme é uma aula de história, mas sobretudo de esperança. E transmitida com imagens tão vivas, tão fortes, tão marcantes na vida brasileira, desse personagem tão singular e tão influente, no ontem, no hoje e no amanhã, que é o Frei Betto.” Flávio Dino, ministro do STF

Frei Betto

Escritor, teólogo e ativista brasileiro, Frei Betto desempenha papel significativo na política e na sociedade do país. Na sua trajetória, muitas vezes desafiadora das estruturas de poder opressivas, como foi na ditadura militar brasileira, entre 1964 e 1985, são marcantes a conexão com comunidades populares e movimentos sociais, além da interlocução entre a Igreja Católica e o Estado.

Mirar Lejos

Produtora brasileira que atua nos campos da cultura, direitos humanos e comunicação. A Mirar Lejos conta com uma equipe de profissionais experientes em projetos relacionados ao patrimônio cultural, preservação da memória, e defesa dos direitos humanos, com conhecimento e experiência no desenvolvimento de conteúdos audiovisuais, digitais, artísticos e culturais. Reúne uma ampla rede de colaboradores, incluindo pesquisadores, jornalistas, produtores, roteiristas, editores e diretores.

Múltiplos: os percursos literários de Frei Betto estará disponível nas plataformas digitais da Mirar Lejos, com acesso livre, a partir de 7 de novembro.

https://www.youtube.com/@MirarLejosFilmes   

https://www.instagram.com/freibettoproject/

https://www.facebook.com/profile.php?id=61559635060079

Related posts

Rio Web Fest anuncia a seleção oficial 2025, que celebra a força do audiovisual independente com mais de 300 produções de 40 países; confira

Dia das crianças: Parque oficial da Globo tem entrada gratuita e maratona de filmes infantis até 15 de outubro

#SalveRosa, com Klara Castanho e Karine Teles, é destaque no Festival do Rio