Quase três entre 10 moradores de Copacabana (29%) têm mais de 60 anos e 18% da sua população passam dos 70, muitos alcançando 80, 90 ou mais de 100 anos. Não é à toa que o bairro foi escolhido mais uma vez para receber o ‘Saúde Sem Idade’, agora marcando a abertura da Semana Nacional da Pessoa Idosa, em alusão ao dia nacional e internacional, celebrado em 1º de outubro. Com o tema “Feliz Idade: o melhor da vida é agora!”, a terceira edição do evento vai acontecer no próximo domingo (28/9), das 9 às 13 horas, no Quiosque Mar de Copa, na Praia de Copacabana.
Realizado pelos portais Vida e Ação e Comida na Mesa, o projeto ‘Saúde sem Idade’ reúne especialistas, instituições e marcas parceiras em uma manhã dedicada ao bem-estar, à inclusão e à longevidade ativa e saudável. Segundo as organizadoras Rosayne Macedo (Vida e Ação) e Mônica Ulisses (Comida na Mesa), o objetivo é valorizar a pessoa idosa e combater o etarismo, com atividades que promovem autocuidado, informação e acolhimento.
A programação inclui rodas de conversa com especialistas, serviços de saúde e bem-estar, ‘oficina da dor’, práticas integrativas, atividades físicas, escuta ativa e orientação jurídica, além de sorteio e distribuição de brindes aos participantes. A expectativa é reunir de 80 a 100 participantes. As inscrições são gratuitas e limitadas pelo Sympla – https://tinyurl.com/saude-sem-idade-3.
Parceria com a Universidade Veiga de Almeida
Nesta edição o projeto Saúde sem Idade recebe apoio técnico e científico da Universidade Veiga de Almeida (UVA), por meio dos seus projetos de extensão nos campi de Botafogo, Tijuca e Barra. Professores e estudantes dos cursos de Medicina, Odontologia. Enfermagem, Educação Física e Direito levarão diversos serviços gratuitos aos participantes do evento.
Entre as atividades oferecidas pela UVA estão medição de pressão arterial, testes de glicemia, prevenção a quedas e engasgos em idosos, cuidados com a saúde bucal, atividades físicas e orientação jurídica voltada para os direitos da pessoa idosa. A médica de família Márcia Ney e a cirurgiã-dentista Maíra do Prado – coordenadoras, respectivamente, dos cursos de Medicina e de Odontologia da UVA – também vão participar das rodas de conversa do evento.
Yoga do Riso, Oficina da Dor, hipnose coletiva, meditação
Outra novidade desta edição será a demonstração de Yoga do Riso, oferecida por Maurício Salém, idealizador do Portal Yoga Educação e criador dos métodos Yoga Educativa e Mindfulness Educacional. Augusto Zimbres, instrutor da Brahma Kumaris, abrirá a programação com uma meditação coletiva inspiradora e mais uma vez a terapeuta integrativa Nalva Farias oferecerá sessões de auriculoterapia e reflexologia.
Especialistas do Portal Vida e Ação voltam a marcar presença no evento. Marcando o encerramento da campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio, a psicóloga e hipnóloga clínica Miriam Pontes de Farias falará sobre felicidade e propósito na maturidade nas rodas de conversa, além de realizar mais uma demonstração de hipnose coletiva, dessa vez com foco na prosperidade.
Já o professor de Fisioterapia Jonas Obadia, CEO do Physiopraxis Institute, levará sua equipe para a ‘Oficina da Dor’. Sucesso desde a primeira edição do Saúde Sem Idade, a atividade trará uma experiência prática com as principais condutas da fisioterapia e terapia manual, envolvendo desde avaliação clínica e terapias manuais avançadas, como quiropraxia, stretching, técnica de Jones, do Gancho e Mulligan.
A convite do site Comida na Mesa, a nutricionista Ana Carolina Rego (do perfil @AlemdoComer), explicará como a comida vai além da nutrição, conectando pessoas e fortalecendo vínculos afetivos, transformando cada refeição em cuidado e bem-estar.
Saúde Sem Idade – rede de apoio
O Saúde sem Idade 3 conta com apoio institucional da OAB-RJ – Comissão Especial de Atendimento à Pessoa Idosa (Ceapi); da centenária ABI – Associação Brasileira de Imprensa e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro (SJPMRJ), que faz 90 anos e acaba de criar as diretorias de Saúde e Aposentados.
Pela terceira vez consecutiva, o Laboratório da Pele – indústria de dermocosméticos carioca que valoriza a beleza da pele madura – e a Brahma Kumaris Brasil – organização internacional que opera em mais de 110 países para promover paz, amor e sabedoria – apoiam o evento. Saúde Sem Idade 3 conta ainda com a parceria da Iniciativa FIS, que organiza o FSWK25, principal evento de inovação, empreendedorismo e tendências de saúde da América Latina, nos dias 5 a 7 de novembro na ExpoRio.
Saiba mais sobre o projeto Saúde sem Idade
‘Saúde sem Idade – Inspiração para uma vida longa e plena’ foi lançado em fevereiro deste ano, reunindo cerca de 100 pessoas, também no Mar de Copa, terminando com marchinhas de Carnaval. A segunda edição do projeto, que marcou a adesão ao Junho Violeta, mês de conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa, lançou a campanha #ORespeitoNãoEnvelhece. A iniciativa envolve ações permanentes nas redes sociais para combater o etarismo e outras formas de violações aos direitos dessa população.
A terceira edição, que abre a Semana Nacional da Pessoa Idosa, consolida o pioneirismo de Saúde Sem Idade na promoção do conceito de longevidade ativa e saudável no Rio de Janeiro. Durante o evento, também serão distribuídos folhetos orientando sobre os direitos da pessoa idosa e como denunciar violações e outras formas de violência.
A jornalista Rosayne Macedo, editora-chefe do Portal Vida e Ação, que criou e organiza o Saúde Sem Idade, diz que o projeto foi pensado especialmente para o público 50+, mas tem uma proposta intergeracional e por isso é aberto a pessoas de todas as idades, da infância à maturidade quer derrubar o preconceito e valorizar a chamada ‘sociedade prateada’.
“Queremos promover a integração entre as gerações e ajudar a combater o etarismo, a solidão e o isolamento a que muitas pessoas idosas ficam expostas, impactando muitas vezes na sua saúde e bem-estar. Mas também ousamos incentivar toda a sociedade a adotar hábitos saudáveis o mais precocemente possível, para que possam alcançar a melhor idade de forma plena e ativa. Afinal, o jovem adulto de hoje será o idoso de amanhã”, afirma.
A iniciativa quer proporcionar momentos de aprendizado, troca de experiências e atividades voltadas à saúde, bem-estar e qualidade de vida. A jornalista Mônica Ulisses, editora do Comida na Mesa, completa: “Nesta edição, além de valorizar a longevidade, queremos mostrar que é possível ser feliz em todas as idades. Reforçar a importância do autocuidado, hábitos saudáveis, alimentação equilibrada e cuidados com a saúde física e emociona”.
Por que Copacabana é palco do Saúde sem Idade?
Segundo as organizadoras, a escolha de Copacabana como palco das ações offline do projeto Saúde sem Idade é devido à grande concentração de pessoas 60+. Dados do IBGE indicam que 14% dos idosos da cidade do Rio de Janeiro vivem em Copacabana. O estado já é o segundo estado com maior concentração de idosos do país: 18,8%, contra 20,2% do Rio Grande do Sul. Por aqui, são quase 106 idosos para cada 100 crianças de 0 a 14 anos.
O Brasil já está oficialmente entre as nações envelhecidas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A estimativa do IBGE é que até o final de 2025 a população brasileira com mais de 60 anos chegue a 35 milhões, representando 16,6% do total de habitantes. O IBGE projeta que 37,8% da população brasileira terão mais de 50 anos em 2070.
De acordo com a organização, além de moradores 60+ de Copacabana, seus familiares e cuidadores e também de turistas que visitam o bairro mais famoso do Rio, o Saúde Sem Idade recebe pessoas de todas as idades que moram em diferentes regiões da capital e do estado e querem envelhecer com consciência, responsabilidade e autocuidado.
Saiba mais aqui https://vidaeacao.com.br/topicos/saude-sem-idade/ .
Atividades gratuitas
A programação do Saúde Sem Idade 3 inclui:
- Rodas de conversa sobre saúde, bem-estar e autocuidado com a médica de família Márcia Ney (UVA Botafogo), a cirurgiã-dentista Maíra do Prado (UVA Barra da Tijuca), a psicóloga Miriam Pontes de Farias e a nutricionista Ana Carolina Rego (Além do Comer);
- Oficina da Dor com terapias manuais avançadas e técnicas de fisioterapia como quiropraxia, stretching, técnica de Jones, do Gancho e Mulligan (Physiopraxis Institute);
- Serviços de saúde e autocuidado – com professores e estudantes de Medicina da UVA Botafogo, Enfermagem da UVA Tijuca e Odontologia da UVA Barra da Tijuca;
- Práticas integrativas como Yoga do Riso (com Mauricio Salem), reflexologia e auriculoterapia (com Nalva Farias), meditação (com Augusto Zimbres) e hipnose coletiva (Miriam Pontes de Farias)
- Atividades físicas, recreativas e integração social com professores e estudantes de Educação Física da UVA Barra da Tijuca;
- Campanha #ORespeitoNãoEnvelhece, com distribuição de folhetos sobre direitos da pessoa idosa e combate ao etarismo;
- Distribuição de brindes e sorteios, com apoio de parceiros como Laboratório da Pele, Iniciativa FIS, UVA, ABI, Sindicato e outros .
Serviço
📍 Local: Mar de Copa – Av Atlântica s/nº – quiosques 21 e 22 – em frente à Rua Figueiredo Magalhães – Praia de Copacabana, Rio de Janeiro
📅 Data: Domingo, 28 de setembro de 2025
⏰ Horário: 9h30 às 12h30
💻 Inscrições: Gratuitas pela plataforma Sympla (vagas limitadas)*
👥 Público: Preferencialmente pessoas 50+, mas aberto a todas as idades
*O consumo no quiosque é por comanda individual e não é obrigatório aos participantes
Mais informações:
👉 Instagram @saudesemidaderj | Portal Vida e Ação | Comida na Mesa